Turismo Religioso em Santa Catarina

Turismo Religioso em Santa Catarina


Santuário Santa Paulina – Nova Trento
Localizado em Nova Trento, a 75 Km de Florianópolis, no Vale Europeu.

Informações:
Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição.  
Fone: (47) 3267-3030
Site: http://www.santuariosantapaulina.org.br/

“Capital Catarinense do Turismo Religioso” , aprovada através da Lei n° 15.184 de 01/07/2010. Nova Trento destaca-se por possuir dois santuários: o Santuário Santa Paulina e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.
Nova Trento é a melhor opção para quem procura o turismo religioso.
Mas foi a canonização de Santa Paulina que tornou Nova Trento mundialmente famosa – por ser a primeira Santa do Brasil e a primeira de sua cidade de origem, Vígolo Vattaro, na Itália. Ela veio na primeira leva de imigrantes e viveu praticamente toda a sua vida na cidade, na localidade batizada de Vígolo, a 6 quilômetros do centro. Todos os meses, mais de 30.000 visitantes vão a Nova Trento, e especialmente a Vígolo, para rezar a Santa Paulina e agradecer por graças alcançadas.

Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro – Nova Trento

Informações:
Santuário do Bom Socorro
Fone: (48) 9153-9400.

Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, construído entre 1899 e 1912.
O Santuário está localizado no Morro da Cruz, a 525 metros de altura. Lá, uma exuberante estátua em bronze de Nossa Senhora do Bom Socorro, doada pela Família Imperial da França e carregada pelos colonizadores até o alto do morro, recepciona os visitantes. Em cima da igreja um mirante possibilita uma visão panorâmica de todo o Vale do Rio Tijucas até seu encontro com o mar. Vale a pena também visitar a Igreja Matriz no centro da cidade, o Calvário no bairro de Trinta Réis e a Capela Santa Ágata, primeira igreja construída no município. Espalhada pelos bairros, Nova Trento conta ainda com mais de 40 oratórios de capelinhas.

Santuário Nossa Senhora do Caravaggio – Brusque
Localizado a 3 Km de Brusque no Vale Europeu.

Informações:
Paróquia de Azambuja
Fone: (47) 3351-0066
Santuário de Azambuja
Fone: (47) 3351-0066
Museu Arquidiocesano Dom Joaquim

O santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, situado no Vale de Azambuja, em Brusque, é ponto de parada obrigatória de turistas de todo o Brasil, que pagam promessas e fazem pedidos à Santa ou apenas querem conhecer o local.
Azambuja se tornou um centro de peregrinações a partir de abril de 1887 quando a capela recebeu a bênção do Padre Marcello Rocchi. crescendo o número de romeiros e vendo a importância espiritual que alcançava o Padre Antônio Eising inicia a construção de uma nova igreja, no mesmo ano em que chega a Brusque, 1982. Ali não se invoca Nossa Senhora de Caravaggio, mas Nossa Senhora de “Azambuja” devido ao Vale de Azambuja, onde está localizado o Santuário.
Procissão do Senhor dos Passos – Florianópolis
Há 24O anos a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina
Um dos momentos emocionantes da Procissão acontece ao sopé da colina do Hospital, quando a imagem do
Senhor Jesus dos Passos faz um giro de 360 graus sobre si mesma, com se despedindo por mais um ano na cidade.   
Ao término da procissão as imagens retornam à capela do Menino Deus do Hospital de Caridade onde no decorrer do ano recebem as visitas, as orações e os pedidos de seus devotos.
Santuário Diocesano da Bem Aventurada Albertina.
São Luiz, município de Imaruí.

Informações:
Paróquia de Imaruí
Fone: (48) 3643-0108
Site:  http://www.beataalbertina.com/

Lugar que vem atraindo fiéis, principalmente jovens, é São Luiz, pequena comunidade em Imaruí, sul do Estado, onde nasceu em 11 de abril de 1919, Albertina Berkenbrock, filha de imigrantes alemães, a jovem foi assassinada aos doze anos de idade ao resistir uma tentativa de estupro. O primeiro sinal de santidade de Albertina ocorreu já no dia de sua morte. Segundo consta, o sangue jorrava de seu pescoço sempre que o agressor, ex-empregado do seu pai, aproximava-se do caixão.

A cerimônia de beatificação foi realizada na Catedral Diocesana de Tubarão no dia 20 de outubro de 2007, porque foi reconhecida pela igreja católica como jovem mártir.
Ela pode vir a ser a primeira Santa genuinamente brasileira, isto é, nascida em território nacional.
 

