7 Atrações Imperdíveis em Bombinhas

Bombinhas é o menor município do litoral de Santa Catarina. Localizada na ponta de uma península, a costa dessa cidade apresenta um desenho interessante, semelhante a um rabo de baleia. Sem dúvida nenhuma é um dos mais belos destinos do Brasil.

Vale muito a pena visitar a região. Cheia de belezas naturais, a cidade possui praias majestosas, algumas ainda desertas. Possui também Ilhas que apresentam a grande diversidade da fauna e flora nativas. É considerada a Capital do Mergulho Ecológico e com suas águas transparentes e tranquilas, constitui ponto perfeito para apreciação subaquática.

Diversos são os atrativos desta cidade do Litoral Catarinense. Aqui estão 7 que você deve incluir em sua lista de visitas.

 

1 – Praia de Bombinhas

Esta é uma das mais populares praias de Bombinhas. Sua importância vai além do fato de ter o mesmo nome do município. Neste ponto está o principal centro comercial da região. A praia se mostra com toda sua beleza natural, em uma extensão de areia composta de pequeninos cristais de quartzos. Estes produzem pequenos estalidos, semelhantes a bombinhas e foi justamente esse fato originou o nome da praia. Tal composição confere à faixa de areia um tom espetacularmente branco, fazendo contraste com o azul exuberante das águas.

O mar da Praia de Bombinhas é calmo e transparente, com águas limpas e pequenas ondas. Perfeitamente balneável, constitui a alegria dos banhistas e mergulhadores. É praia ideal, inclusive para crianças, devido à tranquilidade do mar e brancura da areia.

Na Praia de Bombinhas você pode encontrar as melhores escolas e operadoras de mergulho autônomo – aquele que possibilita a submersão total na água utilizando equipamento completo. Há saídas diárias para mergulho nos Costões da Península e na Ilha do Arvoredo.

Um evento tradicional que constitui grande atrativo nesta praia é a Corrida de Canoas-de-um-Pau-Só, que ocorre anualmente por ocasião do aniversário do Município. O acontecimento atrai pescadores de todo o Estado Catarinense e diverte os espectadores.

Foto de uma criança brincando na areia e ao fundo um mar clarinho da Praia de Bombinhas - Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto de uma criança brincando na areia e ao fundo um mar clarinho da Praia de Bombinhas – Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

2 – Praia de Bombas

A Praia de Bombas possui areia muito clara e limpa com um total de 2 quilômetros de extensão. Seu nome ‘Bombas’ foi dado pelos açorianos que descobriram a região. Eles ouviam de longe o estrondoso das ondas, semelhante a estouros de bombas. A orla é bastante movimentada e oferece boa infraestrutura turística. É cercada de casas de veraneio, espaço para camping, pousadas, hotéis e restaurantes. Além disso, está próxima ao comércio.

A praia reúne famílias locais, turistas nacionais e estrangeiros. Suas águas são ótimas para a prática do surf e também servem à pesca de arremesso. O mar é agitado, mas, apesar da pratica do surf, nem sempre apresenta ondas fortes constantes, como o nome da praia supõe. Somente em períodos esporádicos e nas ocasiões de maré alta o mar fica impróprio para banhos. As águas são limpas, transparentes e convidativas. A praia conta com salva-vidas e boa infraestrutura turística.

Foto da Praia de Bombas em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da Praia de Bombas em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

3 – Praia Canto Grande

A praia Canto Grande possui águas tranquilas. É o recanto praieiro de águas mais mansas da cidade. Seu mar é tranquilo e forma poucas ondas. A praia tem pequena extensão de areia e fica lotada na alta temporada. Apesar disto é ótima para curtir com a família e amigos.

Na praia Canto Grande, mais para o final e próximo às imensas pedras, fica a entrada para a trilha do Morro do Macaco. Um passeio belíssimo junto à natureza.

Para fazer uma refeição à beira-mar, existem restaurantes muito bons. Alguns espalham mesas e cadeiras na areia para que o visitante possa se deliciar com os pratos oferecidos e saborear um bom chopp (para quem gostar), apreciando a praia, o mar e ao final da tarde o por do Sol.

E por falar em por do Sol, Canto Grande oferece um espetáculo à parte neste quesito. Devido à sua localização no trecho oeste de Bombinhas, oferece uma das visões mais lindas que se tem do anoitecer. O astro-rei vem baixando e espalhando tons de amarelo e laranja que cai sobre o mar, ilumina a areia, a água e os barcos pesqueiros proporcionando um verdadeiro show de cores. Prepare a câmera, o celular e perpetue este momento da natureza. Tem gente que vai para Canto Grande exclusivamente para ver este espetáculo.

Foto da orla e barquinhos de pescadores na Praia de Canto Grande em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da orla e barquinhos de pescadores na Praia de Canto Grande em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

4 – Morro do Macaco

Este Morro é um lugar que deve fazer parte de seu roteiro em Bombinhas. Do alto, a 250 metros de altitude, é possível a visualização de um cenário lindíssimo. Uma visão 360 graus de toda a península e também das ilhas que fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Para chegar ao alto do Morro dos Macacos é preciso percorrer uma trilha ecológica de dificuldade moderada, que tem início na Praia do Canto Grande. A caminhada dura em torno de 1 hora, por isto é bom vir preparado. Traga água e lanche e não deixe de fazer pequenas pausas para descanso e reposição de energia. Não se esqueça do boné, protetor solar e calçados confortáveis.

