MINI-GUIA DE VIAGEM DE FLORIANÓPOLIS

UMA BREVE HISTÓRIA

Os índios Carijós foram os primeiros habitantes de Florianópolis, como se pode perceber pelas inúmeras relíquias encontradas nas pedreiras e escavações da cidade. No ano de 1514, os primeiros portugueses chegaram e deram à cidade o nome de Ilha dos Patos. Posteriormente, os espanhóis perceberam a negligência de Portugal em relação àquela região e começaram a fixar-se pelo Atlântico Sul a fim de conquistar o território. Foi assim que em 1526 trocaram o nome do local para Ilha de Santa Catarina.

Por volta de 1673 uma vila começou a se formar com a chegada de uma instituição voltara para a agricultura, liderada pelo bandeirante Francisco Dias Velho. Logo depois, em 1678, foi construída a capela de Nossa Senhora do Desterro e assim a cidade foi tomando aspecto colonial.

Foto Ponte Hercílio Luz em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis no final de tarde – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em 1726, a Coroa Portuguesa elevou a Ilha a categoria de vila a fim de garantir o domínio do lugar. A partir de então, a Vila do Desterro (como era chamada) e seu porto passou a ser um ponto estratégico. Pela importância do local, em 1738 foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e começou a ser construído o mais significativo conjunto de defesa litorânea do sul do país.

Por causa da Capitania, a população foi crescendo gradualmente. Entretanto, o salto aconteceu entre os anos de 1747 e 1756 quando foram enviados 6 mil colonizadores portugueses provenientes da Ilha da Madeira e do Arquipélago de Açores para povoar e tomar conta daquelas terras. A esses povos contribuíram muito para a cultura de Santa Catarina.

Em 1823, durante a Monarquia, Desterro passou a ser a Capital da Província de Santa Catarina, o que deu espaço a muitas oportunidades e um período de crescimento expressivo, com muitas obras urbanas e também com uma forte organização política.

Logo depois que o Brasil se tornou uma República, as elites da região se revoltaram com a centralização do governo e estouraram a Revolta Federalista, que havia começado no Rio Grande do Sul, mas logo se alastrou por Santa Catarina e nomeou Desterro a capital federalista da República. O Marechal Floriano Peixoto, então presidente, desmanchou a rebelião. Por causa desse episódio e por uma sugestão do então governador, Hercílio Luz, em 1894 o nome da capital do Estado foi trocado e de Desterro passou a se chamar Florianópolis, que quer dizer “cidade de Floriano”.

“Floripa”, como é carinhosamente chamada por moradores e turistas, é o paraíso na Terra e não é à toa que se tornou um dos destinos mais procurados no Brasil. Praias, cachoeiras, lagoas, ilhas, dunas e costões de pedra se espalham por 431 quilômetros quadrados e atraem gente de todas as idades vindo dos quatro cantos do mundo. Ah! E não se pode se esquecer de mencionar que desde o ano 2000 ela lidera o ranking de qualidade de vida da ONU entre as grandes metrópoles brasileiras.

 

QUANDO IR

Em Florianópolis as estações do ano bem definidas com características climáticas pertencentes às do clima do litoral sul-brasileiro. Pode ser considerada uma das capitais mais frias do Brasil por conta da influência dos ventos, fazendo com que as temperaturas efetivas sejam menores do que as registradas no inverno.

Por isso, não há sombra de dúvidas que no verão é quando a cidade de Florianópolis recebe a maior quantidade de turistas e está pulsando. Mas, caso o visitante prefira roteiros alternativos, é recomendável se programar para o mês de outubro e aproveitar a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana. E para quem gosta de curtir o frio, no inverno é possível participar da pesca de tainhas.

 

COMO CHEGAR

De avião

Florianópolis possui um Aeroporto Internacional, o Hercílio Luz. Por isso, é possível chegar até a cidade de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Várias companhias aéreas fazem o trajeto.

De ônibus

Por ser uma capital, Florianópolis é muito bem conectada às demais capitais brasileiras, principalmente São Paulo e Curitiba, e também às cidades pequenas próximas a ela.

De carro

Quem parte de São Paulo e Curitiba, pode pegar a BR-101. Já para quem vem de Porto Alegre, não enfrentará boas condições da pista e terá de estar preparado para congestionamentos, que são frequentes.

– Cálculos de distâncias

Aracajú: 2892 km

Belo horizonte: 1301 km

Blumenau: 139 km

Brasília: 1673 km

Campinas: 773 km

Curitiba: 300 km

Itajaí: 100 km

Joinville: 180 km

Paranaguá: 385 km

Porto Alegre: 476 km

Rio de janeiro: 1144 km

São Paulo: 705 km

 

PRAIAS

Florianópolis dispõe de 42 praias bastante distintas entre si. As praias ao Norte da Ilha, como Jurerê, Ingleses, Canasvieiras, Brava e Daniela, são as que oferecem melhor infraestrutura, com muitas hospedagens e restaurantes e, por isso, são as mais movimentadas. As da costa Leste, como Joaquina, Moçambique e Mole, por sua vez, são as mais indicadas para prática do surf e as mais badaladas pelos jovens. Já as do Sul, como Campeche, Armação, Morro das Pedras, Pântano do Sul, também são ideais para o surf, além de muito bonitas. Náufragos e Lagoinha do Leste são perfeitas para quem está a fim de paz e sossego e o acesso a elas pode ser feito por trilha ou barcos.

Açores e Pântano do Sul

Estão localizadas no Sul da Ilha e tratam-se, na verdade, de uma praia só. A parte norte, onde é chamada de Pântano, tem águas mais calmas e diversas opções de restaurantes que servem frutos do mar. Ali também se encontram algumas lojas de souvenires e artesanatos locais.

Já a parte sul, chamada de Açores, é mais sossegada e tem ondas mais fortes. O ponto alto é o cenário paradisíaco.

Praia do Pântano do Sul e Açores em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Pântano do Sul e Açores em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia do pântano do sul

 

Armação

Possui 2,5 quilômetros de extensão e ondas fortes, ideais para o surf. Foi batizada com este nome, pois ali baleias eram caçadas. É possível pegar um barco nessa praia e partir para a Ilha do Campeche.

Praia da Armação em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Armação em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia da armação

 

Barra da Lagoa

Praia de ondas leves, mais segura para crianças. Devido ao mar calmo, o lugar constitui a maior comunidade de pesca de Florianópolis e por isso é bastante povoada. É muito fácil achar restaurantes e hospedagens no entorno.

Praia da Barra da Lagoa em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Barra da Lagoa em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da barra da lagoa

 

Barra da Lagoa – Prainha

A Prainha está situada na parte Sul da Barra da Lagoa, sendo necessário atravessar o canal da Barra por uma pequena ponte, numa caminhada leve e tranquila.

Prainha da Barra da Lagoa em Florianópolis - Foto Marcelo Fernandes

Prainha da Barra da Lagoa em Florianópolis – Foto Marcelo Fernandes

 

Cachoeira do Bom Jesus

Sim, existe uma praia que leva este nome, pois ali perto nasce uma cachoeira que desagua no mar. Ela tem 3 quilômetros de extensão, mar calmo e um ótimo espaço para aproveitar com a família. O entorno é bem abastecido com supermercados, hotéis, restaurantes e bancos.

Foto da praia da cachoeira de bom jesus em Florianópolis - Foto: Marcelo Fernandes

Foto da praia da cachoeira de bom jesus em Florianópolis – Foto: Marcelo Fernandes

 

Cacupé

É um bairro nobre da cidade, mas suas praias não são muito indicadas para banho. Todavia, passear pela Baía Norte ao cair da tarde pode ser muito agradável, principalmente pelo lindo pôr do sol, que se mostra um dos mais belos de toda a Ilha.

Caieira da Barra do Sul

Uma área ideal para a prática da pesca. É um canto sossegado, onde quase não existe estrutura turística e por isso é pouco frequentada.

Campeche

Praia de 11,5 quilômetros de extensão, bastante frequentada pelos surfistas que buscam ondas fortes e longas. O lugar apresenta diversas opções de restaurantes, bares e hospedagem, por isso é muito fácil se instalar por essa área. Dizem até que o famoso escritor francês Saint Exupéry morou no Campeche e que o seu livro mais famoso “O Pequeno Príncipe” teria sido escrito durante a sua estadia na cidade.

Praia do campeche em Florianópolis KiteSurf – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Kitesurf na praia do campeche em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia do campeche

 

Canajurê

Está localizada ao Norte da Ilha, mais precisamente entre as praias de Jurerê e Canasvieiras. Comparada a outras praias da cidade, pode ser considerada pequena, pois tem apenas 100 metros de extensão. Não possui infraestrutura turística, mas existe um restaurante à beira-mar. Suas águas são calmas, boas para famílias com crianças pequenas. Além disso, é um belo cenário para contemplar o pôr do sol.

