PESCA DA TAINHA EM SANTA CATARINA

Foi dada a largada, vai começar o arrastão da pesca da tainha em Santa Catarina!

A partir do dia 15 de maio, placas são colocadas nas praias de Santa Catarina comunicando a proibição da prática do surfe por causa da chegada dos cardumes de tainhas. Que vem da Lagoa dos Patos, no estado do Rio Grande do Sul e vai até o litoral carioca em busca de águas mais quentinhas para desovar. Quase 70 % das Tainhas são capturadas no litoral catarinense.

A temporada de pesca da tainha vai de 15 de maio até o dia 15 de julho.

O Litoral de Santa Catarina está repleto de colônias de pescadores artesanais, com a chegada das tainhas nas praias do Estado eles irão festejar demais a fartura que está por vir. A comunidade local, pescadores e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo fazem um mutirão nas praias catarinense. É preciso trabalhar forte e acordar cedo antes mesmo do amanhecer lá por volta das 5:30 hs os pescadores estão prontinhos e espertos aos sinais de Tainhas próximas da praia.

A tainha é uma pescaria de ventos, sobe o litoral com o vento sul e encosta nas praias com o vento nordeste e dai os pescadores entram em ação!

Tudo começa com o trabalho dos especialistas chamados de “vigias”, pescadores experientes de olhos bem treinados e a missão deles é observar os cardumes de Tainhas na imensidão do mar e avisar aos colegas que estão na praia a hora de por os barcos na água. Os vigias ficam observando o mar nos pontos mais altos dos costões ou dentro de uma casinha de madeira bem pequena de uns 5 metros de altura instalada na praia.

Os olheiros geralmente acenam e apontam com um pano o local exato do cardume que se caracteriza por uma grande mancha vermelha. Apesar de hoje em dia a grande maioria dos vigias já possuírem rádios.

Na hora da chegada das tainhas e a colocação dos barcos nas águas é uma corrida contra o tempo, as forças dos braços movem a canoa. Uma longa rede é lançada com muita habilidade pelos pescadores no mar e daí começa o cerco do cardume.

Na hora da saída da tainha a praia já está lotadas de pescadores e turistas voluntárias que se aproximam para ajudar a puxar a rede, desde crianças, adultos e idosos, algumas pessoas chegam até a se emocionar quando meia hora de esforço dá certo o lanço (como é chamado quando se tira aproximadamente 500 tainhas).

Depois de contado as tainhas, os peixes são divididos entre os pescadores, uma parte é reservada para quem ajudou na captura, pescadores veteranos que já não podem mais ir para o mar, também recebem uma tainha, como respeito ao mais velho.

 

PESCA DA TAINHA POR ADEMIR DAMASCO

 

 

PESCA DA TAINHA COM AUXÍLIO DOS GOLFINHOS POR RICARDO JUNIOR

PESCA DA TAINHA NA BARRA DA LAGOA, EM FLORIANÓPOLIS

 

por Ricardo JuniorLitoraldeSantaCatarina.com

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 20 de abril de 2010

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.