O roteiro do colarinho branco

No interior de Santa Catarina, você poderá curtir passeios por cervejarias artesanais. São onze delas em cidades com jeitão de Alemanha.

Se você acha que o culto à cerveja em Santa Catarina se resume à Oktoberfest, então, prepare-se para uma boa surpresa. No Vale do Itajaí, a adoração pelas loiras geladas vai muito além dos famosos dezoito dias de festa. Nos últimos anos, as microcervejarias artesanais viraram moda e já são atração turística o ano todo, em lugares como Brusque, Pomerode e Gaspar. Existem até roteiros oferecidos por agências de viagens para quem quer conhecer essas cidades e degustar suas bebidas. O centro de tudo é Blumenau, “a capital brasileira da cerveja”, como muitos já a apelidaram. A cidade tem até mesmo o Museu da Cerveja, que recebe cerca de 2500 visitantes por mês. Aqui você aprecia relíquias dos séculos 19 e 20, que vão desde românticas fotos de cervejarias antigas até máquinas raras, originárias de fábricas extintas como a Feldmann, fundada em 1898.

O tour pela Eisenbahn dura meia hora e termina no bar da própria cervejaria, onde há petiscos — prove o bolinho de mandioquinha recheado com calabresa! — e música ao vivo, com os conjuntos mais famosos da Oktoberfest. Na visita, pode-se testemunhar o intricado processo de produção, desde a moagem e o cozimento do malte até o engarrafamento, além de saborear um copo de chope tirado diretamente da fonte, fresquinho, fresquinho. Quem recebe os alegres visitantes é o alemão Gerhard Beutling. Formado em uma das mais conceituadas escolas de mestre cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha, ele trabalhou 25 anos na Brahma, antes de participar da concepção da Eisenbahn.

Confira abaixo as cervejarias artesanais:

Cervejaria Bierland
Quando começou a produzir em 2003, a Bierland investiu no que há de mais moderno em equipamentos para produção de cerveja e hoje produz 60 mil litros/mês. Paredes de vidro separam a fábrica do bar, que fica anexo à fábrica. Assim os visitantes podem acompanhar o processo de fabricação enquanto degustam os sabores da cervejas das variedades Pilsen, Bock e Weiben.
Horário de visitação à fábrica: de 3a a sábado, horário conforme agendamento prévio.
Atendimento do bar: 3ª a 6ª das 16:30h às 0h. Sábados das 10h às 0h. Domingos e feriados fechado.
Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central – Blumenau – SC
Tel: (47) 3337-3100
www.bierland.com.br

Cervejaria Eisenbahn
Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada universidade de cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo metodo champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.
Horário: Visitação à fábrica: de 2ª a sábado das 14h às 19h, sendo de 1h em 1h, (sujeito a alteração conforme o processo de produção), tendo um intervalo das 17h às 18h. Visitação apenas com agendamento antecipado pelo telefone (47) 3488-7307 de 2ª a 6ª das 11:30h às 19:30h com Luciana.
Valor: R$ 5,00 por pessoa
Atendimento do bar: de 2ª a 6ª a partir das 16h as 0h. Sábados 10h a 0h. Domingos e feriados fechado.
Endereço: Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach – Blumenau – SC
Tel: (47) 3488-7371
www.eisenbahn.com.br

Cervejaria Wunder Bier
Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes 2 tipos de chopes: o Wunder Lager e o Lager Hell (filtrado). Ambos mantém as características do pilsen primitivo de origem, o que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso. O ambiente interno foi projetado para você ver o processo de fabricação dos produtos, acompanhado de variado cardápio.
Horário de visitação: somente com agendamento.
Atendimento do bar: de 3ª a domingo a partir das 17h às 0h.
Idade mínima: não tem (menores somente acompanhados por responsáveis)
Endereço: Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza – Blumenau – SC
Tel: (47) 3339-0001

