Pomerode: A cidade mais alemã do Brasil

Pomerode – Santa Catarina – Brasil

Um pouco da história de Pomerode

A região onde hoje se situa o município de Pomerode fazia parte da Colônia Blumenau. Em 1963 os imigrantes da Pomerânia (Pommernland) iniciaram a ocupação dos primeiros lotes ao longo do Rio do Testo, em terras que hoje fazem parte de Pomerode. As adversidades enfrentadas e o isolamento reforçaram a solidariedade entre os colonos, que trabalhavam em mutirão para desbravar a mata e construir pontes e abrigos. Com isso, formaram uma sociedade coesa com fortes laços culturais. Aos poucos surgiram pequenos núcleos compostos por uma escola, uma igreja e uma sociedade de atiradores. O comércio começou a ser estabelecido e surgiu a primeira indústria.

A vida política inicia oficialmente em 1934, com a instalação do Distrito de Rio do Testo, e em 1959 dá-se a emancipação político-administrativa do município.

A economia, que no início da colonização baseava-se na agricultura e na pecuária, atualmente tem como setor predominante a indústria. Mas o maior destaque de Pomerode é o turismo, atividade econômica que envolve a administração municipal e o empresariado local.

 

Pomerode - Portal de entrada da cidade

Pomerode – Portal de entrada da cidade

A cidade mais alemã do Brasil

Localizada no Médio Vale do Itajaí-Açú, Pomerode é uma pequena cidade com pouco mais de 25 mil habitantes. Tranquila e charmosa,  é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de 140 anos, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos da Pomerania.

A educação e a economia são grandes destaques deste município emancipado da vizinha Blumenau desde 1959. Segundo o IBGE, Pomerode desfruta do índice invejável de alfabetização de 98,2% dos munícipes e ocupa o 10° lugar no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Santa Catarina. A diversificação da indústria, que varia entre os parques têxtil, metal-mecânico, moveleiro e plástico, garante empregos e qualidade de vida aos cidadãos do município.

Além da dedicação ao trabalho e à fé religiosa, a herança da cultura germânica é vista na arquitetura de casas e ruas de Pomerode. O maior acervo de construções em enxaimel fora da Alemanha encontra-se em Pomerode, cerca de 300 edificações. Destas, cerca de 50 encontram-se me Testo Alto e constituem a Rota do Enxaimel.

Para fascinar ainda mais turistas e moradores, a cidade exibe grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 sociedades e clubes de caça e tiro, que surpreendem a todos com festas singulares. Anualmente, na segunda quinzena de janeiro, a Festa Pomerana alegra o povo pomerodense e os milhares de turistas que vêm de todo país e inclusive do exterior para festejar a cultura alemã.

Em termos de lazer, a cidade é o destino perfeito para quem busca tranqüilidade e contato com a natureza. O Zôo Pomerode, o primeiro zoológico do Estado e o terceiro do país, abriga hoje mais de 1.200 animais e é uma divertida opção durante o ano inteiro. Os museus também são ótimos destinos culturais, onde se pode conhecer mais sobre a história e costumes do povo pomerodense.

Pomerode se destaca por ser o maior pólo gastronômico da região, conhecida como “Vale Europeu”. O ambiente acolhedor dos restaurantes convida o visitante a apreciar o sabor de pratos típicos, como o marreco recheado, Kassler (bisteca de proco), Eisben (joelho de porco), entre outras delícias da culinária alemã e mundial. As confeitarias são um capítulo à parte, oferecendo irresistíveis tipos de pães, cucas, bolachas, doces e tortas.

Tudo isso evidencia a forma com que o povo desta ‘vila européia’ preserva as tradições e patrimônio local, zelando pela construção de um município próspero e acolhedor que faz por merecer o título de “Cidade mais Alemã do Brasil”.

Atrativos turísticos, feiras e eventos

ROTA DO ENXAIMEL
Pomerode dispõe da maior concentração de casas enxaimel existentes fora da Alemanha. A maioria delas pode ser apreciada na Rota do Enxaimel, roteiro turístico com sinalização bilíngüe (português e alemão) localizado no bairro de Testo Alto. São 50 edificações construídas no período da colonização, distribuídas nos cerca de 16km.

