7 Atrações Imperdíveis em Florianópolis

Florianópolis é um dos destinos mais desejados dos últimos tempos. Não é à toa que isso acontece, pois a capital de Santa Catarina possui praias belíssimas e paisagens cinematográficas. E ainda entram na lista as ilhas, lagoa, trilhas e dunas. São todos locais imperdíveis que você não pode deixar de conhecer.

É preciso ver de perto para entender a grandiosidade da Ilha da Magia e perceber o fascínio de seus atrativos. Veja porque esse destino está entre as cidades de melhor qualidade de vida do Brasil e um destino desejado por muitos turistas.

Imagens das belezas naturais de Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagens das belezas naturais de Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

1- Praia de Jurerê

A Praia de Jurerê é a praia mais badalada do momento. Situada ao norte da Ilha, Jurerê conta com atrativos que não terminam ao por do Sol. Não é apenas a beleza do mar azul, nem a paisagem natural que forma a costa que atrai os turistas. Em Jurerê você encontra muito mais.

Jurerê se divide em ‘Tradicional’ e Internacional, contudo a divisão não é geográfica, apenas imaginária. As mudanças são percebidas à medida que se caminha do Norte para o Sul na famosa praia. No Norte você poderá se deparar com uma orla com pousadas, casas de veraneio e hotéis. Gente mais comum e mais simples, famílias completas divertindo-se na areia, nas águas claras e aproveitando o máximo do mar.

Ao se aproximar do lado Sul você poderá perceber que Jurerê se transforma. Toma ares de grande dama e assume o papel de uma “Miami Brasileira”. Esse é, inclusive, o apelido popular do lugar. Mansões se erguem, carrões são avistados, um bairro luxuoso e sofisticado aparece diante dos olhos. Iates e pranchas passeiam na água.

O trecho Internacional é o point de encontro de jovens. Na alta temporada, as festas e eventos explodem nos beach clubs. Convidados vips marcam presença nos bares e as noites badaladíssimas vão madrugada adentro ao som de música eletrônica.

A costa possui faixa estreita de areia clara e limpa. A praia é longa, de mar intermediário. A orla possui infraestrutura boa com barracas, bares, clubes e restaurantes. A gastronomia do local abrange culinária típica e o melhor da cozinha internacional. Sendo assim há pratos para todos os paladares.

Fazer compras por aqui implica visitar o calçadão, mais conhecido como Open Shopping. Lojas sofisticadas e de grife enchem os olhos com os melhores produtos. Já para os baladeiros, o Music Park é tudo de bom. Este complexo abriga casas noturnas, onde ocorrem os eventos mais concorridos da cidade.

Jurerê pertence ao Distrito de Canavieiras e fica a 23 quilômetros do centro de Florianópolis.

Imagem da praia de Jurerê em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem da praia de Jurerê em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

2 – Praia e Ilha do Campeche

A Praia do Campeche encontra-se em frente a Ilha de mesmo nome. É uma praia popular pelos esportes praticados com muita frequência, principalmente o vôlei, frescobol e futebol. Tem ainda alguns pontos e grupos que apreciam o slackline, sendo também bem populares na região.

Mas, não são só os esportes na areia que tem vez. Aqui também se pratica o surf, o kitesurf e windsurf. O mar de Campeche é bem frequentado pelos desportistas da água e da terra. Eles são atraídos por sua praia de areia branca, pelo mar de ondas fortes e pela beleza natural do lugar.

A praia, entretanto, não é só dos atletas. Apesar das ondas e do mar um tanto bravio, dá para relaxar. Para quem não quer se aventurar nas águas um tanto frias, vale a pena uma caminhada ao longo da praia. Esta possui uma extensão de 11 quilômetros de areia branca e fina. As águas são frias e com ondas fortes.

As dunas do Campeche também são uma vista que vale apreciar durante a caminhada. Não deixe de visitar o Riozinho, um ponto muito legal. É onde a galera jovem se reúne no verão em busca de muita festa e diversão.

