Arquitetura Alemã em Blumenau

Existem dois pontos interessantes que o turista vai reconhecer ao visitar a cidade de Blumenau: muita gente falando alemão e uma cidade que parece muito com a Alemanha. A cidade cresceu junto com os alemãs que fugiram da grande depressão de seus país de origem pós primeira guerra e fizeram aqui um pequeno reduto de seu país.

 

Há diversas casas que são iguais a fotos de postais e muita coisa bacana. As casas são em telhados de madeira como as típicas alemãs e as igrejas com lindos vitrais.

Casa Husadel

Dos diversos pontos que o turista deve conhecer não deixe de visitar a Casa Husadel. Esta tem fachada ao melhor estilo arquitetônico suíço. Sua frente traz varanda e detalhes em madeira que datam do começo do século XX. Fica na rua XV de novembro, a mesma que realiza o Oktoberfest.

Castelinho Típico

Na rua VX de novembro encontramos ainda o Castelinho Típico, uma réplica que lembra bastante os castelos dos tempos imperiais alemães como os presentes na região de Michelstad. O local é aberto a visitação e pode fotografar a vontade.

Prefeitura Municipal de Blumenau

Até a prefeitura de Blumenau lembra um pouco a Alemanha. A Prefeitura Municipal de Blumenau traz em sua fachada traços inspirados na arquitetura colonial alemã. Um mimo ainda para o turista é que em seu jardim irá encontrar a primeira locomotiva da cidade, apelidada de Macuca. O local fica na Praça Victor Konder.

Prédio da Celesc

Apesar de hoje abrigar a Celesc, a edificação do órgão foi por muitos anos o local de apresentações da sociedade de teatro Frohsinn, um dos espaços de maior relevância da cultura de Blumenau. Este espaço fica bem pertinho da prefeitura, na praça Victor Konder.

Casa Schrader

Construída no ano de 1902, a Casa Schrader é um dos pontos mais antigos de Blumenau. O espaço histórico abriga diversos pontos comerciais mas, mesmo sendo um ambiente moderno internamente, sua fachada original foi restaurada para preservar a história da cidade catarinense. O espaço fica na Rua Alvin Schrader, de número 1.

Antiga Distribuidora Catarinense de Tecidos / Casarão dos Cristais

Construídos por volta do começo do século XX, o conjunto de prédios que abriga a antiga casa de distribuição de tecidos e o Casarão dos Cristais tem uma linda fachada. Foi moradia por muitos anos de famílias tradicionais e hoje serve a pontos comerciais atualmente. O endereço é na Rua XV de Novembro, de número 25.

Prefeitura Antiga

O prédio que foi sede por muitos anos da prefeitura é um dos espaços belos para visitar na rua VX de Novembro. A construção do local data de nada menos que o ano de 1985 e sua fachada foi totalmente restaurada e preservada para visitação e apreciadores da boa e bela arquitetura alemã.

Casa Flamingo

Para complementar o visual dos diversos espaços arquitetônicos que merecem apreciação em Blumenau temos a Casa Flamingo, um lindo local em sua área tanto externa como interna que já foi sede de diversos pontos comerciais como casa de pães e casa de bolos.

Casa Veterle

Este espaço é um dos mais antigos da rua VX de Novembro, em Blumenau. A Casa Veterle tem sua construção datada do começo do século XX e serviu como sede para diversos estabelecimentos comerciais, sendo hoje um espaço para visitação para turistas que o fotografam de diversas partes do Brasil.

Restaurante Frohsinn

Com construção datada do ano de 1968, o Restaurante Frohsinn é um lindo local para se conhecer. Ele fica na Rua Gertrud Sierich, bem no alto do Morro do Aipim e oferece ao visitante uma linda vista panorâmica da cidade de Blumenau.

Antigo Restaurante Cavalinho Branco

O que já foi um belo restaurante hoje é uma maternidade, mas a fachada se mantém intocada, apenas em manutenção constante para manter o artigo da construção que data de 1923. O local foi moradia da família Hering e doado por Johanne Hering é hoje uma maternidade evangélica.

Prédio do Banco B.C.N. / 1° Correio de Blumenau

Diversos edifícios em Blumenau foram preservados em suas fachadas antigas mesmo que deem local para um estabelecimento comercial moderno. Um bom exemplo é o Prédio do Banco BCN, que dá espaço para a primeira agência dos Correios de Blumenau. Esta fica na Alameda Rio Branco, 40.

Prédio Antigo Cine Busch /Garden Convention Center

Diversos espaços de Blumenau contam um pouco de sua história. Um bom exemplo é o antigo Cine Bush, um dos primeiros teatros do Brasil que hoje faz parte do Grande Hotel Blumenau mas ainda realiza eventos. Fica na Alameda Rio Branco, de número 63.

Prédio do Grande Hotel Blumenau

O Grande Hotel Blumenau é um dos espaços que merece uma boa observação. É um dos locais mais altos da cidade, contando com 14 andares e um dos mais antigos. Sua inauguração é de 1962 mas o prédio existe há mais de 100 anos.

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.