 

Canasvieras

É uma praia bem badalada e a favorita dos argentinos. Ali é fácil encontrar lojas, supermercados e variadas opções de hospedagens. Suas águas tranquilas proporcionam um excelente passeio para as crianças e também é favorável à prática de esportes náuticos, como stand up paddle e windsurfe.

Praia de canasvieiras em Florianópolis - Foto: Marcelo Fernandes

Praia de canasvieiras em Florianópolis – Foto: Marcelo Fernandes

> Fotos da praia de canasvieiras

 

Daniela

Praia de mar tranquilo e propícia à prática e esportes aquáticos. É um ponto bastante movimentado aos finais de semana, sobretudo por aqueles que andam de caiaque, jet ski e a divertidíssima banana boat.

Praia da daniela em Florianópolis - Foto: Marcelo Fernandes

Praia da daniela em Florianópolis – Foto: Marcelo Fernandes

 

Galheta

Outra praia ideal para a prática de esportes aquáticos, pois possui águas calmas. Tem 950 metros de extensão e pouca infraestrutura turística. Contudo, a Praia Mole, que é bem próxima, possui serviços de hospedagem e gastronomia.

A Praia da Galheta faz parte de um Parque Ecológico e surgiu na década de 1990, num movimento de preservação ambiental que ia contra a especulação imobiliária, principal responsável pela degradação as belezas naturais da cidade.

Existe o movimento naturalista na Galheta que desde o final da mesma década trabalha pela preservação da área como parque ecológico. Os naturalistas ajudam na manutenção da área e preservação da natureza, recolhendo lixo, reflorestando áreas devastadas e protegendo os sítios arqueológicos.

Vale a pena visitar e desfrutar da água limpa e admirar a vista com as formações rochosas, cercadas por arbustos, bromélias e orquídeas.

Praia da galheta em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da galheta em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia da galheta

 

Gravatá

Praia de águas fortes e mar bravo, ideal para a prática de surf. Tem um visual estonteante, rodeado por costões de pedra e muito verde.

 

Ingleses

Muito frequentada pelos argentinos na alta temporada, mantém ótima infraestrutura para receber os turistas. É uma praia com faixa estreita de areia circulada por morros. Ao Sul, é separada da praia do Santinho pelas dunas e tem vista para a Ilha de Mata Fome.

Recebeu esse nome devido ao navio inglês que naufragou ali próximo ao ano de 1700.

Foto das dunas e praia dos ingleses em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto das dunas e praia dos ingleses em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia dos ingleses

 

Joaquina

A praia da Joaquina é uma das mais movimentadas de toda Florianópolis e é palco de campeonatos de surf desde a década de 1970. Em suas dunas é possível se divertir praticando o sandboard, que consiste em descer deslizando pelas areias em cima de uma prancha, alugada ali mesmo.

Apresenta chuveiros públicos, estacionamentos, banheiros, salva-vidas e posto policial. Nos arredores é possível encontrar bares, restaurantes, hospedagens e lojinhas de artesanato com muita facilidade.

Praia da joaquina em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da joaquina em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da joaquina

 

Lagoinha

São 760 metros de extensão e águas cristalinas, com ondas fraquinhas e areia solta. Por ser um paraíso para famílias com crianças e idosos, tende a ficar lotada no verão.  No entorno, alguns restaurantes, hotéis e casas para alugar.

O nome da praia foi escolhido em referência às pequenas lagoas que se formam com as águas do rio que desembocam no mar e represam na areia.

No inverno, além da pouca movimentação de visitantes, é possível avistar pinguins que chegam com as correntes antárticas e procuram ali águas mais mornas.

Praia da lagoinha em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da lagoinha em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia da lagoinha

 

Lagoinha de Leste

Está é, sem dúvidas, uma das mais praias mais lindas de Florianópolis. A vista é de tirar o fôlego. Por estar em uma área de preservação, a mata que a cerca ainda está intocada, bem como os costões.

Para chegar a essa maravilha, é preciso se sacrificar um pouco, andando por 4 quilômetros em trilhas com nível mediano de dificuldade, partindo da estrada que começa um pouco antes da praia do Pântano do Sul. Durante a alta temporada é possível tornar o percurso menos cansativo e pegar um barco.

Além da praia, é possível nadar no rio que desemboca naquela praia, com água morna. Leve água e alimentos, pois na praia não há onde comprar. Lembre-se sempre de carregar o lixo quando for embora.

Foto da vista total da praia da lagoinha do leste em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da vista total da praia da lagoinha do leste em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos da praia da lagoinha do leste

 

Jurerê

Jurerê e Jurerê Internacional dividem a mesma faixa de areia, mas são dois mundos diferentes. De um lado, as casas de veraneio, pousadas, hotéis. Do outro, o que leva o título de “internacional” por ter um bairro de luxo planejado nos anos 80, com ótima infraestrutura turística e preço nas alturas, o que dá ao lugar ares sofisticados de Miami Beach.

O lugar é bastante badalado, principalmente no verão, quando o agito acontece 24 horas por dia. O mar, por sua vez, permanece verde e calmo, alheio a qualquer tumulto.

Foto balada na praia de jurerê em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto balada na praia de jurerê em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

> Fotos de jurerê

 

Matadeiro

A Praia do Matadeiro é vizinha à praia da Armação, o que as separa é apenas um rio. Para chegar a esta praia, basta atravessar o rio com água pelo joelho durante a maré baixa, ou simplesmente atravessar a ponte que fica ao lado da Igreja da Armação.

É propícia à prática do surf, mas também é possível pescar e mergulhar perto do costão. Ali também é possível observar a natureza típica da Mata Atlântica, pois se trata de uma área de proteção ambiental.  Chegue cedo para fazer a trilha e apreciar a vista. Recomenda-se levar comidas e bebidas, pois não existem muitos restaurantes no entorno.

 

> Fotos da praia de matadeiro

 

Moçambique

Com ondas tubulares perfeitas, a Moçambique é altamente frequentada por surfistas, mas não costuma ser um local tumultuado. Uma parte desta praia está inserida no Parque Florestal do Rio Vermelho, onde é possível ver os pinguins trazidos ocasionalmente por correntes vindas da Antártida. Esses animais são colocados em um viveiro e podem ser visitados gratuitamente todos os dias das 8h às 17h30.

Morro das Pedras

Possui 2,45 quilômetros de extensão e é marcada por fortes ondas, altamente procuradas por surfistas. É uma continuação da Praia do Campeche e embora seja uma praia deslumbrante, não é muito visitada. O lugar é fortemente indicado para admiradores da natureza, já que ao seu redor está a Mata Atlântica intocada.

Em frente ao costão rochoso existe uma estradinha que leva ao Retiro dos Jesuítas, de onde também é possível contemplar a vista de toda a região. O pôr do sol visto desse ponto é indescritível.

É recomendável que o visitante leve seus próprios alimentos, pois não existem muitos restaurantes no entorno. Lembre-se de recolher o lixo ao ir embora.

Náufragos

Está localizada no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina e possui uma paisagem deslumbrante. Recebeu esse nome depois que duas embarcações que traziam imigrantes açorianos naufragaram. Dos 250 passageiros, apenas 77 sobreviveram e passaram a viver neste lugar.

Além da linda vista que oferece, os turistas são atraídos para o local por causa do Farol da praia, com trilha que leva até Caieira da Barra do Sul.

Pântano do Sul

A praia do Pântano Sul caracteriza pelas águas calmas, porém suas areias são escuras e a água não é boa para banho. Carros ficam estacionados na praia, o que dificulta ainda mais as chances de desfrutá-la. O melhor a se fazer no local é sentar-se em um restaurante e degustar os suculentos pratos à base de camarão ou demais frutos do mar.

Ponta das Canas

Uma das praias mais procuradas durante o verão por apresentar mar calmo, sem ondas fortes. Seu 1,1 quilômetro de areia é extremamente disputado e é necessário chegar cedo para conseguir um bom lugar, sobretudo se for necessário estacionar o carro.

Praia Brava

Como o próprio nome sugere, é uma praia de mar agitado e ondas perfeitas para a prática do surf. Excelente também para a caminhada nas areias fofas e brancas em 1,5 quilômetros de extensão.

A estrutura da Praia Brava é bem desenvolvida, pois existem muitos condomínios de alto padrão nas proximidades. Entretanto, engarrafamentos são comuns, principalmente na alta temporada.

Praia da Saudade

A Praia da Saudade está na parte continental da cidade e é considerada urbana. Tem águas calmas e uma faixa de areia com 650 metros de extensão. Foi chamada Praia dos Coqueiros e pertencia a São José, até que foi englobada à capital, em 1943.

No começo dos anos 1940 o lugar ganhou cara de balneário de classe média, até que começaram a surgir balneários maiores e mais limpos. Dizem que seu nome se deve à nostalgia dos tempos de glória.

A qualidade da água não é própria para banhos, mas há esperanças de recuperação, visto que o sistema de esgoto da cidade está passando por um processo de modernização e as pessoas se preocupam mais com questões ambientais.

