PRAIA DOS NAUFRAGADOS, EM FLORIANÓPOLIS

Dois navios com imigrantes açorianos que partiram de Portugal com destino ao Rio Grande do Sul, em 1753, naufragaram sob uma tempestade nessa região e deram origem ao nome dessa linda praia, no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina. Desse acidente sobreviveram 77 pessoas e a maioria delas ficou morando ali mesmo, como conta a história dessa comunidade.

Com quase 1,5 km de extensão, Naufragados é uma praia de areia grossa e voltada para o mar aberto, o que a faz ter ondas fortes, boas para a prática do surfe e de outros esportes. Apenas no seu canto esquerdo, próximo ao costão, é que o mar é tranquilo, por isso esse é o ponto em que as embarcações atracam e a população local pode pescar.

De infra-estrutura simples, mas boa, a praia oferece ainda local para acampamento e trilhas na mata; não há hotéis ou pousadas na região. Alguns poucos restaurantes oferecem comida caseira e bebidas. A Praia atualmente está na área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro e é pouco frequentada, sendo destino principalmente de ecoturistas que buscam ter contato com a natureza.

As ruínas de um grande farol que foi erguido ali, em 1861, ainda podem ser visitadas; no caminho até o farol, alguns antigos canhões de guerra são encontrados. Em frente à Praia dos Naufragados está a Ilha de Araçatuba, que guarda o Forte de Nossa Senhora, construído em 1742 e que protegia a entrada da barra. Naufragados fica a 42 km de distância do centro de Florianópolis.

Veja também

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.