Mergulho na Ilha do Arvoredo

Aventuras profundas no Litoral de Santa Catarina.

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pela Ilha da Galés , Calhau de São Pedro , Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo que dá nome e delimita o Sul da Reserva. A reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além de criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para o mergulho ecológico no Brasil, pela grande biodiversidade de vida marinha existente no local.

Está localizada a 11 quilômetros ao Norte de Florianópolis  e margeia grande parte da cidade de Bombinhas. Aqui se encontram duas correntes oceânicas, a das Maldivas e a Brasileira. 

Arvoredo é abrigo natural para os navegadores em alto-mar. A ilha possui aproximadamente uma área de 17.800 hectares, e tem baías com águas calmas que protege dos ventos que sopram forte na região. A baía norte esconde do vento Sudeste, que chega a dar até medo no inverno. A baía do Capim, no sudoeste, abriga do vento Nordeste, que sopra bem mais no verão. Quando o clima fica ameaçador, todos os barcos que estão nas redondezas apontam a proa para o Arvoredo. Em dias de mau tempo, as tripulações das traineiras e barcos têm encontro marcado em suas águas protegidas.

O farol, com alcance de 24 milhas, serve como bússola. Arvoredo é ponto de referência para a navegação nos mares do sul. E é o melhor pesqueiro de toda a região. Mergulhadores, pescadores e navegantes idolatram a ilha do arvoredo. Pelo excelente abrigo, pelos momentos de paz e contemplação nas suas águas translúcidas.

Em alguns pontos de mergulho na Ilha do Arvoredo você pode alcançar visibilidade de 7 a 21 metros de acordo com a experiência do grupo. Devido a variedade de peixes (garoupas gigantes, badejos, tainhas, arraia…), tartarugas marinhas que sempre estão por lá e vem aumentando ano a ano, hoje é considerada o melhor ponto de mergulho do Sul do Brasil.  É a que possui os melhores abrigos para navegação, em sua parte sul está localizado o farol do Arvoredo, sob responsabilidade da Marinha do Brasil. Existem alguns naufrágios, sendo que um dos mais recentes é o Granada no Saco do Capim. Na Baía do Farol se encontram canhões de um antigo galeão. No Rancho Norte encontra-se os restos de outro naufrágio.

Veja o vídeo de Mergulho na Ilha do Arvoredo

Pontos liberados para mergulho na Ilha do Arvoredo

  • Cordilheira do Sul
  • Parcel do Boi
  • Saco do Capim
  • Saco do Batismo
  • Baia das Tartarugas
  • Baia do Engenho
  • Saco do Farol
  • Saco do Vidal
  • Ponta do Farol

 
Mas atenção: para curtir a beleza da região o visitante tem que ter cuidado. Os turistas não podem sequer tocar nos animais, pedras ou sua vegetação. O acesso ao interior das ilhas, onde há uma reserva de Mata Atlântica, só para estudos científicos e com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Todos esses cuidados são observados pelas escolas de mergulho que organizam passeios à região, nos quais as pessoas são autorizadas a nadar como uma forma de misturar passeio e conscientização ambiental.

A maioria das escolas de mergulho está credenciada por organizações internacionais, como a PADI, PDIC e SSI, e oferecem habilitação para mergulhar em diversos países do mundo. Além dos cursos oferecem lojas especializadas em venda, aluguel e manutenção de equipamentos, recarga de cilindros, passeios e saídas de mergulho em embarcações altamente equipadas e seguras com rádio VHF/PX, ecobatímetro, GPS, equipamento de salvatagem, acompanhadas por divemasters e instrutores. 