Existem alguns bares próximos à praia e oferecem frutos do mar. No verão, há barraquinhas com opções tradicionais, como milho, sanduíches, sucos e água de coco. Os restaurantes ficam na rua principal de entrada da praia.

Já a Ilha do Campeche fica a 2 quilômetros da praia de mesmo nome. Você pode fazer os dois passeios no mesmo dia sem problema algum. O lugar possui um ecossistema riquíssimo e que chama a atenção de todos os turistas. Morros e costões cobertos por vegetação nativa da Mata Atlântica é o cartão-postal local. Na ilha há uma praia apenas, com areia fina e muito branca.

O mar é de poucas ondas e atrai todo tipo de banhista, especialmente crianças. Os mergulhadores também são atraídos pelas águas da região, que são completamente límpidas, com ótima visibilidade da vida marinha. A visita até as trilhas subaquáticas, através de mergulho dura em torno de meia hora e o turista deve alugar todo o equipamento de mergulho. Só pode ser realizada com monitores.

Para comer há na ilha apenas dois restaurantes. Servem boa comida e no verão abrem diariamente. O acesso aqui é feito a partir da Praia da Armação, de onde saem os barcos que levam até a ilha.

A Ilha do Campeche é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui 10 sítios arqueológicos com muitas inscrições rupestres, 9 estações líticas, trilhas e costões. Símbolos geométricos, zoomorfos e antropomorfos são encontrados nos costões como sinais deixados por povos antigos. A visitação aos sítios e o acesso às trilhas somente pode ser realizado com monitores ambientais. É expressamente proibido o passeio sozinho ou por conta própria.

Mar cristalino da Ilha do Campeche em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mar cristalino da Ilha do Campeche em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

3 – Praia e Dunas de Joaquina

Este é um destino que não pode faltar em seu roteiro e está entre os mais animados e populares de Floripa. Parte de sua fama vem do fato de ter sido sede de competições de surf mundial na década de 70. A mais recente aconteceu em 2014. A Praia da Joaquina ganhou reconhecimento internacional, mas sua popularidade também tem a ver com a beleza de seu mar, a presença das dunas e suas águas limpas.

A Praia Joaquina, também chamada carinhosamente de Joaca, possui fortes e altas ondas, consideradas pelos surfistas como uma das melhores para o esporte no estado. Essas águas geladas e com impetuosas ondas acabam afastando os banhistas mais temerosos. Apesar disso, não deixa de ser muito bem frequentada. A meninada do surf e famílias em férias estão sempre dividindo o espaço. Outro público frequente são os grupos de excursões turísticas nacionais e internacionais. Além disso, no verão, Joaca é palco de muitos shows e eventos próprios da alta temporada.

E não acaba aqui! As famosas Dunas de Joaca deram origem ao “surf de areia”, ou sandboard, tão praticado em todo o litoral do país. É difícil descrever o divertimento que rola por aqui quando o sandboard entra em ação. É uma atração que não dá para esquecer. Você tem que experimentar.

E depois de toda a energia gasta com o surf nas dunas, aproveite a perfeita infraestrutura montada com tudo que você precisa para suas refeições. Restaurantes e bares ficam bem próximos à praia. E se você quiser ficar em Joaca, há muitos hotéis e pousadas.

Àguas cristalinas da praia da joaquina em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Àguas cristalinas da praia da joaquina em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

4 – Lagoa da Conceição

Falar em Florianópolis remete a um de seus cartões-postais, a Lagoa da Conceição. Foi às margens da lagoa que teve início toda a cidade, que se tornou Capital do Estado. Da época, restaram alguns casarões coloniais e poucos monumentos. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, edificado em 1750 é exemplo histórico. Localizado no Canto dos Araçás abriga os sinos doados por D. Pedro II em 1847.

