7 Atrações Imperdíveis em Bombinhas

Bombinhas é o menor município do litoral de Santa Catarina. Localizada na ponta de uma península, a costa dessa cidade apresenta um desenho interessante, semelhante a um rabo de baleia. Sem dúvida nenhuma é um dos mais belos destinos do Brasil.

Vale muito a pena visitar a região. Cheia de belezas naturais, a cidade possui praias majestosas, algumas ainda desertas. Possui também Ilhas que apresentam a grande diversidade da fauna e flora nativas. É considerada a Capital do Mergulho Ecológico e com suas águas transparentes e tranquilas, constitui ponto perfeito para apreciação subaquática.

Diversos são os atrativos desta cidade do Litoral Catarinense. Aqui estão 7 que você deve incluir em sua lista de visitas.

 

1 – Praia de Bombinhas

Esta é uma das mais populares praias de Bombinhas. Sua importância vai além do fato de ter o mesmo nome do município. Neste ponto está o principal centro comercial da região. A praia se mostra com toda sua beleza natural, em uma extensão de areia composta de pequeninos cristais de quartzos. Estes produzem pequenos estalidos, semelhantes a bombinhas e foi justamente esse fato originou o nome da praia. Tal composição confere à faixa de areia um tom espetacularmente branco, fazendo contraste com o azul exuberante das águas.

O mar da Praia de Bombinhas é calmo e transparente, com águas limpas e pequenas ondas. Perfeitamente balneável, constitui a alegria dos banhistas e mergulhadores. É praia ideal, inclusive para crianças, devido à tranquilidade do mar e brancura da areia.

Na Praia de Bombinhas você pode encontrar as melhores escolas e operadoras de mergulho autônomo – aquele que possibilita a submersão total na água utilizando equipamento completo. Há saídas diárias para mergulho nos Costões da Península e na Ilha do Arvoredo.

Um evento tradicional que constitui grande atrativo nesta praia é a Corrida de Canoas-de-um-Pau-Só, que ocorre anualmente por ocasião do aniversário do Município. O acontecimento atrai pescadores de todo o Estado Catarinense e diverte os espectadores.

Foto de uma criança brincando na areia e ao fundo um mar clarinho da Praia de Bombinhas - Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto de uma criança brincando na areia e ao fundo um mar clarinho da Praia de Bombinhas – Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

2 – Praia de Bombas

A Praia de Bombas possui areia muito clara e limpa com um total de 2 quilômetros de extensão. Seu nome ‘Bombas’ foi dado pelos açorianos que descobriram a região. Eles ouviam de longe o estrondoso das ondas, semelhante a estouros de bombas. A orla é bastante movimentada e oferece boa infraestrutura turística. É cercada de casas de veraneio, espaço para camping, pousadas, hotéis e restaurantes. Além disso, está próxima ao comércio.

A praia reúne famílias locais, turistas nacionais e estrangeiros. Suas águas são ótimas para a prática do surf e também servem à pesca de arremesso. O mar é agitado, mas, apesar da pratica do surf, nem sempre apresenta ondas fortes constantes, como o nome da praia supõe. Somente em períodos esporádicos e nas ocasiões de maré alta o mar fica impróprio para banhos. As águas são limpas, transparentes e convidativas. A praia conta com salva-vidas e boa infraestrutura turística.

Foto da Praia de Bombas em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da Praia de Bombas em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

3 – Praia Canto Grande

A praia Canto Grande possui águas tranquilas. É o recanto praieiro de águas mais mansas da cidade. Seu mar é tranquilo e forma poucas ondas. A praia tem pequena extensão de areia e fica lotada na alta temporada. Apesar disto é ótima para curtir com a família e amigos.

Na praia Canto Grande, mais para o final e próximo às imensas pedras, fica a entrada para a trilha do Morro do Macaco. Um passeio belíssimo junto à natureza.

Para fazer uma refeição à beira-mar, existem restaurantes muito bons. Alguns espalham mesas e cadeiras na areia para que o visitante possa se deliciar com os pratos oferecidos e saborear um bom chopp (para quem gostar), apreciando a praia, o mar e ao final da tarde o por do Sol.

E por falar em por do Sol, Canto Grande oferece um espetáculo à parte neste quesito. Devido à sua localização no trecho oeste de Bombinhas, oferece uma das visões mais lindas que se tem do anoitecer. O astro-rei vem baixando e espalhando tons de amarelo e laranja que cai sobre o mar, ilumina a areia, a água e os barcos pesqueiros proporcionando um verdadeiro show de cores. Prepare a câmera, o celular e perpetue este momento da natureza. Tem gente que vai para Canto Grande exclusivamente para ver este espetáculo.

Foto da orla e barquinhos de pescadores na Praia de Canto Grande em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da orla e barquinhos de pescadores na Praia de Canto Grande em Santa Catarina – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

4 – Morro do Macaco

Este Morro é um lugar que deve fazer parte de seu roteiro em Bombinhas. Do alto, a 250 metros de altitude, é possível a visualização de um cenário lindíssimo. Uma visão 360 graus de toda a península e também das ilhas que fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Para chegar ao alto do Morro dos Macacos é preciso percorrer uma trilha ecológica de dificuldade moderada, que tem início na Praia do Canto Grande. A caminhada dura em torno de 1 hora, por isto é bom vir preparado. Traga água e lanche e não deixe de fazer pequenas pausas para descanso e reposição de energia. Não se esqueça do boné, protetor solar e calçados confortáveis.

Vindo sem pressa e preparado, o passeio fica ainda mais divertido. Além disso, você nem se lembrará do cansaço ao chegar ao cume e usufruir da belíssima e impressionante visão. Apesar do nível de dificuldade moderada da trilha, pessoas de todas as faixas etárias sobem o morro em empolgante animação.

