PONTOS TURÍSTICOS DE POMERODE

Pomedore, a 32 km de Blumenau em Santa Catarina, possui uma população que ainda fala o dialeto germânico, em sua maioria imigrantes alemães. Entre os pontos turísticos da cidade estão a Rota do Enxaimel, o Museu Pomerano, o Zoológico, o Museu do Marceneiro, a Casa do Imigrante Carl Weege e o Museu Casa do Escultor Erwin Curt Teichman.

Rota do Enxaimel

Esta rota concentra aproximadamente 70 casas ao longo do seu percurso, todas em estilo enxaimel e é considerada a maior concentração deste estilo de construção fora da Alemanha. A paisagem bucólica contribui a ornamentação da Rota do Enxaimel.

É um trecho repleto de pontos turísticos como a Casa Haut, o ateliê de Silvana Pujol que expõe e venda cascas de ovos pintados pela própria artista plástica a mão. Outras curiosidades do percurso são a Confeitaria Multi-Doces, a Casa de Taipa e a Casa Wachholz que é a mais antiga casa enxaimel e por fim a Igreja de Testo Alto que fica junto ao antigo cemitério da cidade. A Rota Enxaimel tem início na Rua Texto Alto. Informações pelos telefones (47) 3387-2627 / 3387-2420.

Museu Pomerano

O Colecionador Egon Tiedt era proprietário da maioria dos itens e os expunha em um museu mantido por ele. Agora o Museu Pomerano expõe as peças de porcelana, metal, couro, tecido e madeira, sob a tutela da Fundação Cultural de Pomerode, ligados assim exclusivamente ao poder público. Estes artefatos reconstroem parte da história da chegada dos imigrantes ao município no século XIX.
Localizado na Rua Hermann Weege, 11, Centro, o Museu funciona em horários diferenciados: as terças e sextas das 10h as 11h30 e de 13h as 16h, nos sábados, domingos e feriados das 10h as 16h.

A entrada custa R$2,00 individual. Grupos, pessoas de 11 a 14 anos e maiores de 60 anos pagam R$1,00. Maiores informações pelo telefone: (47) 3387-0408.

Zoológico de Pomerode

Com mais de 20 mil metros quadrados, o Zoológico Pomerode é o mais antigo em Santa Catarina, sendo o terceiro do Brasil. Abriu suas portas ao público em 1932 e hoje é mantido pela Fundação Hermann Weege. Dentre as mais de 250 espécies estão os famoso casal de leões, os hipopótamos, elefantes, tigres, urso e chimpanzés. Ele também poussi 19 espécies na lista de ameaçadas de extinção, promovendo assim educação ambiental para aproximadamente 65 mil visitantes por ano. Escolas podem agendar visitas com monitores pelo telefone: (47) 3387-2659.

O Zoológico Pomerode funciona diariamente das 08h as 18h, na Rua Hermann Weege, 180, Centro. Mais informações ligue ou acesse: www.zoopomerode.com.br.

 

Museu do Marceneiro

O Museu conta a história da primeira indústria, uma marcenaria. Os Móveis Behling era uma empresa famílias que atuava na cidade desde a década de 50, contrastando o passado e o presente. O Museu do Marceneiro exibe peças e equipamentos da época.
O endereço é Rua Alfredo Hoge, 525, Centro. Ele é aberto de segunda a sexta das 09h as 12 e de 13h as 18h. Aos sábados das 09h as 13h. Fechado aos domingos. Informações pelo telefone: (47) 3387-2073.

Museu Casa do Escultor Erwin Curt Teichman

Imigrante do norte da Alemanha, Erwin Curt Teichman chegou ao Brasil em 1914 ainda criança, onde viveu até sua morte em 1992 com 85 anos de idade. O Museu é a própria casa do escultor, onde estão expostas suas obras, muitas talhadas em madeira e a maioria destas peças eram personagens do dia a dia, lavradores, pescadores, cavalos, operários e peões. Também pode ser vista a exposição de aquarelas e pinturas a óleo e modelagens de porcelana e barro, feitos por Teichman. Esta está situada na Rua XV de novembro, aberta diariamente para visitação das 09h as 17h. Informações: (47) 3387-0282.

Casa do Imigrante Carl Weege

Patrimônio deixado por Carl Weege, o museu foi reconstruído para preservação do estilo enxaimel, sendo totalmente decorado tipicamente como era na colonização alemã. O museu Casa do Imigrante Carl Weege expõe móveis, equipamentos para obtenção de água e transformação de produtos, como a cana-de-açúcar. O funcionamento é de terça a domingo e feriados das 09h as 12h e de 13h as 17h. Informações pelo telefone (47) 3387-2613.
O destino você já conhece Pomerode em Santa Catarina, agora que você ficou por dentro dos pontos turísticos e eventos da cidade, aguardamos a sua visita! Planejamento para férias é muito importante para o sucesso delas, com calma para que nada dê errado. Para isso, procure uma agência de viagens séria que possa lhe ajudar e obter informações de pacotes turísticos.

Veja também

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.