PESCA DA TAINHA EM FLORIANÓPOLIS

A pesca da Tainha começa com a chegada do frio, quando os cardumes vêm em busca de águas mais quentes. A tainha é uma pescaria de ventos, sobe o litoral com o vento sul e encosta nas praias com o vento nordeste e dai é a hora em que os pescadores artesanais vão em busca da Tainha.

A Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul é o principal criadouro de tainhas do Brasil. Elas saem do litoral do Rio Grande do Sul e seguem para o litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro em busca de águas mais quentes para sua desova. Só nas praias de Santa Catarina são pescadas cerca de 70% das Tainhas de todo o litoral brasileiro.

A pesca da tainha é uma safra festiva e é uma das mais esperadas pelo povo catarinense. Onde turistas e moradores vão às praias de Florianópolis e de todo o litoral de Santa Catarina para acompanhar esse belo trabalho dos pescadores artesanais. A temporada de pesca da tainha vai de 15 de maio até o dia 15 de julho. Veja como funciona a pesca da Tainha em Santa Catarina.

 

 

Saiba um pouco mais sobre a história de Florianópolis

A Ilha de Santa Catarina foi habitada pelo homem do sambaqui. Esses grupos alimentavam-se de peixes e moluscos. Em seguida vieram os tupi-guaranis. Divididos em várias aldeias e tribos, eles ocuparam a maior parte do litoral catarinense e foram chamados de Carijós pelos europeus que chegaram em Florianópolis. Os indícios são que esses índios teriam vindo da região que hoje é o Paraguai. Mais tarde eles são aprisionados pelos portugueses e vendidos como escravos nos mercados de São Vicente, em São Paulo e Bahia de Todos os Santos na Bahia.

O extermínio destas tribos de índios no litoral catarinense começa a acontecer no final do século XVII, por causa da escravidão e a fraca resistência às doenças, tais como sarampo, tuberculose, gripe, sarampo e outras que foram trazidas pelos europeus.

 

PESCA DA TAINHA POR ADEMIR DAMASCO

 

 

PESCA DA TAINHA NA BARRA DA LAGOA, EM FLORIANÓPOLIS

 

 

PESCA DA TAINHA NO PÂNTANO DO SUL, EM FLORIANÓPOLIS

 

 

PESCA DA TAINHA EM FLORIANÓPOLIS

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Nenhuma foto poderá ser utilizada, copiada, publicada e/ou manipulada sem a prévia e expressa autorização do autor. Caso tenha o interesse na compra de alguma foto do site favor enviar um e-mail para [email protected]

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 03 de junho de 2010

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Guia Viagens Brasil

AS PRAIAS DE SANTA CATARINA MAIS ACESSADAS

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.

Quer conhecer os melhores destinos turísticos do Brasil? Acesse o Guia de Viagens Brasil