CICLOTURISMO VALE EUROPEU
O circuito Vale Europeu é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 300 km de estradas de terra tranqüilas e agradáveis, passando pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.
O roteiro possui um trajeto rico em natureza e cultura e, ao mesmo tempo, conta com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranqüilidade.
Pelo caminho, o cicloturista pode observar a arquitetura enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana e entrar em contato com o modo simples e tranqüilo das pessoas da região.
A viagem no circuito completo pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias ou mais para que se desfrute o máximo possível do trajeto.

PORTAL SUL
Símbolo da cidade, o Portal Turístico Jorge Lacerda (Portal Sul), foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode.
É uma autêntica construção enxaimel que foi inaugurada em 18 de maio de 1991. Em suas instalações funcionam a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, o Centro de Informações Turísticas e a Associação dos Artistas e Artesãos de Pomerode, com comércio de artesanato local.

PORTAL NORTE
O Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege foi inaugurado no ano 2000, em comemoração aos 41 anos de emancipação política de Pomerode e aos 25 anos das Malhas Malwee. Ele foi construído em homenagem aos imigrantes e colonizadores que fundaram Pomerode. A construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945 (após a Segunda Guerra Mundial, Stettin foi integrada à Alemanha Oriental e atualmente faz parte da Polônia).

MUSEUS
Uma boa opção de lazer em Pomerode são os Museus, que contam um pouco da história da colonização através de peças preservadas ao longo dos anos. São quatro museus:

Museu Casa do Escultor: O Museu Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann está localizado na residência do escultor homônimo e foi transformada em museu logo após a sua morte, em 1992. São diversas peças talhadas em madeira cujo principal motivo são figuras do cotidiano como lavradores, pescadores, cavalos e mulheres, além de pinturas a óleo, aquarelas e moldes em barro e porcelana feitos pelo artista.

Museu Casa do Imigrante: É parte do patrimônio deixado pelo imigrante pomerano Carl Weege, que se fixou em Pomerode na região onde hoje se localiza o bairro Pomerode Fundos. Reconstruído com autêntica construção enxaimel e decoração típica da colonização alemã, o local conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.
Museu do Marceneiro: Conta a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua em Pomerode desde a década de 50. O museu contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria.
Museu Pomerano: Abriga artefatos de diferentes períodos da história de Pomerode, a partir da chegada dos imigrantes europeus. São mais de 1.200 peças, sendo que a maior parte do acervo foi adquirida pelo colecionador Egon Tiedt, que desde 1982 expunha os objetos em um museu particular. Atualmente o museu está aos cuidados da Prefeitura Municipal, que mantém vivo o ideal de Tiedt. O Museu Pomerano foi o primeiro espaço entregue do conjunto que abrigará o Centro Cultural.

JARDIM ZOOLÓGICO
Em funcionamento desde 1932, o Zoológico de Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Mantido pela Fundação Hermann Weege, abriga cerca de 210 espécies, totalizando mais de 1.200 animais. Entre as atrações estão elefantes, zebras e girafas. É um espaço de integração entre homens, animais e natureza e preservação de espécies ameaçadas de extinção.

PROPRIEDADE RURAL
A área de 750.000m2 conta com piscina, cavalgadas, passeios de charrete, quadras poliesportivas, sala de jogos, trilha para caminhada, cachoeira, lagoas e muito mais. Mantida em pleno funcionamento, a estrutura na Pousada Rural Mundo Antigo mostra o modo de vida dos imigrantes alemães.

COMPRAS
Em Pomerode o turista pode levar de lembrança o artesanato local, encontrado em diversas lojas da cidade, além de adquirir os embutidos coloniais, chocolates, produtos têxteis, porcelanas, cristais e outros produtos. Opções não faltam para escolher artigos que tornem seu passeio inesquecível.

DIVERSÃO AO AR LIVRE
É possível embarcar em um agradável passeio de charrete pelo centro da cidade e, para os mais ousados, praticar o voo livre. Há também percursos para mochileiros e cicloturistas.