Praia de Itaguaçu

Se encontra na área urbana de Florianópolis, possui águas claras e 670 metros de extensão com areia amarelada, rodeada por belas pracinhas. A água é imprópria para banho, mas ainda assim mostra uma das mais belas vistas da cidade e vale o passeio.

Praia das Palmeiras

Conhecida por diversos nomes, entre eles: Praia do Canto, Praia de Itaguaçu e Praia dos Coqueiros. O nome Praia das Palmeiras, começou a ser usado no final da década de 1968, quando o Professor Edmond Duarte Nader passou a morar ali. Ele se gabava de a tê-la batizado assim e o fez porque em seu horizonte era possível ver algumas palmeiras, e até então o local não tinha nenhum nome expressivo.

A praia é muito sossegada e aconchegante, com aproximadamente 300 metros de extensão. Seu uso é feito principalmente pelos moradores do bairro, quase de uma forma exclusiva. Também serve de entrada e saída de embarcações.

Praia do Balneário

Também conhecida como Praia do Estreito e Praia do Barreiros, a Praia do Balneário foi integrada ao território florianopolitano em 1943, quando o distrito de João Pessoa, antes pertencente ao Município de São José, passou a ser parte da capital.

Caracterizada pelas ondas baixas e areia de cor amarelo escuro, com vários riachos que nela desaguam. Infelizmente não é própria para banho e funciona apenas como saída para embarcações.

Praia do Forte

São 900 metros de extensão de pura calmaria e águas cristalinas, recomendada para crianças ou para aqueles que não sabem nadar. Apesar de estar bem perto da badalada Praia de Jurerê Internacional, é uma praia tranquila.

O forte construído em cima de um costão ainda está bem conservado e, ainda que não queira visitar a parte interna, vale estar ali ao entardecer para contemplar o pôr do sol.

Praia do Meio

É conhecida por muitos nomes diferentes: Praia da Ponta da Saudade, Praia de Itaguaçu, Praia dos Coqueiros e, por fim, Praia do Meio. Ela apresenta as mesmas características da Praia da Saudade, com mar calmo e areia amarelada, ainda poluída por despejos e dejetos vindos do sistema de esgoto.

Um dia foi uma praia própria para pesca, mas começou a ser poluída pelos próprios moradores locais. Apesar de não ser uma praia ideal para banho, tem uma linda praça ao sul por onde se pode passear e descansar.

Praia Mole

Encontra-se na costa Leste da Ilha de Santa Catarina e é o lugar indicado para quem gosta de praticar esportes, sobretudo o surf. Também é ponto de encontro dos jovens, especialmente da comunidade LGBT.

É uma praia com boa infraestrutura turística, com chuveiros, estacionamentos, banheiros e salva-vidas, além de restaurantes e hospedagens. Entretanto, não é recomendada para banhos, pois possui ondas fortes e muitos buracos.

Sambaqui

Está localizada bem próxima ao Centro e é ótima para um passeio no fim da tarde. Existem bares e restaurantes com preços convidativos nos quais é possível saborear deliciosos frutos do mar apanhados pelos pescadores da região.

Nesta praia preserva-se a cultura açoriana com festas folclóricas, como o Pau-de-Fita e o Boi-de-Mamão. O nome da praia se remete aos morros de “lixo pré-histórico”, onde foram amontoados restos de moluscos, ostras, mas também ossadas humanas e animais, além de ferramentas e armas de mais de 5 mil anos de existência.

Santinho

É uma praia tranquila e quase sempre deserta, apesar de sua importância histórica. É possível ver inscrições rupestres datadas de aproximadamente 5 mil anos, basta subir o morro do canto. A vista para a Ilha Badejo e Ilha das Aranhas também é imperdível. Mas seja consciente, não rabisque e não deprede a memória de tantos anos.

Saquinho

Encontra-se entre as praias da Solidão e Naufragados e é uma ótima pedida para aqueles que gostam de contemplar a natureza. O acesso é feito por uma trilha que se inicia na Praia da Solidão e leva cerca de 40 minutos com grau mediano de dificuldade. É uma parte da Ilha que ainda vive de forma isolada, sem estradas asfaltadas. Ali as pessoas ainda mantêm os costumes nativos. Vale a pena um passeio.

Solidão

Está localizada em uma área bem sossegada ao sul da Ilha, com pouca estrutura turística, mas com a possibilidade de achar facilmente restaurantes simples nos arredores. Bem perto dali fica a cachoeira de mesmo nome, com acesso fácil por caminhada.

 

ILHAS

Ilha Ratones

A Ilha de Ratones é composta por duas ilhotas posicionadas em linha reta, bem perto uma das outras. Ali foi erguida a Fortaleza de Santo Antônio para proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina, hoje tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O nome foi assim escolhido porque suas elevações se assemelham a ratos e “ratones” é a palavra usada em castelhano.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é de uma beleza impressionante situada à frente do pontal que leva o mesmo nome. Recanto de pássaros em extinção, tal qual o tié-sangue, sobrevoam a área cercada pela Mata Atlântica. Diversas espécies de peixes e mariscos habitam no mar e nos piscinões formados entre as pedras. Águas cristalinas de coloração azul esverdeadas se fundem às areias brancas e formam um cenário paradisíaco.

Não obstante a exuberante paisagem, inscrições deixadas pelos habitantes pré-históricos deixam o lugar ainda mais interessante. Já foram catalogados mais de 150 desenhos rupestres em 21 sítios arqueológicos espalhados pela ilha e 1 sambaqui, que se caracteriza por morros de materiais descartados pelas sociedades antigas, entre moluscos, conchas, ossadas humanas e animais, além de utensílios de pedra e barro. Infelizmente, na cidade muitos desses materiais se perderam com as escavações indiscriminadas e, principalmente, com as construções.

Embora a Ilha tenha sido tombada como patrimônio arqueológico e natural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a visitação permanece aberta ao público, desde que acompanhada de guias especializados. Além de evitar a depredação da área, os guias repassam informações e seguranças aos visitantes, pois os caminhos são confusos e uma pessoa sem conhecimento do trajeto poderia facilmente se perder por ali.

 

ATIVIDADES AO AR LIVRE

Florianópolis é o destino perfeito para quem gosta de esportes e atividades ao ar livre, pois a cidade é favorável à prática das mais diversas modalidades, incluindo desde caminhadas a beira-mar ao surf, windsurfe, skate, canoagem, voo livre, mountain bike e, claro, sandboard nas dunas.

Lagoa da Conceição

Sem dúvida a Lagoa da Conceição é ponto de encontro de vários amantes dos esportes náuticos. Os 15 km da Lagoa ficam repletos de wind e kitesurfistas, praticantes de vela, caiaque e os amantes do jet-ski.

Mas, a Lagoa da Conceição não se destaca apenas pelos esportes na água. Dos vários morros que a cercam decolam asas-deltas, parapentes e paragliders, de forma profissional ou em voos amadores acompanhados. Além de ponto ótimo para praticar as descidas, os morros promovem uma visão privilegiada da Lagoa.

Os que preferem pé no chão, podem andar muito em torno da Lagoa e curtir um cenário encantador.

 Lagoa do Peri

A maior lagoa de água doce do litoral de Santa Catarina, a Lagoa do Peri, fica dentro do Parque Municipal da Lagoa do Peri e é atração cerca para todo ecoturista. São mais de 2 mil hectares de Mata Atlântica e muita biodiversidade de fauna e flora. As trilhas, obrigatórias, são três: Caminho do Saquinho, Caminho da Restinga e Caminho da Gurita. Nas águas da Lagoa é possível passear de caiaque, praticar stand up paddle e brincar muito com boias e pedalinhos.

 Parque Ecológico do Córrego Grande

Com mais de 20 hectares de Mata Atlântica, o Parque Ecológico do Córrego Grande fica distante das praias, mas é atração ótima para quem quer um pouco de natureza no meio do centro urbano. São várias trilhas interpretativas que levam os visitantes a observação de cerca de 100 espécies de árvores – catalogadas e identificadas com placas, além de muitas aves e pequenos animais. Há também lagos, quadras poliesportiva, playground, brinquedoteca e quiosques para curtir aquele momento relaxante.

 

TURISMO RELIGIOSO

Catedral Metropolitana

Praça 15 de Novembro – Centro.

(48) 3224-3357

Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 6h15 às 20h; sábados das 8h às 12h e das 14h às 20h; domingos das 7h às 12h e das 16h às 21h; feriados das 6h15 às 12h e das 16h às 20h.

A Catedral Metropolitana de Florianópolis merece uma visita não só pela sua beleza arquitetônica, mas também pelo acervo de arte sacra que abriga em seu interior, com belíssimas esculturas. Destaca-se entre todas, a escultura “Fuga para o Egito”, do artista tirolês Demetz Groeden, que apresenta em dois blocos de cedro a fuga da Sagrada Família em tamanho real. Os vitrais do século passado também merecem atenção, são realmente maravilhosos.

