Florianópolis com crianças: as melhores dicas

Viajar com crianças merece um cuidado especial. Exige também uma certa organização para tornar a viagem um passeio interessante e prazeroso para os pequeninos. Por isso, uma dica bem legal é procurar saber de antemão tudo o que o local escolhido pode proporcionar.

Está com viagem marcada para Florianópolis e não sabe ainda o que fazer? Veja com detalhes tudo o que a cidade oferece para turistas em família e com criança.

Praias para curtir com crianças em Florianópolis

Imagens praias para curtir com as crianças em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagens praias para curtir com as crianças em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Matadeiro

A Praia do Matadeiro fica um pouco escondida, pois um morro a oculta da visão de quem passa pela estrada, mas vale a pena fazer uma parada por aqui. O acesso é através de uma trilha que dá para atravessar sem problemas com as crianças. Não há dificuldades, inclusive, para carregar toda aquela bagagem característica de quem vai à praia com os pequenos.

Matadeiro é uma boa praia para curtir a natureza e deixar os baixinhos mais à vontade, pois não é uma orla tumultuada. Um reduto de sossego onde se pode brincar na areia, na beira-mar, ou apenas estar em paz.

Para quem gosta de praticar esportes em família, vai adorar conhecer a Praia do Matadeiro. A faixa de areia é larga é permite caminhadas, vôlei, futebol, entre outras brincadeiras. Muitos surfistas frequentam a praia, mas o mar, na parte rasa, é tranquilo para as crianças brincarem.

Há alguns poucos bares próximos que servem petiscos e refrescos. Para permanecer por mais tempo é bom levar lanche mais reforçado.

Também dá para aproveitar o passeio e conhecer a Praia de Armação, sendo separada do Matadeiro apenas por um córrego.

> Fotos da Praia do Matadeiro

 

Praia da Daniela

Esta é uma ótima pedida. Praia calma e quase sem ondas. Possui uma grande faixa de areia, ótima para brincadeiras. É um lugar excelente para nossos pequeninos visitantes. Uma boa dica é levar água e lanche, pois não há uma boa infraestrutura turística de bares e quiosques.

A Praia da Daniela fica situada a 26 quilômetros do centro e da rodoviária. Aqui o mar tem temperatura agradável fazendo com que o banho seja possível o ano inteiro. Durante o verão na alta temporada há monitoramento de salva-vidas e movimento constante de turistas e moradores.

> Fotos da Praia de Daniela

 

Praia Jurerê Internacional e Tradicional

A Praia Jurerê se divide entre dois bairros. O Bairro Jurerê Internacional e o dito Tradicional. No entanto, não há separação física entre as praias, essa é apenas convencional. Jurerê Internacional é uma das mais charmosas e badaladas de Florianópolis, talvez até do Brasil. Localizada em local nobre, é frequentada por celebridades e muita gente jovem que gosta de baladação. É muitas vezes citada como a Miami Brasileira. Vale a pena dar um rolê por lá e conhecer de perto. As águas do mar em Jurerê Internacional são tranquilas e deliciosas para banho. Devido aos vários beach clubs na areia, há ótima infraestrutura turística, mas o local não é muito frequentado pelos baixinhos.

A Jurerê que mais nos interessa é a Tradicional. Aqui o mar é bastante tranquilo e as águas são mornas no verão. Pronta para receber crianças e idosos, esta praia permite caminhadas e esportes. A areia é fina em um tom amarelo claro. A pequena Jurerê também oferece bons serviços. Conta com restaurantes e bares sempre abertos tanto no verão quanto na baixa temporada. Para quem prefere oferecer uma comidinha mais caseira às crianças, há supermercados de porte mediano onde você pode comprar o que deseja cozinhar. Para chegar à praia é preciso percorrer 23 quilômetros desde o centro de Florianópolis.

> Fotos da Praia de Jurerê

 

Você está lendo o artigo como curtir Florianópolis com crianças. Se você está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esses lugar mágico!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Praia do Forte

É tudo que se procura quando se deseja tranquilidade. A Praia do Forte tem paisagens perfeitas, sendo um verdadeiro recanto para se divertir em família. O bom dessa praia é justamente esta possibilidade de poder passar com amigos e familiares cercado pela natureza.