A Lagoa da Conceição fica no centro geográfico da Ilha e constitui em uma das melhores áreas para diversão em Florianópolis. Dia e noite há movimento. Bares, restaurantes, lojas de artesanatos e de outros serviços turísticos são abundantes no local. Há também casas noturnas e de shows, que movimentam com programação específica durante os dias da semana e, principalmente, na alta temporada do verão. Canto da Lagoa, dos Araçás, o Centrinho e o Caminho para a Praia Mole se tornam, a noite, os pontos mais concorridos da cidade.

Já para quem não perde oportunidade de se exercitar, os 15 km² de superfície da Lagoa são sensacionais para windsurft, kitesurfe, caiaque e jet-ski. Dos morros que a cercam decolam parapentes, paragliders e asas-deltas, passeio inesquecível pela visão privilegiada da Ilha de Florianópolis.

Para quem gosta de vista panorâmica, precisa subir ao Morro da Lagoa, cujo mirante descortina uma paisagem belíssima da região.

Kitesurf na Lagoa da Conceição em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Kitesurf na Lagoa da Conceição em Florianópolis – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5 – Projeto Tamar

O Projeto TAMAR foi criado com o objetivo de proteger as tartarugas marinhas evitando sua extinção. Também tem como finalidade sensibilizar e conscientizar a população a respeito da necessidade de preservação das espécies marinhas. Existem no Brasil diversas Bases do Projeto e em Florianópolis uma delas está instalada na Barra da Lagoa, a 22ª Base, desde 2005. É chamada de Tamar Floripa. São mais ou menos 20 quilômetros do centro de Florianópolis. Na região há placas indicativas apontando o caminho.

O Tamar Floripa recebe muitos turistas durante o ano todo. Está aberto à visitação diariamente, inclusive nos feriados, de 9h30min às 17h30min. Tanto adultos quanto crianças adoram o passeio e curtem aprender sobre as tartarugas, vê-las de pertinho, observá-las e participar da “soltura”. A Base de Florianópolis possui 4 das espécies de tartaruga marinha que desovam no Brasil. Também conta com sala de vídeo, espaço para exposições, área infantil e lojinha de souvenir.

Ao chegar você é surpreendido com uma escultura de uma tartaruga saindo do ovo. Nesta área funciona também um estacionamento auxiliar. O Tamar Floripa conta com 5 tanques de observação. Há dois logo na entrada com tartarugas de pente. Em Florianópolis, o projeto Tamar mantém um criadouro com 10 animais de diferentes tamanhos e em diferentes fases de vida. A alimentação destes animais pode ser acompanhada pelos presentes, todos os dias, perto das 15horas.

No último dia Internacional da Tartaruga Marinha, o Tamar Floripa realizou um evento de soltura. Devolveu ao habitat natural uma tartaruga-verde que estava sendo tratada há 15 dias. O animal havia sido pego por uma rede de tainha e foi encaminhada ao Projeto. A soltura é um momento surpreendente. Caso tenha oportunidade, vale a pena presenciar.

 

6 – Patrimônio Histórico

Atração também imperdível é o Patrimônio Histórico de Florianópolis. Não dá para ir embora sem conhecer um pouco da história desta cidade. Entre todos, 3 locais se destacam.

Palácio Cruz e Souza – Museu Histórico de Florianópolis

Situado em frente à Praça XV de Novembro, o Palácio foi construído no século XVIII com o objetivo de ser sede do Governo do Estado. Conhecido como Palácio Rosado – devido à cor de suas paredes externas, o prédio serviu como cenário a muitos fatos políticos.

Atualmente, é o Museu Histórico de Santa Catarina e guarda um valioso patrimônio que relembra a trajetória histórica-política dos catarinenses.  Mobiliários da época de D. João V, obras artísticas – como cópia do quadro da 1ª Missa, documentos e objetos diversos compõem o acervo do Museu.

Ponte Hercílio Luz

Cartão-postal da cidade de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 1926 e muito serviu aos Catarinenses que eram obrigados a fazer o trajeto ilha – continente de balsa. É uma das maiores pontes suspensas do mundo. Hoje, é tombada pelo Patrimônio Histórico e faz parte das belezas da cidade. Vale uma visita.