A trilha é bem concorrida. São vários grupos indo e vindo. Se você prefere curtir mais sossegadamente a natureza, escolha um horário de menor movimento. Geralmente a partir de 16 horas há mais pessoas, pois grupos se reúnem para apreciar o por do sol. Subindo bem cedo você pode ficar à vontade para curtir a paisagem e tirar as melhores fotos sem concorrência.

Outra dica é ler com atenção a placa informativa logo na entrada da trilha. Nela você verá descritas todas as informações que você precisa para saber se está preparado para a subida. São informações básicas sobre o que levar, o tempo aproximado para chegar, a altitude, dificuldades possíveis, orientação sobre como se comportar em relação à fauna e aviso sobre a conservação do ambiente.

Foto do Mirante Morro do Macaco em Bombinhas SC – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto do Mirante Morro do Macaco em Bombinhas SC – Foto Marcelo Fernandes

 

5 – Praia Quatro Ilhas

Uma praia realmente imperdível. Considerada uma das mais belas de Bombinhas. Cheia de belezas naturais, rodeada por morros. Possui um mar de águas muito límpidas. A praia é muito badalada na alta temporada e suas águas servem de base para o surf.

Na orla, diversos restaurantes e bares para todos os gostos. Desta praia podem ser avistadas 4 ilhas: Galés, Macuco, Arvoredo e Deserta. Estas ilhas compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Da praia sai a trilha 4 Ilhas. É um trajeto que percorre a costa e fica entre as praias de Quatro Ilhas e Mariscal. A trilha leva à Praia Caeté, ainda pouco conhecida, porém belíssima e bem reservada. Ótimo para quem quer privacidade e muita natureza.

Orla da praia de quatro ilhas em Bombinhas – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla da praia de quatro ilhas em Bombinhas – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

6 – Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Para mergulhadores experientes ou para quem começar a prática, uma visita a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é imperdível em Bombinhas.

A reserva, criada em 1990, conta com 17.600 ha e é formada pelas Ilhas Deserta, Galé e Arvoredo e pelo Calhau de São Pedro, que abrigam não apenas uma fauna e flora exuberantes, como também sítios arqueológicos, com sepulturas, vestígios e inscrições rupestres de antigos habitantes locais. Devido a todo este patrimônio histórico e natural, a reserva é fechada para visitas, sendo o IBAMA o órgão que controla os passeios na região.

Mas, calma. As belezas marinhas podem ser conferidas nas proximidades da Ilha de Arvoredo, a única parte onde é permitido mergulhar e ainda com número limitado diário: 20 pessoas.

Para os mergulhadores é uma área sensacional, com ótima visibilidade: 25 metros de profundidade para observar lulas, moreias, cardumes de sardinhas, garoupas, tartarugas, arraias e muitas outras espécies.

O passeio monitorado dura cerca de duas horas e em dias com muito vento, ou mar agitado, não há atividade.

Foto de um Mergulho com tartaruga na Ilha do Arvoredo em Bombinhas – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto de um Mergulho com tartaruga na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

 

7 – Mirante Eco 360 Graus

Para quem quer ter uma visão deslumbrante de Bombinhas, mas não quer encarar a subida ao Morro do Macaco, o Mirante Eco 360° é a opção.

O acesso é de carro via Praia da Conceição seguindo em direção à Praia da Tainha – atenção nos dias de chuva, a pista pode ser escorregadia.

Na base do mirante visite o Museu, que conta com informações sobre a flora e fauna locais. No local também há atividades de arvorismo e tirolesa para os pequenos. Após se divertir um pouco, subida de 15 minutinhos e pronto, já está no ponto mais alto de Bombinhas, a 218 metros, no mirante de onde se pode ter uma vista panorâmica – por isto o nome de Mirante Eco 360°.

De lá se pode observar a Enseada de Zimbros, as praias de Canto Grande e Mariscal, o Morro do Macaco e, em dias de céu claro, chega-se a ver o norte da ilha de Florianópolis.

Ainda há emoções: descer. Para isto há duas opções: a própria trilha, ou uma tirolesa que une o ponto mais alto a um morro mais baixo, passando por um vale com uma vista sensacional do mar. Só escolher.

Foto Mirante Eco 360 em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

Foto Mirante Eco 360 em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

 

Bônus: Costeira de Zimbros

A Costeira de Zimbros é área de interesse ecológico importante em Bombinhas. Possui diversificados exemplos da fauna e flora nativa da Mata Atlântica e paisagens sensacionais.

Através das trilhas, que são de nível de dificuldade moderado, pode-se chegar a várias praias desertas e intocadas pela urbanização, como a Praia Vermelha, do Cardoso e a Praia Triste.

O local conhecido como Costeira de Zimbros está situado à direita da Praia de Zimbro, por isto o nome. Durante as caminhada pode-se usufruir da beleza natural da praia, aproveitar a areia limpa e banhar-se na cachoeira Triste. Oitava maravilha de Bombinhas!

Foto da Costeira de Zimbros em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

Foto da Costeira de Zimbros em Bombinhas – Foto Marcelo Fernandes

 

Gostou das dicas? Então não esquece de colocar Bombinhas em suas próximas viagens!

 

Compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esse lugar paradisíaco!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para [email protected] e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 06 de outubro de 2015

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Guia Viagens Brasil

AS PRAIAS DE SANTA CATARINA MAIS ACESSADAS

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.

Quer conhecer os melhores destinos turísticos do Brasil? Acesse o Guia de Viagens Brasil