As águas são mornas e calmas. O lugar conta com restaurantes que fornecem frutos-do-mar e outros pratos deliciosos e, neste caso, você não precisará se preocupar em levar tantas coisas. Pode-se visitar também o Forte de São José da Ponta Grossa que fica no local. A Praia do Forte está situada a 35 quilômetros do centro de Florianópolis e há ótimos locais para comer e relaxar.

> Fotos da Praia do Forte

 

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha fica situada no extremo norte da Ilha de Santa Catarina. É também uma ótima opção para quem viaja com crianças. O mar é calmo e a faixa de areia é grande e bem adequada para caminhadas. Um ponto relevante é o fato de ser sossegada, própria para quem gosta ou precisa de mais tranquilidade.

Trata-se de uma pequena enseada entre costões, com parte de mar e parte de água doce. Ela tem origem em vários riachos que ao chegarem na foz se misturam com as águas do mar formando a Lagoinha. A região abriga poucas residências e poucos hotéis. É um local que não possui muitos serviços, mas oferece restaurantes, bares e lanchonetes. Além disso, fica próximo a áreas com boa infraestrutura turística facilitando seu acesso caso precise de algo em particular.

> Fotos da Praia da Lagoinha

 

Praia Ponta das Canas

Estando na Lagoinha você pode esticar até a Praia Ponta das Canas. Esta também é uma praia calma e de mar manso. As águas são claras e a areia é fina, características ideais para passeio com a família.

A região é considerada própria para recreação e férias. Fica afastada do movimento das grandes rodovias, mas conta com boa infraestrutura. Ponta das Canas é considerada ponto turístico internacional. A praia fica situada a uma distância de 34 quilômetros do Centro de Florianópolis, em um distrito denominado Cachoeira do Bom Jesus.

> Fotos da Praia de Ponta das Canas

 

A Praia Cachoeira do Bom Jesus

A próxima praia de nosso roteiro para crianças é a Praia Cachoeira de Bom Jesus, localizada no distrito que lhe empresta o nome. É um destino escolhido por muitos dos moradores de Florianópolis. Oferece também boa rede de serviços turísticos.

Conforto e praticidade são garantidos pela infraestrutura montada. Portanto, você não terá dificuldades com alimentação, comércio e hospedagem se for o caso. A paisagem é compensadora com um belíssimo cenário natural. As águas são tranquilas e areia serve para brincar, realizar caminhadas e praticar esportes.

> Fotos da Praia de Cachoeira de Bom Jesus

 

Projeto Tamar

Quem gosta de mar, animais e vai a Florianópolis com crianças não pode deixar de conhecer o Projeto Tamar. Para reduzir a pesca predatória que afetavam as tartarugas marinhas, foi instalado o Projeto na região. Ele contempla 9 Estados brasileiros e possui 19 bases de pesquisa. Em Florianópolis sua base fica na praia Barra da Lagoa, a 25 quilômetros do centro.

Foi criado nesta base um Centro de Visitantes, que conscientiza e alerta para o cuidado que se deve ter com o ambiente. Possui sala de vídeo, espaço para exposições, lojinha com produtos Tamar, espaço infantil e 5 tanques de observação com diversas espécies de tartarugas. As crianças amam a visita.

O espaço reservado para recreação oferece mesas com lápis coloridos, giz cera, recortes para colorir e desenhos do fundo do mar para pintura. As visitas podem ser acompanhadas por guias para tirar as dúvidas e sanar as curiosidades. Muito interessante é ver de perto a alimentação das tartarugas que ocorre por volta de 15h30min. O funcionário que as alimenta sempre tem uma curiosidade interessante para contar sobre elas.

Há ocasiões em que acontece a soltura de tartarugas. Os animais são devolvidos ao mar pelos biólogos. É um evento emocionante que pode ser acompanhado pelos visitantes presentes no local.
Dicas para curtir o máximo do Projeto Tamar:

  • Prefira o horário em que o sol está mais baixo. A partir de 15 horas. Os animais estão mais ativos nestas horas.
  • Em Florianópolis, a partir deste horário acontece a alimentação. Você e seus filhos não podem perder, pois é um momento muito divertido.
  • Informe-se sobre os horários de visitas guiadas. As informações enriquecem ainda mais o passeio.
  • Informe-se se haverá alguma soltura de tartaruga. Caso ocorra, não deixe seus filhos perderem a oportunidade de ver de perto um animal tão lindo voltar ao seu habitat natural. É genial e os pequenos adoram.

