MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL, EM FLORIANÓPOLIS

Conhecer Florianópolis e não passar pelo Mercado Público Municipal e como ir a um restaurante chique e não comer a melhor refeição do estabelecimento. O lugar funciona de segunda a sexta-feira sempre das 9h às 19h. Aos sábados ele fechar um pouco mais cedo, das 9h às 12h. Já os bares que compõem o Mercado ficam abertos ao longo de toda até às 22h ou mais. Durante os sábados os bares ficam abertos somente até às 15h ou 16h. Raramente algum proprietário de bar estende esse horário. E um detalhe, eles não abrem aos domingos. Um ou outro abre apenas durante os períodos de alta temporada, no mais, é padrão, portas fechadas bem cedo durante os meios de finais de semana.

Para quem deseja conhecer o Mercado Público Municipal de Florianópolis, ele fica na Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro. O acesso pode ser feito de táxi ou ônibus. Ambos são bastante frequentes pelas redondezas. O motivo dos estabelecimentos fecharem tão cedo é apenas um: fator cultural. O que nas grandes cidades ficam abertos quase 24 horas devido ao grande movimento, em Floripa vai pela contramão. Raramente se avista transeuntes bêbados pelas ruas ou bares lotados madrugada adentro. Daí vem o fato do Mercado Público Municipal fechar suas portas principais tão cedo.

O lugar tem sua história confundida com a própria narrativa de Floripa. Para ter uma breve noção sobre o quanto o Mercado Público Municipal é antigo, ele foi originalmente construído em 1898. Antes disso havia um mercado semelhante que demolido anos antes, local que funcionou por 45 anos a fio. O lugar além de ponto de visita obrigatória para qualquer um que visite Florianópolis é um dos marcos políticos locais. Foi ali onde foram delineadas as diretrizes, as filosofias e as atuações dos primeiros partidos políticos de Santa Catarina. Isso entre os anos de 1791 e 1848.

Antes mesmo da construção do atual prédio do Mercado, já gerava uma luta que vinha sendo levada adiante durante meio século. Uma banda da sociedade catarinense manifestava o desejo de construir o mercado em frente à Matriz,  grupo chamado de barraquistas, e havia parte considerável da sociedade, os judeus, que desejava transportá-lo justamente para onde hoje ele está localizado, na Capitania do Portos. O prédio atual veio com o espaço para os bares e um vão que serve de ponto de encontro tanto para os moradores locais quanto para os vários turistas.

Veja também

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.