Vindo sem pressa e preparado, o passeio fica ainda mais divertido. Além disso, você nem se lembrará do cansaço ao chegar ao cume e usufruir da belíssima e impressionante visão. Apesar do nível de dificuldade moderada da trilha, pessoas de todas as faixas etárias sobem o morro em empolgante animação.

A trilha é bem concorrida. São vários grupos indo e vindo. Se você prefere curtir mais sossegadamente a natureza, escolha um horário de menor movimento. Geralmente a partir de 16 horas há mais pessoas, pois grupos se reúnem para apreciar o por do sol. Subindo bem cedo você pode ficar à vontade para curtir a paisagem e tirar as melhores fotos sem concorrência.

Outra dica é ler com atenção a placa informativa logo na entrada da trilha. Nela você verá descritas todas as informações que você precisa para saber se está preparado para a subida. São informações básicas sobre o que levar, o tempo aproximado para chegar, a altitude, dificuldades possíveis, orientação sobre como se comportar em relação à fauna e aviso sobre a conservação do ambiente.

Foto do Mirante Morro do Macaco em Bombinhas SC – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto do Mirante Morro do Macaco em Bombinhas SC – Foto Marcelo Fernandes

 

5 – Praia Quatro Ilhas

Uma praia realmente imperdível. Considerada uma das mais belas de Bombinhas. Cheia de belezas naturais, rodeada por morros. Possui um mar de águas muito límpidas. A praia é muito badalada na alta temporada e suas águas servem de base para o surf.

Na orla, diversos restaurantes e bares para todos os gostos. Desta praia podem ser avistadas 4 ilhas: Galés, Macuco, Arvoredo e Deserta. Estas ilhas compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Da praia sai a trilha 4 Ilhas. É um trajeto que percorre a costa e fica entre as praias de Quatro Ilhas e Mariscal. A trilha leva à Praia Caeté, ainda pouco conhecida, porém belíssima e bem reservada. Ótimo para quem quer privacidade e muita natureza.

Orla da praia de quatro ilhas em Bombinhas – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla da praia de quatro ilhas em Bombinhas – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

6 – Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Para mergulhadores experientes ou para quem começar a prática, uma visita a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é imperdível em Bombinhas.

A reserva, criada em 1990, conta com 17.600 ha e é formada pelas Ilhas Deserta, Galé e Arvoredo e pelo Calhau de São Pedro, que abrigam não apenas uma fauna e flora exuberantes, como também sítios arqueológicos, com sepulturas, vestígios e inscrições rupestres de antigos habitantes locais. Devido a todo este patrimônio histórico e natural, a reserva é fechada para visitas, sendo o IBAMA o órgão que controla os passeios na região.

Mas, calma. As belezas marinhas podem ser conferidas nas proximidades da Ilha de Arvoredo, a única parte onde é permitido mergulhar e ainda com número limitado diário: 20 pessoas.

Para os mergulhadores é uma área sensacional, com ótima visibilidade: 25 metros de profundidade para observar lulas, moreias, cardumes de sardinhas, garoupas, tartarugas, arraias e muitas outras espécies.

O passeio monitorado dura cerca de duas horas e em dias com muito vento, ou mar agitado, não há atividade.

Foto de um Mergulho com tartaruga na Ilha do Arvoredo em Bombinhas – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto de um Mergulho com tartaruga na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

 

7 – Mirante Eco 360 Graus

Para quem quer ter uma visão deslumbrante de Bombinhas, mas não quer encarar a subida ao Morro do Macaco, o Mirante Eco 360° é a opção.

O acesso é de carro via Praia da Conceição seguindo em direção à Praia da Tainha – atenção nos dias de chuva, a pista pode ser escorregadia.

Na base do mirante visite o Museu, que conta com informações sobre a flora e fauna locais. No local também há atividades de arvorismo e tirolesa para os pequenos. Após se divertir um pouco, subida de 15 minutinhos e pronto, já está no ponto mais alto de Bombinhas, a 218 metros, no mirante de onde se pode ter uma vista panorâmica – por isto o nome de Mirante Eco 360°.

De lá se pode observar a Enseada de Zimbros, as praias de Canto Grande e Mariscal, o Morro do Macaco e, em dias de céu claro, chega-se a ver o norte da ilha de Florianópolis.

Ainda há emoções: descer. Para isto há duas opções: a própria trilha, ou uma tirolesa que une o ponto mais alto a um morro mais baixo, passando por um vale com uma vista sensacional do mar. Só escolher.

Foto Mirante Eco 360 em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

Foto Mirante Eco 360 em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

 

Bônus: Costeira de Zimbros

A Costeira de Zimbros é área de interesse ecológico importante em Bombinhas. Possui diversificados exemplos da fauna e flora nativa da Mata Atlântica e paisagens sensacionais.

Através das trilhas, que são de nível de dificuldade moderado, pode-se chegar a várias praias desertas e intocadas pela urbanização, como a Praia Vermelha, do Cardoso e a Praia Triste.

O local conhecido como Costeira de Zimbros está situado à direita da Praia de Zimbro, por isto o nome. Durante as caminhada pode-se usufruir da beleza natural da praia, aproveitar a areia limpa e banhar-se na cachoeira Triste. Oitava maravilha de Bombinhas!

Foto da Costeira de Zimbros em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

Foto da Costeira de Zimbros em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

 

Gostou das dicas? Então não esquece de colocar Bombinhas em suas próximas viagens!

 

Compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esse lugar paradisíaco!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 06 de outubro de 2015

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.