Existem saídas regulares de operadoras de mergulho partindo de Florianópolis e Bombinhas, oferecendo diversas opções de cursos:

  • Batismo: com acompanhamento integral de um instrutor, propicia a experiência do mergulho superficial, para passeio e diversão. Pode ser realizado na praia ou através de barcos e lanchas, com visita às ilhas;
  • Curso básico: consiste em treinamento teórico, com conhecimento inicial necessário para um mergulho seguro, seguido de treinamento em águas confinadas (piscina) e em águas abertas (mar);
  • Cursos avançados: realizado depois da conclusão do curso básico. Entre as especialidades destacam-se mergulho noturno, em naufrágios, fotografia subaquática, mergulho profundo, em cavernas, etc.; 
  • Curso de primeiro socorros, para mergulhadores e não-mergulhadores. São ministrados ainda outros cursos específicos, para quem tiver interesse em tornar-se instrutor. 

O mergulho é praticado o ano todo, mas a melhor época para ir é no verão, quando a temperatura da água é mais quente chegando a 27 graus. Nos meses de Maio a Julho algumas praias ficam fechadas para a pesca da Tainha. Em dias de vento Sul, por exemplo, é melhor nem tentar o passeio porque o mar fica muito turvo. 

 
Recomendações

  • Leve protetor solar
  • Leve algum agasalho no barco, pois o clima pode mudar
  • Evite ingerir comidas gordurosas antes de sair de barco
  • Procure sair de barco descansado
  • Equipamentos de mergulho
  • Tênis para caminhadas
  • Máquina fotográfica

 

Quem Leva

HyBrazil Mergulho - Oferece uma completa variedade de cursos de mergulho, para iniciantes e para mergulhadores certificados. A equipe é composta por IDC STAFF, e instrutores para garantir a qualidade do treinamento. Com uma completa estrutura composta por lojas, piscinas,sala de aulas com capacidade para 10 alunos e um auditorium com capacidade para 40m alunos, ambas climatizadas e equipadas com medios audiovisuais, embarcações, hospedagem e trapiche de embarque.

Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos, 205 A, Centro, Bombinhas / SC
Telefone: 47 – 3369-0025
Site: www.hybrazil.com.br

 

Pata da Cobra - Escola de Mergulho com certificação PADI Internacional em todos os níveis, manutenção, venda e aluguel de equipamento de mergulho. Operação de Mergulho em Bombinhas – Santa Catarina – Sul do Brasil. Com saídas de barco ou lancha a partir do trapiche de nossa propriedade junto com mais dois parceiros e destino aos pontos de mergulho da região com agendamento prévio e acompanhamento de Instrutores e guias Patadacobra PADI.

Matriz e Base de Mar em Bombinhas SC – Por telefone: +55 (47) 3369 2119 ou +55 (47) 3369 2257
Filial Curitiba – Batel – Por telefone: +55 (41) 3343 6040
Site: www.patadacobra.com.br

 

Parcel Dive Center – Cursos de mergulho padrão PADI. Saídas diárias com lancha rápida para a reserva do Arvoredo o ano todo. Vendas e alugueis de equipamentos MARES. A PARCEL opera com equipamentos de excelente qualidade, além de renová-los a cada ano.

Av. Luiz B. Piazza, 3257 - Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis
Fone/Fax: 48 - 3284-5564
E-mail: parcel@parcel.com.br
Site: www.parcel.com.br
 

Vento Sul Turismo – Veleiro de 65 pés – a melhor relação de espaço e conforto entre os barcos de Floripa.Único barco habilitado pela Marinha para navegação em mar aberto em Floripa.Passeio Completo: Ilha do arvoredo+Golfinhos+Fortalezas; Bombinhas e Ilha do Campeche. Passeios a vela e mergulho livre. Cozinha completa e churrasqueira.

Fone: 48 - 9982-2867 / 48 - 3284-8297
E-mail: vento@ventosul.com
Site: www.ventosul.com

Por 

Todos os Direitos Reservados. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para contato@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. Saiba mais sobre cópia das imagens sem a ordem expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. 

