Roteiro Histórico de Blumenau

Uma das formas de conhecer Blumenau é fazendo um roteiro histórico pela cidade. São 41 atrativos que a cidade oferece como pontos turísticos que contam a sua história de diversas formas passando por bairros antigos e novos, igrejas e museus, e pontos importantes da cidade mais alemã do Brasil.

Catedral São Paulo Apóstolo

Com inauguração datada do ano de 1958, esta igreja foi promovida no ano 2000 a catedral. Diversos mimos envolvem sua fachada como um relógio alemão da década de 30, sinos eletrônicos e belos vitrais que causam lindos efeitos óticos na luz do dia ou da noite. O espaço é aberto a visitação todos os dias.

Praça Dr. Blumenau

A Praça Dr. Blumenau é uma grande homenagem ao fundador da cidade. Fica no centro de Blumenau e é um espaço onde eventualmente são realizadas festas e eventos da cidade. O espaço foi uma doação da família Werner, uma das primeiras moradoras da cidade e traz um lindo mosaico com o retrato do fundador da cidade,Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.

Mausoléu Dr. Blumenau

O fundador da cidade ganhou dois espaços em sua homenagem: a Praça Dr. Blumenau e o Mauseu Dr. Blumenau, local em que os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau estão no momento, bem como a sua família. O local é aberto ao público semanalmente.

Fundação Cultural de Blumenau

O espaço que hoje abriga a Fundação Cultural de Blumenau é importante não apenas pelo seu valor de hoje, mas porque começou com a cidade como sede da Colônia de Blumenau no ano de 1975. Na mesma edificação funcionam a Prefeitura Municipal, o Fórum da cidade e outras repartições judiciais.

Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)

A querida Alameda Duque de Caixas tem um apelido que pode dizer um pouco da rua: Boulevard Wendenburg. Esta foi a primeira via de Blumenau e está sendo usada desde o ano de 1876, quando também foi plantada a primeira Palmeira Imperial da cidade que está de pé até hoje.

Museu da Família Colonial

O Museu da Família Colonial possui a melhor forma de você conhecer como uma família colonial de Blumenau viveu: em uma casa. O espaço em questão deixa em aberto três casas mobiliadas e com artigos da época para mostrar como viviam os primeiros moradores da cidade que incluem itens de casa e pessoais.

Parque Horto-Botânico Edith Gaertner

O Horto Botânico Edith Gaertner é um lindo espaço que fica na mesma área do Museu da Família Colonial, bem no coração da cidade. O visitante pode conhecer um pouco da fauna da cidade que em sua maioria são de plantas de origem alemãs com adaptações para o clima brasileiro.

Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo

A Igreja Evangélica Luterana Espírito Santo fica na Rua Amazonas, de número 119. O espaço traz uma linda estrutura e um anexo com um cemitério que começou a ser usado no ano de 1877 e por isso tem validade histórica e bem querido entre a população local. Museu e igreja são abertos para visitantes.

Praça Hercílio Luz

A Praça Hercílio Luz fica no centro de Blumenau e reúne diversos pontos interessantes para o s turistas. Os visitantes podem aqui encontrar em um mesmo espaço o Monumento Voluntários da Pátria, o Museu da Cerveja, o Marco dos Primeiros Imigrantes, o Museu do Poema de Lindof e ainda curtir no fim da tarde uma deliciosa cerveja artesanal, o melhor cartão postal da cidade.

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Um dos marcos da arquitetura de Blumenal é a Ponte Aldo Pereira de Andrade. A construção data de ano de 1931 e foi toda erguida não apenas com estilo alemão, mas também com material que veio importado direto da Alemanha. Possui ao todo 315 metros de comprimento e 18 metros de altura e serviu como trilha para trens de carga de alimentos por anos.

Praça da Paz

Um dos pontos turísticos bacanas de Blumenau que remete a sua cultura é a Praça da Paz. O espaço começou a receber pessoas em 2006 e tem como atrativo um grande globo de ferro entre um par de mãos, um grande convite para a paz mundial com medida total de dois metros de diâmetro.

Praça Victor Konder

A Praça Victor Konder tem sua abertura ao público no ano de 1928, tornando este um espaço histórico para visitação. O local traz um belo busto de Victor Konder, um dos personagens que fizeram a história de Blumenau. Ela é também chamada de Marco Comemorativo da Independência do Brasil, uma data importante para os imigrantes que cortaram laços com a Alemanha.

Monumento 150 Anos de Blumenau

O Monumento 150 de Blumenau é uma bela homenagem a esta cidade histórica brasileira. Traz uma linda construção com um mapa e pegadas humanas, simbolizando a chegada dos alemães ao final do século XIX para montar a cidade que é uma das mais belas do Brasil. O monumento é feito de ferro e leva a assinatura do artista plástico Evaldo Freygang.

Prefeitura Municipal de Blumenau

A antiga Estação Ferroviária de Blumenau agora sedia a sua prefeitura, uma forma de manter prédios antigos e belos da cidade ainda para serem admirados. Por sua construção ser um dos prédios mais antigos de Blumenau(começou a sediar a prefeitura apenas em 1982) é um dos edifícios mais fotografados da cidade.

Macuca

Macuca é o nome da primeira locomotiva de Blumenau e ainda pode ser vista para visitação. Sua chegada da Alemanha para o Brasil aconteceu em 1908 e por isso não foi destruída, simbolo do crescimento e evolução da cidade. Está em exposição no patio da Prefeitura de Blumenau.

Relógio das Flores

O relógio das flores é um dos pontos mais visitados da cidade também. Ele começou a funcionar no ano de 200 em homenagem aos 150 anos de Blumenau e é o único relógio público do Estado de Santa Catarina. Fica na Rua XV de Novembro, aberto ao público 24 horas.

Teatro Carlos Gomes

O visitante que for a Blumenau também vai encontrar espaços culturais para curtir boas apresentações culturais. Um dos locais é o Teatro Carlos Gomes, um espaço para curtir diversão e cultura que conta com palco giratório e poltronas para 1.170 pessoas. Fica aberto sempre que há espetáculos de dança e apresentações diversas.

Feira de Artesanato

Ir para Blumenau e não trazer uma lembrancinha para amigos e parentes não vale. Pensando nisso é que existe a Feira do Artesanato, um local para levar lembrancinhas para seus amigos na viagem. São mais de 40 artesãos oferecendo seus produtos nos mais diversos preços ee itens variados. O local é um prédio antigo do começo da cidade.

Cemitério dos Gatos

O afeto da sobrinha do fundador de Blumenau gerou a criação do Cemitério dos Gatos, local de grande visitação pela curiosidade da serventia do espaço: pode-se mesmo enterrar gatos por lá, com direito a cortejo fúnebre, como fazia a sobrinha do fundado. Ele fica na região central de Blumenau.

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.