Cervejaria Borck
Cervejaria com legítima tradição alemã, que encontrou na vocação de Brunhard Borck espaço para, em 1996, concretizar um sonho, no município de Timbó. Sua fórmula original é resultado de pesquisas minuciosas envolvendo equipamentos modernos, tecnologia de última geração e matérias-primas importadas. A Borck produz uma cerveja diferenciada: a tipo Pilsen, mais pura e Borck. É a cervejaria mais antiga da região.
Endereço: Rua Pomeranos, nº 1963, bairro Pomeranos – Timbó – SC
Fone: (47) 3382-0587
Horário: Visitação à fábrica aos sábados das 8h as 12h com prévio agendamento.
Atendimento do Bar de 3ª a 6ª das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.
www.borck.com.br

Cervejaria Heimat
Imigrante alemão, Paul Nuber trouxe em 1932 de sua cidade natal na Alemanha, Lindau, a sua receita de cerveja artesanal. Seus amigos traziam os ingredientes da Europa e a cevada era maltada. A receita passou de pai para filho, mas depois que Paul morreu, ela ficou esquecida. Com o surgimento das cervejarias na região, Georg Nuber, neto de Paul, decidiu resgatar o ensinamento deixado pelo avô e oferecê-lo ao público. Em março de 2005 surge a Heimat, que quer dizer “terra natal”. Produz o chope tipo Pilsen e Bock.
Horário: Visitação à fábrica: a cervejaria recebe visitas no horário comercial
Atendimento do bar das 8h às 12h e das 13:30h às 18h de segunda a sexta e aos sábados das 8 às 12h.
Endereço: Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 1498 – Bairro Tapagós – Indaial – SC.
Tel. (47) 3333-1793
www.choppheimat.com.br

Cervejaria Konigs Bier
Inaugurada em 2007, após quatro anos de planejamento e pesquisa em tecnologia e matérias-primas, localiza-se em uma construção que lembra as edificações enxaimel e contém grandes áreas envidraçadas. Königs Bier significa “cerveja do rei”. É uma homenagem aos reis do tiro e às sociedades de tiro que preservam esta antiga tradição alemã, apresentando às novas gerações de Jaraguá do Sul o espírito festivo trazido pelos colonizadores alemães quando chegaram à cidade. A Königs Bier oferece aos seus clientes o chope Pilsen (não filtrado), Pilsen Fest (mais leve, ideal para festividades) e o Bock (sabor levemente adocicado). Produz seus chopes de acordo com a Reinheitsgebot (lei de pureza alemã), promulgada pelo Duque da Baviera em 1516, são feitos com água, malte, lúpulo e sem conservantes, o que garante o frescor e o sabor original dos chopes Königs Bier. É a única cervejaria de Jaraguá do Sul.
Horário de visitação à fábrica: a cervejaria recebe visitas na fábrica, sob consulta, de 2ª a 6ª das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Atendimento do bar: 5ª 6ª das 17h às 22h e aos sabádos das 8h às 12h.
Endereço: Rua Erich Sprung, 215 – Água Verde Jaraguá do Sul – SC.
Tel. (47) 3333-1793
www.konigsbier.com.br

Cervejaria Zehn Bier
Cervejaria ZeHn Bier foi fundada em 2003 pela família Zen, uma das mais tradicionais de Brusque. No início das atividades, a vontade era produzir um chope único que fosse apreciado por seguir rigorosamente as tradições germânicas. Oferece três versões – Pilsen, Bock e Porter. O chope ZeHn Bier é resultado de quem entende tanto de beber como de fazer chope.
Horário: visitação à fábrica: 2ª à 6ª a partir das 9h e a partir das 14h.
Atendimento do bar: de 2ª a sábado a partir das 17h.
Idade mínima: não tem (menores somente acompanhados por responsáveis)
Endereço: Rua Benjamin Constant, 24 – Brusque – SC
Tel: (47) 3351-6685 ou pelo email: atendimento@zehnbier.com.br
www.zehnbier.com.br