Sobre o Autor: Ricardo Junior é um dos fundadores do LitoraldeSantaCatarina.com. Um empreendedor que adora botar o pé na estrada, turbulência de avião, fotografar, compartilhar experiências de viagem e o mundo do marketing online. Trabalha há 15 anos na área de internet e vive sempre em busca de novos parceiros e patrocinadores para tirar seus projetos do papel e aproveita para agradecer a todos que sempre acreditaram nas suas idéias. Agora está em busca do seu maior sonho que é conhecer os 1001 lugares imperdíveis do mundo antes de morrer (dá até pra virar um livro, quer patrocinar?). Ele espera viver esta experiência nem que seja até os 100 anos e pretende disponibilizar tudo na internet, para você e seus tataranetos viajarem melhor (e pra durar tanto assim, já eliminou até o sal e o açucar do cardápio), e como tem o pensamento muito positivo, acredita que ainda vai aparecer um patrocinador de primeira linha para ajudar a adiantar o processo.

Sobre a Viajante Fraldinha: A Lara é a sua mascote ruivinha, garota propaganda, amiga, parceira e filha. Nas areias que ele colocar os pés da sua filha você pode com certeza afundar os dos seus filhos. Nas águas que ela mergulhar, a turma do baldinho pode se esbaldar. Caso você tenha filhos pequenos, peça pra eles perguntarem pra Lara onde é melhor.

Boas Viagens!

Veja 4 comentários de turistas

Comente você também no fim da página.

Boa tarde, faço parte de um grupo em formação de condutores pela fACULDADE de SC. conheci um guarda florestal que trabalha com mergulhos nesta reserva, mas infelismente, não deixei meu email para recados, por favor se possivel entre em contato.grata

Responder

jemima
12 11 2010

bom dia!fiquei empolgada p passar um fim de semana na ilha de arvoredo em sc,sou carioca mais vim esse ano passar uma temporada no sul,quero mt saber quanto e p fazer o mergulho e fica quantas horas de florianopolis ,pois tambem quero mt conhecer la!aguardo resposta!mt obrigado

Responder

admin respondeu:

Oi Jemima!

Você pode solicitar estas informações direto com as operadoras:

HyBrazil Mergulho
Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos, 205 A, Centro, Bombinhas / SC
Telefone: 47 – 3369-0025
Site: http://www.hybrazil.com.br

Pata da Cobra
Matriz e Base de Mar em Bombinhas SC – Por telefone: +55 (47) 3369 2119 ou +55 (47) 3369 2257
Filial Curitiba – Batel – Por telefone: +55 (41) 3343 6040

Parcel Dive Center
Av. Luiz B. Piazza, 3257 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis
Fone/Fax: 48 – 3284-5564
E-mail: parcel@parcel.com.br

Vento Sul Turismo
Fone: 48 – 9982-2867 / 48 – 3284-8297
E-mail: vento@ventosul.com

Responder

admin respondeu:

Oi Jemima!

Você pode solicitar estas informações direto com as operadoras:

HyBrazil Mergulho
Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos, 205 A, Centro, Bombinhas / SC
Telefone: 47 – 3369-0025
Site: http://www.hybrazil.com.br

Pata da Cobra
Matriz e Base de Mar em Bombinhas SC – Por telefone: +55 (47) 3369 2119 ou +55 (47) 3369 2257
Filial Curitiba – Batel – Por telefone: +55 (41) 3343 6040

Parcel Dive Center
Av. Luiz B. Piazza, 3257 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis
Fone/Fax: 48 – 3284-5564
E-mail: parcel@parcel.com.br

Vento Sul Turismo
Fone: 48 – 9982-2867 / 48 – 3284-8297
E-mail: vento@ventosul.com

Responder

Ida
14 1 2011

O Vento Sul é um barco que tem uma equipe muito boa, e fazem um passeio maravilhoso.

Responder

Deixe o seu comentário





5 dicas de passeios em Santa Catarina mais buscados do mês

Comente pelo Facebook:

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.

Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

JÁ FEZ A SUA RESERVA?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta o Litoral nas redes sociais

Curta no Facebook
Pesquisar

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.