Santo Antônio dos Anjos da Laguna – Laguna

Informações:
Secretaria Municipal de Turismo (manhã)
Fone:(48) 3646-0533
Canônica: das 08:00 as 11:30 horas e das 14:00 as 17:30 horas

São 16 mil casamentos registrados, mais de 50 bilhetes encontrados por semana pedindo um novo amor, missas para achar objetos perdidos todas as terças feiras com igreja cheia. A fé da população de Laguna ao Santo Antônio dos Anjos transformou-se numa das maiores características da cidade, todos os anos a partir do dia 1º de junho até o dia 13 (data festiva para o santo padroeiro) a cidade vive o carinho pelo santo padroeiro. “É a festa mais tradicional do Sul do Estado”.
No dia da festa a população teve acesso ao pedaço da pele do santo, uma das relíquias pertencentes á igreja.
 

Romaria Penitencial Frei Bruno – Joaçaba

Informações:
Sites: http://www.freibruno.com.br/
         http://www.joacaba.sc.gov.br/
Romaria Penitencial à Frei Bruno: Acontece todos os anos no último sábado do mês de fevereiro. O percursso é realizado a pé pela multidão que vai da Catedral Santa Terezinha ao Cemitério Frei Edgar, onde está sepultado Frei Bruno; na chegada é realizada uma missa.

Locais a serem visitados pelos devotos à Frei Bruno:
Catedral Santa Terezinha
Busto de Frei Bruno (localizado ao lado da Catedral);
Museu Frei Bruno: atende sob agendamento (localiza-se na paróquia da catedral Santa Terezinha);
Túmulo de Frei Bruno – localizado no cemitério Frei Edgar.
O monumento Frei Bruno é o terceiro maior do mundo em altura. Localizado num ponto de alto relevo da cidade, futuramente a estrutura terá o museu num andar, um restaurante panorâmico com vista para  a cidade e um mirante. No último andar será fixado uma escultura da imagem de Frei Bruno, que está sendo feita pelo artista Cláudio da Silva, da cidade de Joaçaba.

Santuário Mariano – Angelina

Informações:
Fone: (48) 3274-1185
Site: http://www.angelina.sc.cnm.org.br/

A linda Gruta de Angelina foi um presente de Frei Zeno Wallbroehl O.F.M..
Frei Zeno (1866-1925) Missionário Franciscano, em suas andanças pelo sul do país, certa vez foi acometido de uma doença grave que o levou à beira da morte. Com muita fé bebia água da gruta de Lourdes (França), o maior Santuário Mariano do mundo, que visitara. Fizera promessa de construir uma gruta a Nossa Senhora se ela lhe devolvesse a saúde.

Numa noite febril viu, em sonho, um local muito lindo, apropriado para uma bela gruta à Virgem mãe de Deus. Já com a saúde restabelecida, com ardor muito grande pôs-se a procura deste lugar nas cercanias de Angelina. Penetrou na mata virgem atrás da Igreja Paroquial. Depois de árdua subida, Frei Zeno exclama entusiasmado: “É aqui! Este é o lugar que vi em sonho!”

À sua frente, entre paredes de rocha, estendia-se um corredor largo e longo, terminando num paredão com 12 metros de altura por onde descia rumorosa cascata.

Congresso Nacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora

Informações:
Escritório central da entidade, à R. Joaquim Nunes, 244, Centro, Camboriú, SC, 88340-000
Site: http://www.gideoes.com.br/
Fone: (47) 3261-3232
 
Evento promovido na última semana de abril de cada ano, o congresso nacional de missões já é tradição para o público evangélico de todo o país e simpatizantes em geral.

É realizado no ginásio municipal de esportes Sen. Irineu Bornhausen e conta com a participação de aproximadamente cento e cinqüenta mil congressistas a cada edição do evento, o que serve para divulgação do nome da cidade e atração de investimentos na forma de turismo religioso.
Gideões Missionários da Última Hora foi fundado em 1980 pelo Pr. Cesino Bernardino, seu atual presidente, tendo como vice-presidente o Pr. Reuel Bernardino. Nosso objetivo é o preparo e envio de missionários para as mais carentes localidades do Brasil e do mundo, com a finalidade única de divulgar o Evangelho de Jesus Cristo, tendo sempre em mente nosso slogan: unindo o Brasil para evangelizar o mundo!

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 11 de dezembro de 2009

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.