Mergulho na Ilha do Arvoredo

Aventuras profundas no Litoral de Santa Catarina.

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pela Ilha da Galés , Calhau de São Pedro , Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo que dá nome e delimita o Sul da Reserva. A reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além de criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para o mergulho ecológico no Brasil, pela grande biodiversidade de vida marinha existente no local.

Está localizada a 11 quilômetros ao Norte de Florianópolis  e margeia grande parte da cidade de Bombinhas. Aqui se encontram duas correntes oceânicas, a das Maldivas e a Brasileira. 

Arvoredo é abrigo natural para os navegadores em alto-mar. A ilha possui aproximadamente uma área de 17.800 hectares, e tem baías com águas calmas que protege dos ventos que sopram forte na região. A baía norte esconde do vento Sudeste, que chega a dar até medo no inverno. A baía do Capim, no sudoeste, abriga do vento Nordeste, que sopra bem mais no verão. Quando o clima fica ameaçador, todos os barcos que estão nas redondezas apontam a proa para o Arvoredo. Em dias de mau tempo, as tripulações das traineiras e barcos têm encontro marcado em suas águas protegidas.

O farol, com alcance de 24 milhas, serve como bússola. Arvoredo é ponto de referência para a navegação nos mares do sul. E é o melhor pesqueiro de toda a região. Mergulhadores, pescadores e navegantes idolatram a ilha do arvoredo. Pelo excelente abrigo, pelos momentos de paz e contemplação nas suas águas translúcidas.

Em alguns pontos de mergulho na Ilha do Arvoredo você pode alcançar visibilidade de 7 a 21 metros de acordo com a experiência do grupo. Devido a variedade de peixes (garoupas gigantes, badejos, tainhas, arraia…), tartarugas marinhas que sempre estão por lá e vem aumentando ano a ano, hoje é considerada o melhor ponto de mergulho do Sul do Brasil.  É a que possui os melhores abrigos para navegação, em sua parte sul está localizado o farol do Arvoredo, sob responsabilidade da Marinha do Brasil. Existem alguns naufrágios, sendo que um dos mais recentes é o Granada no Saco do Capim. Na Baía do Farol se encontram canhões de um antigo galeão. No Rancho Norte encontra-se os restos de outro naufrágio.

Veja o vídeo de Mergulho na Ilha do Arvoredo

Pontos liberados para mergulho na Ilha do Arvoredo

  • Cordilheira do Sul
  • Parcel do Boi
  • Saco do Capim
  • Saco do Batismo
  • Baia das Tartarugas
  • Baia do Engenho
  • Saco do Farol
  • Saco do Vidal
  • Ponta do Farol

 
Mas atenção: para curtir a beleza da região o visitante tem que ter cuidado. Os turistas não podem sequer tocar nos animais, pedras ou sua vegetação. O acesso ao interior das ilhas, onde há uma reserva de Mata Atlântica, só para estudos científicos e com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Todos esses cuidados são observados pelas escolas de mergulho que organizam passeios à região, nos quais as pessoas são autorizadas a nadar como uma forma de misturar passeio e conscientização ambiental.

A maioria das escolas de mergulho está credenciada por organizações internacionais, como a PADI, PDIC e SSI, e oferecem habilitação para mergulhar em diversos países do mundo. Além dos cursos oferecem lojas especializadas em venda, aluguel e manutenção de equipamentos, recarga de cilindros, passeios e saídas de mergulho em embarcações altamente equipadas e seguras com rádio VHF/PX, ecobatímetro, GPS, equipamento de salvatagem, acompanhadas por divemasters e instrutores. 

Existem saídas regulares de operadoras de mergulho partindo de Florianópolis e Bombinhas, oferecendo diversas opções de cursos:

  • Batismo: com acompanhamento integral de um instrutor, propicia a experiência do mergulho superficial, para passeio e diversão. Pode ser realizado na praia ou através de barcos e lanchas, com visita às ilhas;
  • Curso básico: consiste em treinamento teórico, com conhecimento inicial necessário para um mergulho seguro, seguido de treinamento em águas confinadas (piscina) e em águas abertas (mar);
  • Cursos avançados: realizado depois da conclusão do curso básico. Entre as especialidades destacam-se mergulho noturno, em naufrágios, fotografia subaquática, mergulho profundo, em cavernas, etc.; 
  • Curso de primeiro socorros, para mergulhadores e não-mergulhadores. São ministrados ainda outros cursos específicos, para quem tiver interesse em tornar-se instrutor. 

O mergulho é praticado o ano todo, mas a melhor época para ir é no verão, quando a temperatura da água é mais quente chegando a 27 graus. Nos meses de Maio a Julho algumas praias ficam fechadas para a pesca da Tainha. Em dias de vento Sul, por exemplo, é melhor nem tentar o passeio porque o mar fica muito turvo. 

 
Recomendações

  • Leve protetor solar
  • Leve algum agasalho no barco, pois o clima pode mudar
  • Evite ingerir comidas gordurosas antes de sair de barco
  • Procure sair de barco descansado
  • Equipamentos de mergulho
  • Tênis para caminhadas
  • Máquina fotográfica

 

Quem Leva

HyBrazil Mergulho – Oferece uma completa variedade de cursos de mergulho, para iniciantes e para mergulhadores certificados. A equipe é composta por IDC STAFF, e instrutores para garantir a qualidade do treinamento. Com uma completa estrutura composta por lojas, piscinas,sala de aulas com capacidade para 10 alunos e um auditorium com capacidade para 40m alunos, ambas climatizadas e equipadas com medios audiovisuais, embarcações, hospedagem e trapiche de embarque.

Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos, 205 A, Centro, Bombinhas / SC
Telefone: 47 – 3369-0025
Site: www.hybrazil.com.br

 

Pata da Cobra – Escola de Mergulho com certificação PADI Internacional em todos os níveis, manutenção, venda e aluguel de equipamento de mergulho. Operação de Mergulho em Bombinhas – Santa Catarina – Sul do Brasil. Com saídas de barco ou lancha a partir do trapiche de nossa propriedade junto com mais dois parceiros e destino aos pontos de mergulho da região com agendamento prévio e acompanhamento de Instrutores e guias Patadacobra PADI.

Matriz e Base de Mar em Bombinhas SC – Por telefone: +55 (47) 3369 2119 ou +55 (47) 3369 2257
Filial Curitiba – Batel – Por telefone: +55 (41) 3343 6040
Site: www.patadacobra.com.br

 

Parcel Dive Center – Cursos de mergulho padrão PADI. Saídas diárias com lancha rápida para a reserva do Arvoredo o ano todo. Vendas e alugueis de equipamentos MARES. A PARCEL opera com equipamentos de excelente qualidade, além de renová-los a cada ano.

Av. Luiz B. Piazza, 3257 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis
Fone/Fax: 48 – 3284-5564
E-mail: parcel@parcel.com.br
Site: www.parcel.com.br
 

Vento Sul Turismo – Veleiro de 65 pés – a melhor relação de espaço e conforto entre os barcos de Floripa.Único barco habilitado pela Marinha para navegação em mar aberto em Floripa.Passeio Completo: Ilha do arvoredo+Golfinhos+Fortalezas; Bombinhas e Ilha do Campeche. Passeios a vela e mergulho livre. Cozinha completa e churrasqueira.

Fone: 48 – 9982-2867 / 48 – 3284-8297
E-mail: vento@ventosul.com
Site: www.ventosul.com

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.