FESTA POMERANA
Realizada no mês de Janeiro, desde 1984, é um evento onde se destaca a cultura alemã por meio de apresentações de danças folclóricas, músicas típicas, gastronomia, concursos culinários e competições. Durante 10 dias a Festa Pomerana retrata as tradições presentes no cotidiano da cidade mais alemã do Brasil. Os pavilhões se enchem de muito chope e animação, trazendo a alegria das danças folclóricas, o ritmo das bandinhas, a força dos clubes de caça e tiro e os sabores da farta gastronomia alemã. O grande sucesso da Festa Pomerana está no jeitinho familiar e aconchegante do evento, que conquista por sua beleza e autenticidade.

OSTERFEST – A FESTA DE PÁSCOA
Pomerode, conhecida por sua forte religiosidade, celebra a Páscoa de forma fiel às tradições. A Osterfest acontece nos finais de semana que antecedem a Páscoa, na Praça Jorge Lacerda, no centro de Pomerode. Entre as atrações estão a Casa de Curiosidades que explica as tradições seguidas até os dias de hoje, a aconchegante Casa do Coelho, com coelhinhos de verdade que encantam a criançada, além da já tradicional feira de artesanato de Páscoa. Adultos divertem-se na oficina de artesanato e as crianças podem pintar ovinhos e brincar a vontade! Para finalizar, um concurso de pintura de ovos de Páscoa entre os estudantes do município.

POMERODER WINTERFEST
No mês de julho, Pomerode aposta na chegada do frio e realiza o Pomeroder Winterfest, um aconchegante festival com todo o charme das tradições germânicas. As atividades durante todo o mês de julho incluem atrações dos Clubes de Caça e Tiro,  feira de antiguidades, o Wintermarkt (feira de artesanato), o Festival Gastronômico e o Festival de Bandas e Bandinhas. É sem dúvida um ótimo período para conhecer e deliciar-se com a Cidade mais Alemã do Brasil.

FESTIVAL DE BANDAS, BANDINHAS E CONJUNTOS MUSICAIS
É há quatro décadas a vitrine para os talentos da música de toda a região. Músicos que sabem transmitir a essência da cultura regional têm lugar cativo na programação. O festival acontece no mês de julho, durante o Pomeroder Winterfest.

FESTIVAL GASTRONÔMICO
Acontece no final do mês de julho e início de agosto, no Pomeroder Winterfest, têm ambientes variados, pratos típicos regionais e de outros países. Conhecido como pólo gastronômico do Vale Europeu Catarinense, Pomerode possui uma variedade de empreendimentos no setor gastronômico. O festival é realizado em uma parceria destes empreendimentos e da Secretaria de Turismo, Cultura  e Esporte.

FEIRAS TEMÁTICAS
As feiras de artesanato são tradicionais em Pomerode. Existem quatro feiras temáticas no calendário oficial da cidade, com exposição e venda de artesanato típico, objetos decorativos, doces, conservas, alimentos embutidos e produtos locais:

Ostermarkt (Feira de Pácoa): Acontece durante a Osterfest. A feira que contempla artesanato típico de Páscoa tem também apresentações culturais, gastronomia e recreação.

Wintermarkt (Feira de Inverno): Venda e exposição de artesanato típico, objetos decorativos, doces, conservas e alimentos embutidos, com música ao vivo e apresentações culturais. Acontece no mês de julho durante o festival Pomeroder Winterfest.

Oktobermarkt (Feira de Outubro): Venda e exposição de artesanato típico, objetos decorativos, doces, conservas, alimentos embutidos e produtos locais. Realizada durante o período das festas de outubro do Vale do Itajaí.

Adventsmarkt (Feira de Natal): Feira de Artesanato Natalino. Venda de produtos típicos regionais e artigos para decoração, nos finais de semana que antecedem o Natal.

Fonte: Assessora de Comunicação da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte – Vivian Althoff

Guias de Viagem e Turismo de Santa Catarina: 

Santa Catarina | Florianópolis | Balneário Camboriú | Bombinhas | Itapema | Porto Belo | Garopaba |

Itajaí | Laguna | Imbituba | São Francisco | Governador Celso Ramos | Palhoça | Piçarras | Barra Velha |
 

TOP 20 de passeios Imperdíveis na sua viagem para Santa Catarina:

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 14 de junho de 2010

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.