Melhores Lugares para Mergulhar em Bombinhas

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico, mas existem bons motivos para fazer jus ao título. A região abriga um dos painéis subaquáticos mais impressionantes do Brasil. O lugar é o preferido pelos mergulhadores, e tanto os profissionais, quanto os curiosos e os amadores concordam por unanimidade: Bombinhas é o lugar ideal para mergulhar na região sul do país.

Devido à sua localização entre 2 diferentes correntes marinhas, Malvinas e Brasileira, que contribuem com águas frias e quentes, Bombinhas é abrigo para diversificada fauna e flora das duas correntes. Isto contribui para um fundo de mar múltiplo de espécies de corais, peixes, arraias, tartarugas, entre outras.

No mar de Bombinhas a visibilidade é menor que em outros locais de mergulho do Brasil. Chega apenas a 21 metros, enquanto que em Abrolhos é de 30 metros e em Fernando de Noronha 50 metros. Contudo, a diversidade marinha é tão rica que compensa a visibilidade. Sem falar na maior quantidade de navios naufragados existentes, o que torna o mergulho muito mais interessante.

Foto mergulho com tartarugas na ilha do arvoredo – Foto de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra atração é a majestade das praias de Bombinhas com suas águas cristalinas e a infraestrutura muito mais desenvolvida aqui que nos outros locais. Existem pousadas, hotéis, restaurantes, bares, comércio e principalmente escolas e operadoras de mergulho credenciadas por organizações internacionais.  Este fato traz maior conforto e praticidade para os mergulhadores que vem para região.

Por ser uma ponta de península cheia de praias e de costões, por sua posição e localização geográficas, e enquanto Capital do Mergulho, Bombinhas possui diversos pontos de mergulho que são ótimas opções.

Confira alguns pontos estratégicos e onde dá para aproveitar ao máximo esse esporte.

 

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo faz parte do Patrimônio Natural e Arqueológico do litoral do Brasil. É constituída pelas Ilhas: do Arvoredo, Ilhas Galés, Deserta e pelo Calhau de São Pedro. As ilhas Galés e do Arvoredo guardam os melhores pontos de mergulho com profundidade entre 5 e 25 metros.

Criada em 1990, a Reserva é um relevante centro de estudos científicos da flora e fauna marinha. Não se permite a caça, pesca ou introdução de outros animais silvestres ou domésticos para evitar mudanças na constituição do ambiente. Para mergulhar é necessário autorização do Ibama, pois um número limitado de visitantes pode entrar diariamente.

 

Ilha do Arvoredo

Considerada melhor ponto para mergulho, esta ilha possui enorme diversidade. No decorrer do mergulho são avistados muitos peixes, como por exemplo: grandes garoupas, anchovas e badejos. Também são avistadas tartarugas marinhas, arraias, cavalos-marinhos e vários cardumes. Vivem aqui mais de 200 espécies.

A visibilidade para mergulho alcança de 15 a 18 metros no verão. A profundidade atinge de 5 a 20 metros. Para chegar à ilha percorre-se um trajeto de 1h30min de barco. No verão há saídas diárias.

Nas proximidades da Ilha do Arvoredo, os pontos que estão liberados para mergulho são:

  • Baia das Tartarugas
  • Cordilheira do Sul
  • Saco do Vidal
  • Ponta do Farol
  • Saco do Farol
  • Saco do Capim
  • Saco do Batismo
  • Baia do Engenho
  • Parcel do Boi

 

Proximidade da Ilha das Galés

Galés é um popular ponto para a prática. Pode ser realizado aqui todo tipo de mergulho: do batismo ao experiente. Para os iniciantes é um local ideal, pelas águas mais tranquilas.

O naufrágio do cargueiro Lili está nestas águas e encontra-se a mais de 5 metros de profundidade. Neste ponto, o cenário subaquático permite a visão de arraias, lindas tartarugas marinhas e frades.

