COSTA DA LAGOA, EM FLORIANÓPOLIS

Situada na Ilha de Florianópolis, a Costa da Lagoa é essencialmente uma parte da Lagoa da Conceição. Trata-se de uma região completamente tombada como Área de Preservação Cultural. Um dos únicos lugares de Floripa onde ainda há um pedaço de cultura açoriana presente no dia a dia da população. Cultura que sobrevive graças a um pequeno número de pescadores e mulheres que sobrevivem da renda de artesanatos. São pessoas de hábitos simples que vivem tal como seus antepassados viveram por ali.

Esse mantimento das bases da cultura local ainda intacto, de certo modo, se deve ao difícil acesso que a Costa da Lagoa tem com o restante da civilização catarinense.  As rotas de acesso às Costa se resumem a quatro possibilidades. A primeira opção seguir rumo à Costa a bordo de uma baleeira, espécie de lancha, no lugar conhecido como trapiche de Serviços de Transporte. Esse percurso dura em média 50 minutos de passeio navegando pela margem esquerda do mar. A outra opção é pegar um barco no Parque Ecológico do Rio Vermelho. Para acessar o local de saída dos barcos que levam os visitantes pela Costa da Lagoa é preciso percorrer uma estrada de terra.

A vantagem de sair de barco do Parque Ecológico do Rio Vermelho é tempo. O que em outros caminhos leva algo em torno de 50 minutos, nessa opção dura apenas dez minutos. As outras opções para acessar a Costa da Lagoa, essas para aventureiros natos, são feita por de trilhas. Isso mesmo, caminhando por dentro da Mata Atlântica. O caminho pode ser feito a partir da Estrada Geral do Canto dos Araçás. O caminho é longo, são ao todo dez quilômetros de distancia até a Costa. A boa notícia é que o caminho é muito fácil de ser trilhado, sendo quase todo ele plano e sem ondulações. A natureza é um destaque: completamente preservada.

Outra forma de se chegar à Costa é por meio do Canto do Moreira, situado em Ratones. Para tanto será preciso subir pelo morro em uma caminhada que dura cerca de 90 minutos ou mais. Cabe destacar que essas são as opções mais procuradas pelos turistas. Não apenas por um espírito de aventura latente, mas por esses trajetos serem os mais culturais que os turistas pode fazer. Eles passam por inúmeras vilas charmosas e por alguns engenhos de farinha bastante antigos. A dica é ir sempre com um guia turístico.

Veja também

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.