 

Capela do Menino Deus e da Irmandade do Senhor dos Passos

Rua Menino Deus, 376 – Centro

A Capela está localizada à frente do Hospital de Caridade e é uma construção belíssima, rodeada de verde, em um ponto estratégico com vista panorâmica para o Centro da cidade. Ela abriga o segundo maior acervo de arte sacra da cidade.

Em 1764 ela chegou a abrigar a imagem do Senhor Jesus dos Passos, uma escultura realista esculpida em madeira que deveria ter sido levada ao Rio Grande do Sul, mas que foi impedida pelo mau tempo de ser entregue ao seu destino final, o que levou os moradores a acreditarem que fosse da vontade de Deus que ela ficasse onde estava. Foi assim que teve origem a principal festa religiosa de Florianópolis: a Procissão do Senhor Jesus do Passos, que ocorre no Domingo da Paixão. Em 1767 foi construída a Capela anexa à Menino Deus para abrigar a imagem do padroeiro.

Assim, as obras sociais foram aumentando na cidade e, como a demanda cresceu, a Santa Casa foi construída para tentar atender a todos os necessitados. Depois de algum tempo este espaço também já não era mais suficiente e, em 1845, foi lançada a pedra fundamental do novo prédio, com a presença de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina.

Em 1994 um incêndio destruiu a maior parte da construção, mas com a ajuda da comunidade, o Hospital foi reaberto ainda no mesmo ano. Em 1995 foi criada a Fundação Cultural Senhor Jesus dos Passos. Existe a pretensão de se construir ali um Museu e também um Parque Ecológico para preservar a Mata Atlântica do entorno.

 

Igreja São Sebastião (Capela Campeche)

Rua Auroreal, 260 – Campeche

(48) 3338-4049

 

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

Rua Deodoro, 135 – Centro

(48) 3222-4801

Uma bela igreja com misturas de referências dos estilos Barroco e Neoclássico que ainda guarda suas características originais. Apesar de ter sido inaugurada em 1815, o sino que chamava os fiéis às missas só chegou três anos depois.

A construção é tombada pelo município e pelo estado e atualmente ajuda diretamente pessoas necessitadas e também colabora com ações de instituições filantrópicas na cidade e na região.

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos

Rua Marechal Guilherme, 60 – Centro

(48) 3223-7572

Foi a primeira construção relacionada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Florianópolis. Foi fundada no século XVIII por escravos, ex-escravos e homens brancos muito pobres. Por motivos de dificuldades econômicas, templo só ficou pronto em 1830 e segue os estilos Barroco e Neoclássico.

No alto de sua escadaria existe uma pintura de Victor Meirelles datada do século XIX, cujo nome é “Vista do Desterro” na qual o artista retratou a visão panorâmica da cidade naquele tempo, tendo como fundo a Baía Sul.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Rua Francisca L. Vieira, 277 – Lagoa da Conceição

(48) 3232-1972

Esta Igreja que representa a arquitetura portuguesa foi erguida em um ponto estratégico na Lagoa da Conceição, junto ao Moro da Lagoa e data do século XVIII. Desde então, passou por algumas alterações que a deixaram ainda mais bonita. Uma delas foi o acréscimo de dois sinos, presentes do Imperador Dom Pedro II que ainda hoje fazem parte do templo.

Em 1999 foi elevada à categoria de Santuário e está protegida como Área de Preservação Cultural.

 

Igreja Nossa Senhora da Lapa

Endereço: Igreja Nossa Senhora da Lapa – Rua Alberto Cavalheiro, 238 – Ribeirão da Ilha.

Telefone: (48) 3337-5569 e 3237-3889.

Localiza-se situada no Distrito de Ribeirão da Ilha e foi construída em 1763, tendo passado por diversas reformas desde então, restando ainda algumas características originais. A Igreja e seu entorno estão incluídos em Área de Preservação Cultural como área de interesse histórico e estão também protegidos pela Lei Municipal nº 2193, de 1985.

 

Igreja São Sebastião (Capela Campeche)

Rua Auroreal, 260 – Campeche

(48) 3338-4049

Esta Igreja já foi chamada de “Igreja São Sebastião do Rio Tavares”, pois a capela foi construída onde a sede deste bairro se localizava. Atualmente também é conhecida como “Igrejinha do Campeche”.

O seu conjunto arquitetônico chama atenção de moradores e visitantes. Ele é composto pela nave, com pequena sacristia e torre sineira, o cemitério e, o Teatro do Divino, uma tradição portuguesa.

Todo o conjunto, além de considerado Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis, está protegido, também, pela Lei Municipal nº 2.193 de 1985, que instituiu o Plano Diretor de Uso do Solo dos Balneários da Ilha de Santa Catarina, como Área de Preservação Cultural.

 

ARTE E CULTURA

Nos centros de informações turísticas é possível pegar um mapa e seguir o Roteiro Autoguiado do Centro Histórico, com 25 atrações do bairro, começando a partir da Catedral Metropolitana. Quando se vê nas calçadas um mosaico do Boi-de-Mamão, figura que pertence à tradição e folclore da cidade, pode saber que ali é um ponto importante da história de Florianópolis.

Casa da Memória

Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Esquina com a Rua Anita Garibaldi

Telefone: (48) 3333-1322

A bela construção que hoje abriga a Casa da Memória é datada de 1920 e foi projetada para ser a sede do Partido Republicano Catarinense. Está muito bem conservada e ainda é possível observar os detalhes de diferentes estilos arquitetônicos, simbolizando luxo e poder através do ecletismo.

O lugar, que possui coordenadoria de Patrimônio Cultural da Fundação Franklin Cascaes e é tombada pelo Município e Estado, funciona como um centro de documentação no qual os arquivos são organizados, preservados e expostos para os visitantes. O acervo conta não só com documentos, mas também com vídeos, fotografias, gravações de áudio e livros, todos capazes de manter viva a memória e a identidade cultural de Florianópolis.

Casa Natal de Victor Meirelles

Rua Victor Meirelles, 59

(48) 3222-0692

www.museuvictormeirelles.gov.br

Aberto de terça à sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados funciona das 10h às 14h

Uma visita à casa do pintor catarinense é aconselhável não só para os amantes de artes, mas para o público em geral. O charmoso sobrado do século XIX é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e guarda telas e rascunhos de Victor Meirelles, mostrando toda a sensibilidade deste artista.

Ao lado deste museu encontram-se os belos prédios da Antiga Escola Normal e a Academia de Comércio.

 

Centro Cultural Bento Silvério

Rua Henrique Veras do Nascimento, 50

(48) 3232-1514

Em 1912 um conjunto arquitetônico formado por duas edificações foi construído no Distrito da Lagoa da Conceição, sendo que em uma delas foi instalada a estação radiotelegráfica e na outra a casa de máquinas. Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial começou, em 1914, a rádio foi desativada. Hoje é espaço para as mais diversas manifestações culturais que contribuem para a preservação da memória do município.

 

Centro Integrado de Cultura

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600

(48) 3853-2300

www.fcc.sc.gov.br

O Centro Integrado de Cultura Prof. Henrique da Silva Fontes foi aberto no ano de 1982 com o objetivo de dar lugar as mais diversas manifestações culturais e artísticas. Hoje o CIC é vinculado à Fundação Catarinense de Cultura e conta com um espaço de 9993 m² que engloba o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, com 187 lugares; o Teatro Ademir Rosa, com 956 lugares; o MASC (Museu de Arte de Santa Catarina), com acervo de mais de 1100 obras de arte brasileira e o MIS (Museu da Imagem e do Som), todos abertos à visitação.

 

Eco Museu do Ribeirão da Ilha

Rodovia Baldicero Filomeno, 10106

(48) 3237-8148

O Eco Museu do Ribeirão da Ilha tem como principal objetivo preservar as tradições dos imigrantes açorianos, que foram tão importantes para a formação cultural da região. A construção que abriga o museu é datada de 1921, preservando móveis antigos, peças religiosas e relíquias eletrônicas. Na parte externa, é possível observar um verdadeiro engenho de farinha, ainda com o maquinário do século passado.

No museu existe um auditório em que regularmente são dados cursos, palestras e mostras culturais.

 

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Ilha de Anhatomirim

(48) 3331-5118

Funciona das 9h às 17h, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, quando funciona das 9h às 19h

Na Baía Norte da cidade de Governador Celso Ramos, está localizada o mais importante dos três fortes que formavam o triângulo de defesa da cidade: a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Essa plataforma de segurança contava com cerca de 60 canhões distribuídos em uma área superior a 2600m². Era nesse lugar que o fluxo de entrada e saída de embarcações era controlado.

No século XIX a Fortaleza passou a servir de posto para manter em isolamento pessoas suspeitas de serem portadoras de doenças contagiosas, para evitar com que o problema se alastrasse pela região.

Tempos depois, passou a operar como prisão federal, onde muitas pessoas foram fuziladas, especialmente no mandato de Marechal Floriano Peixoto, durante a Revolução Federalista (1893/94).

Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e posteriormente restaurada, quando passou a ser administrada pela Universidade Federal de Santa Catarina, na década de 1980. Hoje está em perfeito estado de conservação e é uma das paradas do passeio de escuna. Prepare a câmera para as fotos, pois a vista para as outras fortalezas é realmente linda.

 

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Ilha de Ratones Grande

(48) 3331-5118

Funciona das 9h às 17h, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, quando funciona das 9h às 19h

Assemelha-se a uma construção medieval e é muito imponente. Ela foi construída com duas baterias de canhões com o intuito de vigiar e proteger a entrada norte da Ilha de Santa Catarina, num sistema de segurança muito rígido que formava um triângulo de cruzamento de fogos, juntamente com a Fortaleza de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa.

Ainda no século XIX as Fortalezas já não tinham mais função militar e hoje algumas partes estão em ruína, outras foram recuperadas pela Universidade Federal de Santa Catarina, que administra o local. Todo o complexo foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é um grande atrativo turísticos, que inclusive é parada dos passeios de escuna. Se quiser esticar o passeio, existem trilhas leves pela Mata Atlântica cujo percurso dura em média 40 minutos.

 

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Praia do Forte

(48) 3331-5118

Funciona das 9h às 17h, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, quando funciona das 9h às 19h

Dentre as grandes muralhas de pedras e cercada de canhões do século XIX se encontra a última das três fortalezas que faziam o esquema de segurança da Ilha de Santa Catarina. Ela também tinha o papel de controlar o fluxo de embarcações que chegavam à região.

Bem perto da Fortaleza foi erguida a Bateria de São Caetano, munida de 6 canhões para proteger a Praia de Jurerê e Canasvieiras. Este complexo, somado à Capela que também permanece intacta, formam um belíssimo conjunto arquitetônico. Ali é exibida uma exposição que aborda a vida no quartel nos séculos passados.

Assim como as anteriores, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e posteriormente restaurada, quando passou a ter sua gestão sob a direção da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Forte Santa Bárbara

Rua Antonio Luz, 260

(48) 3324-1415

O Forte de Santa Bárbara foi construído em 1786 com a finalidade de proteger a cidade de piratas que tentavam invadi-la. A sua edificação foi feita em uma ilhota bem próxima a praia, entretanto, com a expansão dos aterros da Baía Sul acabaram por englobar essa pequena ilha à Ilha de Santa Catarina. Durante muitos anos o lugar abrigou a Capitania dos Portos e hoje dá espaço à Fundação Cultural Franklin Cascaes, que produz inúmeras exposições abertas à visitação.

 

Forte Santana
Av. Beira-mar Norte – Centro (próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz)
(48) 3229-6263
http://www.pm.sc.gov.br/institucional/historia/museu.html
Aberto de terça a domingo das 9h às 12h e das 13h às 17h

Este forte está localizado logo embaixo da Ponte Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis. É bem pequeno e possui uma bela vista para as Baías Norte e Sul, bem como para o continente. Foi construído em 1971 com o intuito de trocar fogo com o Forte São João, que existia na outra margem.

 

Museu de Armas

Rua Oswaldo Rodrigues Cabral, 525 – Próximo a Ponte Hercílio Luz

(48) 3229-6263

Bem ao lado do Forte de Santana encontra-se o Museu de Armas Major Antonio de Lara Ribas, onde estão expostos uniformes de diversas épocas, material bélico e até mesmo um carro-pipa utilizado para combater incêndios. O passeio é indicado para todas as idades.

 

Museu do Homem do Sambaqui

Rua Esteves Jr., 711

(48) 3251-1516

Dentro do Colégio Catarinense localiza-se um dos maiores acervos arqueológicos do país: o Museu do Homem do Sambaqui, cujo acervo guarda ossadas humanas, urnas funerárias e pinturas rupestres, com existência entre 4 e 8 mil anos.

Ainda dentro da instituição de ensino, é possível visitar a Capela de Santa Catarina de Alexandria, com enormes vitrais muito bem trabalhados, como também a área de zootecnia, com animais de várias espécies. O Colégio é Patrimônio do Município e o museu é Patrimônio Estadual e Federal.

 

Museu Histórico de Santa Catarina

Praça 15 de Novembro, 227 – Centro

(48) 3028-8091

www.mhsc.sc.gov.br

Aberto de terça à sexta-feira, das 10h às 18h; no final de semana funciona das 10h às 16h

O deslumbrante Palácio Cruz e Souza, localizado no bem no Centro da cidade, abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. O espaço ainda preserva o assoalho em marchetaria, a escadaria de mármore, as salas de reuniões parlamentares, o salão de festas e um banheiro lindíssimo, todos conservando a mobília original do século XIX.

 

Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

Rodovia SC 401 – Km 7 – nº 7079 – Santo Antônio de Lisboa

(48)3235-1076

mundoovo@eliheil.org.br

eliheil.org.br

Funciona de terça a domingo e requer agendamento de visitas por telefone ou e-mail

O museu guarda um vasto acervo repleto de peças coloridas, como pinturas, tapetes e esculturas e quem recebe os visitantes é a própria artista plástica Eli Heil. Existem três espaços com exposições distintas. A primeira delas é a “Sala de Exposição”, a segunda é a “Sala de Esculturas” e, por fim, o anexo que abriga a obra “Presépio”. Os jardins são um bônus, onde se pode ver o conjunto de obras chamado “O Paraíso”.

 

Teatro Álvaro de Carvalho

Praça Pereira Oliveira Esquina com Rua Marechal Guilherme

(48) 3028-8070

O teatro em si já é um espetáculo. Foi inaugurado em 1875 e recebeu o nome de Teatro Santa Isabel (em homenagem à Princesa Isabel). Posteriormente, em 1894, teve o nome alterado para Teatro Álvaro de Carvalho em homenagem ao primeiro dramaturgo local, mas também como forma de marcar o rompimento com o sistema monárquico. O teatro comporta até 400 pessoas sentadas e em seu palco se apresentam grupos de todo o Brasil.

 

Teatro da Ubro

Escadaria da Rua Pedro Soares, 15

(48) 3222-0529

A fundação da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO) aconteceu ao mesmo tempo em que ocorria a Semana de Arte Moderna no Brasil, em 1922. A Ubro foi criada com o objetivo de defender os direitos da classe trabalhadora e sua sede foi inaugurada em 1931, no Centro Histórico de Florianópolis, iniciando as atividades do primeiro teatro voltado ao proletariado.

Em 1951, com a morte do diretor, o grupo teatral que conservava o espaço se separou. Foi assim que a partir de 1955 o imóvel foi aos poucos desativado e abandonado, indo ao chão na década de 1980, restando apenas sua fachada original, que foi posteriormente incorporada a outro edifício. O Teatro da UBRO sedia atualmente sala de espetáculos com capacidade para 100 pessoas em ambiente acolhedor, com administração da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

 

COMPRAS

Shopping Centers

Beiramar Shopping

http://shoppingbeiramar.com.br
R. Bocaiúva, 2468 – Centro
Florianópolis – SC, Brasil
(48) 3212-4600

Floripa Shopping

http://floripashopping.com.br
Rodovia SC-401, 3116 – Saco Grande
Florianópolis – SC, Brasil
(48) 3331-7000

Mac Shopping

http://macshopping.com.br
R. Cel. Pedro Demoro, 2025 – Estreito
Florianópolis – SC, Brasil
(48) 3244-2297

 

Feirinhas de Artesanato

Feira de Artesanato São José Feito à Mão

Local: Calçadão da Avenida Central do Kobrasol – São José.
Horário: Sextas-feiras das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 14h.
Informações: (48) 9972-1862 ou saojosefeitoamao@hotmail.com.

Feira Magiarte Arte Floripa

Local: Praça XV de Novembro – Centro.
Horário: Terças e quintas, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 15h.
Informações: magiartefloripa@gmail.com

Feirinha da Ufsc

Ufsc – Praça em frente à reitoria: às quartas das 7h às 12h.
Valor: Gratuito.
Informações: (48) 3334-3176.

Feirinha da Lagoa

Local: Ao lado do Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), na Lagoa da Conceição.
Horário: Domingos das 17h às 23h (horário de verão).

Fora da temporada, a feira fica das 15h às 20h.
Informações: (48) 3232-1514.

Feirinha de Santo Antônio de Lisboa

Local: Feira das Alfaias – Praça Roldão – Santo Antônio de Lisboa
Horário: Baixa Temporada – Sábados das 14h às 20h e domingo das 14h às 19h.

Alta Temporada – Sábados, domingos e feriados das 15h às 21h.

 

VIDA NOTURNA

A noite agitadíssima de Florianópolis é em torno da Lagoa da Conceição. Este belo ponto turístico também é reduto de quem gosta de baladas, paquera e muita diversão.