Aos pés da Ponte está a Fortaleza de Santana, construída em 1761 com o objetivo de proteger a região a partir da defesa da Baía Norte da Ilha. A Fortaleza foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 e, desde 1975, abriga o Museu de Armas Major Lara Ribas. Visitar os 122 m² do Museu é reviver um pouco da história de Florianópolis, vendo imagens, objetos, documentos e armas do antigo forte.

O Mercado Público

O Mercado Público foi construído em 1899 e se trata de um centro de comércio de Florianópolis. É movimentado e alegre, sendo um ótimo passeio para toda a família, especialmente na hora do almoço. É um espaço cultural e democrático, pois reúne toda a gente da terra.

No Mercado há também bares e restaurantes onde se pode experimentar a gastronomia típica e outros pratos. Conta com vários boxes, onde você pode comprar um pouco de quase tudo. Roupas, objetos, artesanato e alimentos. É também local onde se realizam eventos e apresentações folclóricas e artísticas.

Devido a um incêndio, parte do Mercado está fechada para reforça. Mas, passear nas redondezas já mostra toda a tradição antiga que se preserva.

 

7 – Cultura Açoriana

Florianópolis foi colonizada pelos açorianos, portugueses vindos da Ilha dos Açores. Há dois redutos em particular que preservam esta história e os costumes dos europeus, sendo visita imperdível.

Santo Antônio de Lisboa é um dos primeiros bairros da cidade. Algumas construções são Tombadas como Patrimônio Municipal e são preservadas mantendo a arquitetura colonial típica açoriana.

Santo Antônio de Lisboa é muito conhecido pelo seu centro gastronômico, famoso pelas delícias da culinária local a base de frutos do mar. Passeio delicioso.

Já o segundo reduto açoriano em Florianópolis é Ribeirão da Ilha, que mantém as tradições dos pescadores. A prova disso são os famosos restaurantes especializados em ostras. Sabor diferente que você precisa experimentar.

Próximo a Ribeirão da Ilha há uma trilha para Naufragados, uma praia praticamente deserta e com belezas naturais intocáveis. Reduto belíssimo para quem adora praias selvagens.

 

Bônus para os aventureiros com crianças: Arvorismo

O Arvorismo é um esporte em que o desafio está em fazer travessias entre plataformas montadas na copa das árvores. O percurso é suspenso em alturas diversas. Em Floripa há dois pontos onde é praticado: no Rio Vermelho e na Praia do Santinho, mais precisamente no Costão do Santinho. Nesse último, está um dos melhores sistemas de arvorismo do Brasil. Ele fica dentro do resort, mas o acesso é completamente livre.

O arvorismo disponibiliza 28 atividades para você se aventurar como, por exemplo: tirolesas, teias de corda (Homem-Aranha), cabos de aço, entre outras ações. A vista que se tem durante as travessias são magníficas, pois a pessoa pode ficar a 60 metros de altura de onde podem visualizar a Praia do Santinho, o oceano, outras praias e morros.

Não é preciso ser atleta para praticar o arvorismo, basta ter coragem. O esporte é perfeitamente seguro, havendo atividades até mesmo para as crianças, sempre orientado por monitores treinados e com o kit-arvorismo – composto de cadeirinha, cabo de segurança, capacete, entre outros itens.

O exercício é uma boa atividade para o corpo e a mente, além de aliviar o estresse. É uma pratica desafiadora e emocionante. Não vá embora sem experimentar, pois é imperdível.

Agora que conhece os top 7 locais da capital catarinense, que tal colocá-los em seu próximo roteiro à Florianópolis?

 

Você conferiu o artigo 7 Atrações Imperdíveis em Florianópolis. Se você gostou das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esse lugar mágico!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Por LitoraldeSantaCatarina.com | Texto: Thaisy Sluszz | Fotos: Ricardo Junior

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 02 de outubro de 2015

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.