 

Passeios de escuna

Você pode levar seus filhos para um passeio pelo mar para conhecer os fortes da região e vivenciar momentos de muita diversão nos Barcos Piratas – embarcações decoradas que fazem os passeios com muita festa a bordo.

O trajeto passa por várias praias e tem paradas como no Forte de Santa Cruz, Baía dos Golfinhos e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Existem roteiros para estes passeios na cidade. Um ponto de partida das embarcações é próximo a Ponte Hercílio Luz.

> Fotos das Fortalezas de Santa Catarina

 

Ilha do Campeche

A Ilha possui praias de águas cristalinas e o passeio constitui diversão para a criançada. Vale a pena visitar os sítios arqueológicos que existem por lá. Neles você encontrará muitas inscrições rupestres.

Para chegar aos sítios é preciso seguir por trilhas e acompanhado por guias. O passeio até a ilha já é uma boa aventura, pois o melhor caminho é pelas águas, tendo como transporte barcos dos pescadores locais ou escunas.

A saída é na Praia de Armação, ao sul de Floripa. No verão há saídas de escunas da Barra da Lagoa. Se quiser curtir um mergulho leve máscara e snorkel, pois há muitos peixinhos coloridos nas prainhas da ilha.

> Fotos da Ilha do Campeche

 

Parque Ecológico do Córrego grande

Este parque é uma ótima área verde dentro de área urbana para variar das praias. Possui muitas e diversificadas espécies de árvores e cursos d’água. Possui também viveiro de mudas que pode ser visitado pelos pequenos para conhecer mais da vegetação local.

O parque ecológico possui 3 trilhas curtas e fáceis de percorrer, onde se pode observar a natureza e a fauna local, como aves, répteis e pequenos mamíferos.

O parque oferece atividades de recreação, lazer e educação ambiental. São desenvolvidos vários projetos e muitas oficinas. As visitas monitoradas são oferecidas para grupos organizados e necessitam de agendamento.

 

Centro Histórico

Para quem gosta de um pouco mais de conhecimento e cultura em suas viagens de família, pode também incluir um passeio ao Centro Histórico de Florianópolis no roteiro.

 

Palácio Cruz e Sousa

Este Palácio também conhecido como Palácio Rosado é o Museu Histórico de Santa Catarina e bem merece uma visita. É uma linda construção colonial. Os cômodos guardam o aspecto do fim do século 19 e início do século XX. Vale a pena conhecer e reviver o estilo da época. Fica localizado na Praça XV de Novembro.

 

Casa da Alfândega e o Mercado Público

A Casa da Alfândega é onde está abrigado o maior mercado de artesanato de Florianópolis. Fica a apenas 4 quadras do Museu Histórico de Santa Catarina. O Mercado Público também próximo é uma interessante atração e local ótimo para almoçar.

> Fotos do Mercado Público

 

Principais shoppings de Florianópolis

Não dá para partir sem conhecer os Shoppings do lugar, que são o encanto da meninada. E, além disso, ninguém vai embora sem umas comprinhas básicas, não é? Abaixo estão os principais shoppings de Florianópolis:

Beiramar Shopping

No centro da cidade – conta com 5 cinemas, muitos restaurantes, lojas e Praça de alimentação.

Iguatemi Shopping

Tem 7 salas de cinema, praça de alimentação, muitas lojas e restaurantes. Fica situado a 5 quilômetros do Centro.

Floripa Shopping

Com 7 salas de cinema Cinemark, possui também espaço de jogos Playland. E tem espaço reservado para as crianças com brinquedos e monitores. Recebe no Inverno a pista de patinação no gelo. Sem falar nas lojas variadas e na praça de alimentação. Localiza-se no sentido Norte da Ilha.

E então? Malas prontas? Vamos lá! Floripa espera por vocês. Confira as melhores imagens da Ilha da Magia.

 

Você conferiu o artigo como curtir Florianópolis com crianças. Se você gostou das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esses lugar encantador!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

 

 

Por LitoraldeSantaCatarina.com | Texto: Thaisy Sluszz | Fotos: Ricardo Junior

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 26 de agosto de 2015

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.