 

Casa de Noca

Avenida Rendeiras, 1176 – Lagoa da Conceição

(48) 3238-5310

Funcionamento: De quinta-feira a sábado, a partir das 22 horas.

www.casadenocafloripa.wordpress.com

Artes, cultura e balada se encontram na Casa de Noca, um novo conceito em casa de festa. Rock n’ Roll, Forró, Samba e blues se misturam, proporcionando uma mistura de gêneros agradável a qualquer tipo de público. A gastronomia também é levada a sério e o local conta com um chef capaz de produzir desde as tradicionais coxinhas de aipim com carne seca até petiscos e tira-gostos.

 

Fields Floripa

Av. Paulo Fontes, 1250 – Centro

(48) 3025.6646 | Whatsapp (48) 9843.6650

www.fieldsfloripa.com.br

A Fields é a primeira casa de luxo voltada para o sertanejo em Santa Catarina. Seu palco recebe sempre atrações de qualidade no gênero e duplas consagradas.

A acústica do local é bem avaliada por quem já frequentou. Isso faz dessa atração uma ótima pedida para dançar e se divertir.

 

The Roof & Black Sheep on The Roof

Av. Beira Mar 2746, cobertura do Hotel Majestic

(48) 9189-1005 das 14h às 21h

www.theroof.com.br

O The Roof é famoso pela vista noturna da cidade, inspirado nos rooftops de vários hotéis espalhados pelo mundo. Além de restaurante, o espaço tem também sua área de lounge e seus idealizadores trabalham para que cada visitante se sinta muito à vontade. É o lugar ideal para um encontro casual entre amigos e familiares nas noites de Florianópolis.

 

John Bull Floripa

Av. das Rendeiras, 1046 – Lagoa da Conceição

(48) 3232-8535

www.johnbullfloripa.com

Amantes do Rock n’ Roll e de todas as suas variações têm uma grande opção em Florianópolis com o John Bull Floripa. Aliado à boa música, o ambiente conta com uma vista fantástica para a Lagoa da Conceição.

 

Cervejaria Devassa Florianópolis

Rua Bocaiuva, 2198

(48) 3304-9800

www.facebook.com/devassafloripa (fan-page)

A cervejaria tão conhecida e famosa pelos diversos tipos de cerveja e por seus deliciosos pratos tem seu lugar em Florianópolis. É a opção ideal para quem procura por um happy hour ou até mesmo o tradicional “esquenta” antes da balada.


ONDE FICAR

Campings

Camping Recanto do Santinho

R. Raul Pereira Caldas, 21 – Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC, 88058-830, Brasil
www.campingrecantodosantinho.com.br
(48) 9975 5526 – TIM
(48) 8865 6525 – Claro
(48) 8506 1519 – Oi
(48) 9160 7535 – Vivo
recantodosantinho@hotmail.com

Hostels

Koze Hostel

R. Henrique Veras do Nascimento, 255 – Lagoa da Conceição
(48) 3371-2720
www.kozehostel.com.br

Barra Surf Hostel

Rua Angelina Joaquina dos Santos, 90 – Barra da Lagoa
www.barrasurfhostel.com
(48) 3338-7295

Vintage Hostel Florianópolis

R. Altenor Viêira, 197 – Lagoa da Conceição (48) 9845-8780
www.vintagehostelflorianopolis.com

Backpackers Sunset

Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 631 – Praia Mole
(48) 3232-0141
www.sunsetbackpackers.com/pt/hostel

Floripa Surf Hostel

Servidão Ieda Maria Luz da Costa, 190 – Campeche
floripasurfhostel.com
(48) 3236-0652

 

Pousadas

Pousada Oceanomare

Rod. João Gualberto Soares, 5158 – Ingleses do Rio Vermelho
(48) 3269-7200

www.pousadaoceanomare.com.br

Pousada dos Chás Hotel Boutique

R. Francisco Gouvêia, 54 – Jurerê
(48) 3282-9112
www.pousadadoschas.com.br

Pousada Praia dos Ingleses

R. do Siri, 201 – Ingleses Norte
(48) 3282-5232
www.pousadapraiadosingleses.com

Pousada Natur Campeche

Servidão Nunes, 59, Praia do Campeche
(48) 3237-4011
www.naturcampeche.com.br

Pousada Mar do Leste

R. Dorvalina Carolina Florindo, 37 – Barra da Lagoa
(48) 3232-3209
www.pousadamardoleste.com.br

 

Hotéis

Pousada dos Artistas

Avenida Das Pitangueiras , 1216 – Praia da Daniela
(48) 3282-5512 / (48) 3282-5512
www.pousadadosartistas.com.br
contato@pousadadosartistas.com.br

Hotel Saint Germain

Rua Laurindo Januário Silveira, 1233 – Lagoa da Conceição
(48) 3232-0550
www.hotelsaintgermain.com.br/web/

Hotel Costa Norte Ponta das Canas

Rua Deputado Fernando Viegas, 560 – Ponta das Canas
(48) 3261-0800
www.hoteiscostanorte.com.br/hotel-costa-norte-ponta-das-canas/

Majestic Palace Hotel Florianópolis

Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 – Centro
www.majesticpalace.com.br
(48) 3231-8000

Jurerê Beach Village

Alameda César Nascimento, 646 – Jurerê Internacional, Florianópolis – SC, 88053-500, Brasil
(48) 3261-5100
www.Jurerêbeachvillage.com.br

 

Resorts

Costão do Santinho Resort Golf & Spa

Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505 – Praia do Santinho,

(48) 3261-1000

www.costao.com.br

Il Campanario Villaggio Resort

Av. dos Búzios, 1760 – Jurerê Internacional

(48) 3261-6000

www.ilcampanario.com.br

Inglese Holiday Resort

  1. das Gaivotas, 1709 – Ingleses Norte

(48) 3269-2555

www.floripahoteis.com.br/ingleses/home.php

Ocean Park Resort

  1. dos Mariscos, 550 – Ingleses Norte

(48) 3261-3400

www.oceaniaparkhotel.com.br

Floripa Resort

Av. Luiz Boiteux Piazza, 4.413 Cachoeira do Bom Jesus

(48) 4042-0007

www.floriparesort.com

ONDE COMER

A culinária açoriana está presente nos pratos típicos da capital catarinense. A base de frutos do mar, os pratos agregaram a ostra em sua composição. Este quitute é serviço ao vapor, com vários molhos e temperos. Vale a pena experimentar. Quem prefere pratos tradicionais, há dezenas de restaurantes e bares com opções para todos os paladares.

Restaurante do Vadinho 

R. Manoel Vidal, 305 – Pântano do Sul
(48) 3237-7305
Brasileira, Frutos do Mar, Sul-americana

P12 Parador 

Servidão José Cardoso de Oliveira, s/n – Jurerê Internacional
(48) 3282-9643
Brasileira, Sul-americana

O Padeiro de Sevilha 

R. Esteves Júnior, 214 – Centro
(48) 3025-3402
Brasileira, Sul-americana

Basilico 

R. Laurindo Januário da Silveira, 647 – Canto da Lagoa
(48) 3232-1129
Pizza

Outback Steakhouse 

R. Bocaiúva, 2468 – Centro
(48) 3039-0935
Australiana

Black Sheep Sushi Bar 

Av. das Rendeiras, 1956 – Lagoa da Conceição
(48) 3207-4337
Japonesa, Sushi, Asiática

Rancho Açoriano 

R. Des. Pedro Silva, 3222 – Itaguaçu
(48) 3249-1414
Frutos do mar

Books & Beers 

Rua Senador Ivo D’Aquino, 103 – Lagoa da Conceição
(48) 3206-6664
Francesa, Bar, Espanhola, Pub, Tapas, Bistrô

Risotteria Suprema 

Rodovia João Paulo, 130 – João Paulo
(48) 3234-0301
Mediterrânea

Restaurante Ponto de Vista 

Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 1747 – Praia Mole
(48) 3232-5207
Bar, Contemporânea, Pub

Elba d’Itália 

Av. Luiz Boiteux Piazza, 3481 – Cachoeira do Bom Jesus
(48) 3369-1901
Italiana, Pizza

Ristorante Lo Stivale

Av. Luiz Boiteux Piazza, 4838 – Ponta das Canas
(48) 3284-2079
Italiana, Pub

Antônio’s Restaurante 

Av. Luiz Boiteux Piazza, 2214 – Canasvieiras
(48) 3284-5736
Brasileira, Sul-americana

Kimitachi Sushi Delivery 

R. Prof. Milton Roque Ramos Krieger, 178 – Trindade
(48) 3028-3739
Japonesa, Sushi, Asiática

Le Napoleon 

Alameda César Nascimento, 332 – Jurerê
(48) 3207-6500
Francesa, Bistrô

Sabor Perú 

Av. Afonso Delambert Neto, 659
(48) 3065-5884
Peruana, Sul-americana

Di Taroni 

Av. Eng. Max de Souza, 730 – Coqueiros
(48) 3249-2040
Italiana, Massa

Container Bar 

R. Cap. Romualdo de Barros, 820 – Carvoeira
(48) 8424-6969
Francesa, Bar, Pub, Bistrô

Jun Temakeria

Av. Eng. Max de Souza, 1302 – Coqueiros

(48) 3207-4933

Japonesa, Sushi

 