 

Ilha Deserta

A ilha deserta é a menor da Reserva, fica mais afastada da costa. É uma área recomendada somente para mergulhadores experientes por ser uma região de fortes correntezas. A profundidade alcança 40 metros. O mergulho é um tanto arriscado, mas a beleza e riqueza de espécies compensa o risco.

 

Garganta do Diabo

Este local tem o fundo de pedras e consiste em um buraco enorme do lado de fora da Ilha Deserta. A profundidade média é de 12 metros. As espécies mais comuns de serem vistas na Garganta do Diabo são anjos-rainhas, frades, tricolores, xaréus, enchovas, olhetes e arraias.

 

Calhau de São Pedro

Este ponto é para mergulhadores experientes (nível intermediário/avançado). O trecho permitido para mergulho é o Calhau oeste. O local é desabrigado e possui forte correnteza marítima. O acesso à ilha é um tanto difícil. Este ponto de mergulho possui pouca visibilidade e uma profundidade aproximada de 16 metros. As condições de mergulho não são muito boas.

A boa notícia é que a fauna é rica e diversa, representada por peixes grandes e são avistados grandes cardumes. O mergulho possibilita avistar corais moles que cobrem rochas do fundo.

 

Portinho

Muito procurado por mergulhadores iniciantes e praticantes de snorkeling (atividade de mergulho em águas rasas para lazer e relaxamento), este local abriga uma fauna sensacional. São facilmente observados cavalos marinhos, linguados e muitos peixes de espécies variadas multicoloridos. Os peixinhos já não fogem, pois já se acostumaram à presença dos mergulhadores. Os mergulhadores mais experientes buscam a parte de fora para observar e fotografar robalos e garoupas em seu habitat.

 

Ilha do Macuco

Esta ilha pertence ao Parque Municipal do Morro do Macaco e fica localizada na enseada do Mariscal. Também é uma das componentes da Reserva Florestal da Ilha do Arvoredo e é procurada por muitos mergulhadores amadores e iniciantes da prática.

Também são visitantes frequentes os pescadores e aventureiros. Todos querem usufruir dos benefícios da ilha, por ser uma das mais próximas do continente.

O mais interessante deste trecho e que desperta a atração de muitos, são os diversos naufrágios. Nos arredores da Ilha do Macuco há um sítio onde está a embarcação Orion, com muitas espécies marinhas habitando o naufrágio. Orion naufragou em 1912, quando fazia o trajeto Rio de Janeiro/Buenos Aires e todos os tripulantes e passageiros foram salvos.

As águas são calmas e límpidas, com profundidade que varia de 2 a 11 metros, porém a visibilidade para mergulho não é muito boa.

 

Praia da Sepultura

Uma das praias mais conhecidas de Bombinhas também é ótimo ponto de mergulho. Em um cenário verde e quase 100 metros de extensão, a Praia da Sepultura é bastante procurada pelos iniciantes no mergulho. As águas são cristalinas e calmas, compreendendo um local ideal para treinar e observar a riqueza da fauna e flora marinha.

 

Parcel de Fora

Um dos pontos mais bonitos para se mergulhar próximo de Bombinhas, mas longe da costa. Quase todas as espécies que são encontradas na Reserva do Arvoredo são encontradas em Parcel de Fora. O local é completamente desabrigado, recomendado apenas para mergulhadores experientes. A profundidade é de 20 metros, mas precisa ter ausência de vento e corrente para ser um bom mergulho.

 

Operadoras de Mergulho

Bombinhas, como a Capital do Mergulho Ecológico, abriga muitos serviços de orientação para mergulho e aluguel de equipamentos. Atualmente, o visitante tem à sua disposição monitores de mergulho e orientadores que ministram cursos práticos e rápidos para mergulhos mais simples, e escolas de mergulho para ganhar toda expertise e experiência necessária para mergulhar em regiões mais desabrigadas. Passeie, divirta-se, mas sempre com acompanhamento e equipamentos certos.

 

Você conferiu o artigo Melhores Lugares para Mergulhar em Bombinhas. Se você gostou das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esse lugar lindo!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 06 de outubro de 2015

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.