Cervejaria Schornstein
A construção preservou a chaminé que dá nome à cervejaria. Inaugurada em 8 de junho de 2006, a cervejaria Schornstein chegou para reforçar ainda mais a tradição e estilo germânico do município de Pomerode. Além de produzir diversos tipos de chope, a Schornstein veio para ser mais uma opção de entretenimento para os pomerodenses e moradores das cidades vizinhas, além de nova atração turística para os visitantes. Em bar anexo, oferece quatro opções do líquido precioso, todas de baixa fermentação: o Pilsen Natural (não filtrado), o Pilsen Cristal e o Pilsen Fest (mais leve) e o Bock (com um sabor levemente adocicado). Os três primeiros com teor alcoólico de 4,5% e o último, um pouco mais alto, 7,5%, uma bela opção para enfrentar o inverno da região. Horário: visitação à fábrica: Agendamentos prévios no horário comercial de 2ª a 6ª das 8h as 18h pelos telefones (47) 3399.2058/9153.2232
Atendimento do bar: de 4ª à 6ª, a partir das 18h, aos sábados e domingos a partir das 11:30h. Nas segundas e terças o bar permanece fechado ao público, porém recebemos visitas de grupos pré-agendados.
Endereço: Rua Hermann Weege, 60 (ao lado do Zôo) – Pomerode – SC.
Tel. (47) 3387-6655.
www.schornstein.com.br

Cervejaria Opa Bier
A Opa Bier foi fundada em fevereiro de 2006 para resgatar a tradição joinvilense de produzir cervejas de qualidade incontestável. É uma homenagem aos primeiros colonizadores de Joinville, que encontraram água pura para a produção de cerveja e aos cervejeiros que por muito tempo, deram fama à Joinville fabricando a melhor cerveja do Brasil. Elaborando um chopp de alta qualidade que segue a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot), e cervejas artesanais, elaborados com maltes e lúpulos selecionados especialmente desenvolvidos para agradar paladares exigentes. Disponíveis em garrafas de 355ml e 600ml, as cervejas estão disponíveis em cinco versões: Pale Ale, Porter, Weizen, Pilsen e Sem Álcool. O chopp, na versão Pilsen, também é oferecido em lata de 5 litros e em barris de 10, 15, 20, 30 e 50 litros.
Horário: visitação à fábrica de 3ª a 6ª, das 10h às 11h e das 16h às 17h e aos sábados das 10h as 11h.
Endereço: Rua Dona Francisca, 11.560, Pirabeiraba – Joinville – SC
Tel. (47) 3435-4707
www.opabier.com.br

Cervejaria Das Bier
A começar pelo nome – Das Bier, simplesmente cerveja, em alemão – a única cervejaria de Gaspar, localizada no bairro Belchior Alto, foi inaugurada em 2006 e teve como inspiração o incentivo à cultura alemã trazida pelo pioneiro da comunidade, de quem a família Schmitt, que lidera o empreendimento, é descendente. A Das Bier oferece os chopes Pilsen (claro) e Braunes Ale (escuro) numa edificação de estilo arrojado, que une ambiente superior, com moderno bar coberto e deck com vista para um belíssimo vale. Belchior Alto fica a 15km do centro de Blumenau.
Horário: visitação à fábrica: no mesmo horário do bar.
Atendimento do bar: de 4ª a 6ª a partir das 17h e aos sábados e domingos apartir das 15 horas.
R. Bonifácio Haendchen, 5311 – Gaspar – SC
Tel: (47) 3397-8600
www.dasbier.com.br

Cervejaria Saint Bier
A cervejaria está situada na cidade mais alemã do sul de Santa Catarina, Forquilhinha. Aqui se produz chopes e cervejas com ingredientes importados, obtendo assim, o delicioso sabor do “Puro Malte”. Além do carinho com que é feito o produto, pode-se verificar a qualidade, visitando a cervejaria. Mesmo utilizando tecnologia, preservamos o método de produção artesanal para garantir o valioso sabor “Premium” deste líquido precioso.
Horário de visitação à fábrica: 2ª a sabádo horário comercial. Outros horário, sob consulta.
Atendimento do Bar: 4ª a 6ª das 17h as 0hrs sabados e domingos das 11h às 0 horas.
Endereço: Av. 25 de Julho, 1303 – Vila Lourdes – Forquilhinha – SC
Tel: (48) 3463-3400
contato@saintbier.com
www.saintbier.com

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 25 de outubro de 2010

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.