UTILIDADES

BANCOS

Banco do Brasil

Rod.Sc-405, 1408 – Campeche

(48) 3338-2500

 

Banco do Brasil

Av. Madre Maria Vilac, 969 – Canasvieiras

(48) 3231-4800

Banco do Brasil

Rua Dib Cherem, 2349 Terreo – Capoeiras

(48) 3248-1512

Banco do Brasil

Av. Diomicio Freitas, 3393 2.Andar, Aeroporto Hercilio Luz – Carianos

(48) 3236-1717

Código de compensação bancária: 4641-8

Banco do Brasil

Praça 15 de Novembro, 321 – Centro

(48) 3221-1600

Banco do Brasil

Rua Nereu Ramos, 19 Ed. Irmãos Daux – Centro

(48) 3216-2200

Banco do Brasil

Rua Des. Pedro Silva, 1830 – Coqueiros

(48) 3271-0900

Banco do Brasil

Av. Dom João Becker, 14 – Praia Dos Ingleses

(480 3269-6449

Banco do Brasil

Av. Das Raias, 651 Jurerê Open Shopping – Jurerê Internacional

(48) 3282-0457

Código de compensação bancária: 4550-0

Banco do Brasil

Rua Moacyr Pereira Junior, 30 – Lagoa Da Conceição

(48) 3331-1000

Banco do Brasil

Av. Pref.Waldemar Vieira, 225 – Saco dos Limões

(48) 3333-5200

Banco do Brasil

Rod.Sc-401, Km 5, 4756 2º Andar, Bloco 1 – Saco Grande

(48) 3231-9500

Banco do Brasil

Rua Delfino Conti, 306 Campus Ufsc – Trindade

(48) 3239-1300

Banco do Brasil

Rua Lauro Linhares, 589, Térreo – Trindade

(48) 3331-3100

 

Bradesco

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5288 – Loja 14 – Agromica

(48) 3225-3810

Bradesco

Av. Governador Ivo Silveira, 2445 – Loja 02 – Capoeiras

(48) 3249-1127

Bradesco

Praça 15 de Novembro, 298 – Centro

(48) 3216-8300

Bradesco

Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, s/n – Centro

(48) 3223-3886

Bradesco

Rua Álvaro De Carvalho, 267 – Centro

(48) 3222-7622

Bradesco

Rua Tenente Silveira, 302 – Centro

(48) 3224-1123

Bradesco

Praça 15 de Novembro, 298 – 3 Pavimento – Centro

(48) 3216-8444

Bradesco

Rua Fulvio Aducci, 809 – Estreito

(48) 3248-2111

Bradesco

Av. Marinheiro Max Schramm, 3450 – Jardim Atlântico

(48) 3240-2555

Bradesco

Rodovia Jornalista Mauricio Sirotsky – Sobrinho, 5493 – Jurerê

(48) 3284-8100

Bradesco

Rua Moacyr Pereira Junior, 52 – Lagoa da Conceição

(48) 3338-1665

Bradesco

Rodovia SC 403, 6710 – Praia Dos Ingleses

(48) 3269-2616

Bradesco

Rua Lauro Linhares, 1693 – Trindade

(48) 3234-4488

Bradesco Dia & Noite

Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2518 – Centro

(48) 3878-2750

 

Caixa Econômica Federal

Av. Professor Othon Gama D Eca, 611 – Centro

(48) 3223-0260

Caixa Econômica Federal

Avenida Hercílio Luz, 870 – Centro

(48) 3222-3100

Caixa Econômica Federal

Rua Almirante Lamego, 1389 Térreo – Centro

(48) 3224-8428

Caixa Econômica Federal

Agência Hercílio Luz

Av. Osmar Cunha, 183 – Lj. 16/18/20 – Centro

(48) 2323-4711

Caixa Econômica Federal

Rua Trajano, 187 – Centro

(48) 3223-3918

Caixa Econômica Federal

Rua Felipe Schmidt, 249 – Centro Comercial ARS

(48) 2108-0400

Caixa Econômica Federal

Av. Engenheiro Max De Souza, 1425 – Coqueiros

(48) 3244-6844

Caixa Econômica Federal

Rua Tijucas, 20 – Estreito

(48) 2108-1355

Caixa Econômica Federal

Rodovia Sc-403, 6200 – Esquina C/ Rua Manoel Ramos De Souza – Ingleses Do Rio Vermelho

(48) 3722-5050

Caixa Econômica Federal

Rua Delfino Conti, 41, Campus – Universitário – Trindade

(48) 3234-2257

 

 

Citibank

Rua Bocaiúva, 1600 – Centro

 

Itaú

Av. Prof. Othon Da Gama D’Eca, 900 – Centro

Itaú

Rua Tenente Silveira, 340 – Centro

(48) 3223-1811

Itaú

Agência Personnalité

Rua Jerônimo Coelho, 206 – Centro

Itaú

Rua Arcipreste Paiva, 65 – Centro

Itaú

Av. Rio Branco, 691 – Centro

Itaú

Agência Personnalité

Rua Bocaiuva, 1.960 – Centro

Itaú

Rua Bocaiuva, 2468 – Loja 159 – Centro

Itaú

Praça 15 de Novembro, 163 – Centro

Itaú

R Jeronimo Coelho, 205 – Parte – Centro

Itaú

Av. Engenheiro Max De Souza, 1449- Coqueiros

 

Safra

Praca Pereira Oliveira, 1 – Centro

(48) 2107-3535

 

Santander

Praça 15 de Novembro, 166 – Centro

(48) 2107-3131

Santander

R Tenente Silveira, 289 – Centro

(48) 3212-4300

Santander

Rua Fulvio Aducci, 1388 – Estreito

(48) 3954-1700

Santander

Rua Prof. Maria Flora Pausewang, 109 – Trindade

(48) 3234-8485

Santander

Rua Jeronimo Coelho, 280 – Centro

(48) 3216-6700

Santander

Rua Fulvio Aducci, 666 – Estreito

(48) 3248-3445

Santander

Rua Fulvio Aducci, 1229 – Estreito

(48) 3271-3400

Santander S.A.

Av Jornalista Rubens De Arruda Ramos, 12 – Centro

(48) 3221-4300

 

TELEFONES ÚTEIS

Emergência

Bombeiros:

193

Polícia Rod. Federal

191

Delegacia da Mulher

1380

Central da Polícia de Florianópolis

Praça Quinze de Novembro, 242

(48) 3251-5200

policiacivil.sc.gov.br

Delegacia Geral da Polícia Civil

Rua Felipe Schmidt, 755 – Centro – Edif. Embaixador

(48) 3664-2230

delegaciageral@pc.sc.gov.br

Fiscalização de jogos e diversões

Rua Felipe Schmidt, 755 – Centro – Edif. Embaixador

(48) 3665-6404

jogosediversoes@pc.sc.gov.br

01ª Delegacia de Polícia da Capital

Av. Osmar Cunha, 263 – Centro

(48) 3251-5200 / 3251-5268

E-mail: 1dpcapital@pc.sc.gov.br

02ª Delegacia de Polícia da Capital

Rua Prof. Adir Faísca,153 – Saco dos Limões

(48) 3333-5525

2dpcapital@pc.sc.gov.br

03ª Delegacia de Polícia da Capital

Rua Thiago da Fonseca, 34 – Capoeiras

(48) 3271-6200

3dpcapital@pc.sc.gov.br

04ª Delegacia de Polícia da Capital

Ivo Reis Montenegro157 – Coqueiros

(48) 3244-1555

e-mail: 4dpcapital@pc.sc.gov.br

05ª Delegacia de Polícia da Capital

Rua Lauro Linhares, 208 – Trindade

(48) 3665-6444

5dpcapital@pc.sc.gov.br

06ª Delegacia de Polícia da Capital

Rua Delminda da Silveira, 811 – Agronômica

(48) 3665-6528

6dpcapital@pc.sc.gov.br

07ª Delegacia de Polícia da Capital

Rua Tertuliano Brito Xavier, 315 – Canasvieiras

(48) 3261-0555

7dpcapital@pc.sc.gov.br

08ª Delegacia de Polícia da Capital

Rodovia SC 403 n, 5230 – Ingleses

(48) 3369-3090

8dpcapital@pc.sc.gov.br

10ª Delegacia de Polícia da Capital

Rua Crisógono Vieira da Cruz, s/n, ao lado do TILAG – Lagoa da Conceição

(48) 3665-4960 / (48) 3665-4961

10dpcapital@pc.sc.gov.br

Academia da Polícia Civil – ACADEPOL

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 209 – Canasvieiras

(48) 3261-0500

acadepol@pc.sc.gov.br

Central de Plantão Policial da Capital

Rua Lauro Linhares, 208 – Trindade

(48) 3665-6455

cppcapital@pc.sc.gov.br

Central de Plantão Policial – Norte da Ilha

Rodovia SC 403, 5230 – Ingleses

(48) 3369-6769 / 3369-6822

cppilhanorte@pc.sc.gov.br

Corregedoria Geral da Polícia Civil – CGPC

Rua Bento Gonçalves, 193 – Centro

(48) 3952-6100

corregedoria@pc.sc.gov.br

COPE – Coordenadoria de Operações Policiais Especiais

Rua Aterro Baia Sul, s/n – Centro

(48) 3665-5588

e-mail: cope@pc.sc.gov.br

Delegacia de Combate às Drogas – DECOD

Av. Osmar Cunha, 263 – 4º andar – Centro

(48) 3251-5200 / 3251-5221

decod@pc.sc.gov.br

Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas – DPPD

Av. Osmar Cunha, 263 – Térreo – Centro

(48) 3665-5595

desaparecidos@pc.sc.gov.br

Delegacia de Proteção ao Turista

Av. Paulo Fontes, 1101 – Anexo ao Terminal Rodoviário Rita Maria – Centro

(48) 3665-5723

e-mail: dptur@pc.sc.gov.br

Delegacia de Homicídios da Capital

Av. Osmar Cunha, 263 – Centro

(48) 3251-5233 ou 3251-5234

dphomicidios@pc.sc.gov.br

Delegacia de Repressão a Roubos – DRR

Av. Mauro Ramos, 1264 – Centro

(48) 3333-8614 / 3225-3681 / 3223-6918

drr@pc.sc.gov.br

Diretoria Estadual de Investigações Criminais – DEIC

Rua Tijucas, nº 92 – Balneário Estreito

(48) 3281-4200

deic@pc.sc.gov.br

Diretoria de Inteligência da Polícia Civil – DIPC

Rua Felipe Schmidt, 755 – Centro – Edif. Embaixador

(48) 3664-2230

dipc@pc.sc.gov.br

Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis – DPGF

Rua Felipe Schmidt, 755 – Centro – Edif. Embaixador

(48) 3664-2304 / 3664-2305

dpgf@pc.sc.gov.br

Subdelegacia Aeroporto Florianópolis

Av. Diomicio Freitas, 3393 – Aeroporto Internacional Hercilio Luz – Careanos

(48) 3665-5726

dpaeroporto@pc.sc.gov.br

Subdelegacia Ribeirão da Ilha

Rodovia Baldicero Filomeno, 7820 – Bairro Ribeirão da Ilha

(48) 36655741

subdpribeiraodailha@pc.sc.gov.br

Polinter

Avenida Mauro Ramos,1264 – Centro

(48) 3228-3886 / 3324-0296 / 3324-0295 / 3228-4616

polinter@pc.sc.gov.br

 

Saúde

Posto de Saúde Sapé

Trav. Valdemar Osmar Herman, 82 – Jardim Atlântico – Florianópolis

Fone: (48) 3240-6602

Posto de Saúde Barra da Lagoa

Rua Altamiro Barcelos Dutra, 569 – Barra da Lagoa – Florianópolis

Fone: (48) 3232-3302

Posto de Saúde Abraão

Rua João Meirelles, s/n – Abraão – Florianópolis

Fone: (48) 3249-5844

Posto de Saúde Saco dos Limões

Rua Aldo Alves, s/n – Saco dos Limões – Florianópolis

Fone: (48) 3333-6797

Posto de Saúde Cachoeira do Bom Jesus

Rua Leonel Pereira, 273 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis

Fone: (48) 3284-6045

Posto de Saúde Costeira do Pirajubaé

Rua João Câncio Jacques, 1461 – Costeira do Pirajubaé – Florianópolis

Fone: (48) 3226-3333

Posto de Saúde Ingleses

Travessa dos Imigrantes, 135 – Ingleses – Florianópolis

Fone: (48) 3269-2100

Posto de Saúde Armação

Rod. Francisco Thomaz dos Santos, 6074 – Centro – Florianópolis

Fone: (48) 3389-5014

Posto de Saúde João Paulo

Rod. João Paulo, 1268 – João Paulo – Florianópolis

Fone: (48) 3238-1393

Posto de Saúde Mont Serrat

Rua General Nestor Passos, 226 – Centro – Florianópolis

Fone: (48) 3223-7816

Posto de Saúde Carianos

Rua Vereador Osvaldo Bittercourt, s/n – Carianos – Florianópolis

Fone: (48) 3338-1125

Posto de Saúde Rio Tavares

Silvio Lopes de Araujo, s/n – Rio Tavares – Florianópolis

Fone: (48) 3232-6118

Posto de Saúde Vila Aparecida

Rua Fermino Costa, 284 – Capoeiras – Florianópolis

Fone: (48) 3244-6724

Posto de Saúde Fazenda do Rio Tavares

Rodovia Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga, s/n – Rio Tavares – Florianópolis

Fone: (48) 3233-4347

Posto de Saúde Ponta das Canas

Rua Alcides Bonatellii, 462 – Ponta das Canas – Florianópolis

Fone: (48) 3284-1337

Posto de Saúde Prainha

Rua Silva Jardim, 621 – Centro – Florianópolis

Fone: (48) 3225-7647

Posto de Saúde Campeche

Av. Pequeno Príncipe, 1714 – Campeche – Florianópolis

Fone: (48) 3237-4524

Posto de Saúde Pantanal

Rua Deputado Edu Vieira, 968 – Pantanal – Florianópolis

Fone: (48) 3237-9013

Posto de Saúde Vargem Pequena

Est. Manoel Leoncio de Souza Brito, 1235 – Vargem Pequena – Florianópolis

Fone: (48) 3269-5898

Posto de Saúde Trindade

Conf. Henrique da Silva Fontes c/ Odilon Fer., 6000 – Trindade – Florianópolis

Fone: (48) 3234-9577

Posto de Saúde Pântano do Sul

Rua Abelardo Otacílio Gomes, s/n – Pântano do Sul

Fone: (48) 3389-2840

Posto de Saúde Santo Antônio de Lisboa

Rua Nilta Franzoni Veiga, s/n – Santo Antônio de Lisboa

Fone: (48) 3235-1176

Posto de Saúde Morro das Pedras

Rod. SC-406, 1685 – Campeche

Fone: (48) 3237-9013

Posto de Saúde Rio Vermelho

Rod. João Gualberto Soares, 1099 – Rio Vermelho

(48) 3269-7100

Posto de Saúde Lagoa da Conceição

Rua Pacheco da Costa, 255 – Lagoa da Conceição

Fone: (48) 3232-0639

Unimed Trindade

Rua Iracema Nunes da Silva, 60 – Trindade

(48) 3239-3400

Hospital de Guarnição do Exército

Rua Silva Jardim, 441 – Centro

(48) 3025-4814

Unimed Centro

Rua Madalena Barbi, 204 – Centro

(48) 3216-8222

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Sul da Ilha

Rodovia SC-405, 682 – Rio Tavares

(48) 3239-1701

Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed

Rua Madalena Barbi, 204 – Centro

(48) 3216-8222

Hospital Comandante Lara Ribas (Polícia Militar)

Rua Major Costa, 221 – Centro

(48) 3229-6500

Hospital Nereu Ramos

Rua Rui Barbosa, 800 – Agronômica

(48) 3216-9300

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Norte da Ilha

Rua Francisco Faustino Moraes, 862 – Canasvieiras

(48) 3261-0600

Hospital de Caridade

Rua Menino Deus, 376 – Centro

(48) 3221-7500

Hospital Regional de São José

Rua Adolfo Donato da Silva, s/n – Praia Comprida

(48) 3271-9000

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU)

Rua Profª Maria Flora Pausewang, s/n – Trindade

(48) 3721-9100

Consultório de Fisioterapia Dermato-Funcional

Avenida Madre Benvenuta, 1636 – Santa Mônica

(48) 3334-7269

Hospital Colônia Santana

Estrada Geral São Pedro – Colônia Santana – São José

(48) 3214-8000

Unimed Kobrasol 

Rua Lídio Antônio de Matos, 362 – Kobrasol – São José

(48) 3381-8300

Hospital Florianópolis

Rua Santa Rita de Cássia, 1665 – Estreito

(48) 3271-1500

Maternidade Carmela Dutra

Rua Irmã Benwarda, 208 – Centro

(48) 3251-7500

Hospital Infantil Joana de Gusmão

Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica

(48) 3251-9000

Hospital Governador Celso Ramos

Rua Irmã Benwarda, s/n – Centro

(48) 3251-7000

Maternidade Carlos Correa

Av. Hercilio Luz, 1302 – Centro

(48) 3224-3099

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago – UFSC

Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/n – Trindade

(48) 3721-9100

Hospital Infantil Joana de Gusmão

Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica

(48) 3251-9000

 

Transporte

Rodoviária Florianópolis

(48) 3212-3100 / 3212-3212

Aeroporto Florianópolis

(48) 3331-4000

 

Atendimento ao Turista

Portal Turístico

(48) 3348-9439

Central de Atendimento ao Turista

(48) 3212-6328

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 15 de outubro de 2015

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.