Parque Unipraias

 

Desde a sua inauguração, em 1999, o Parque Unipraias segue a tendência do turismo mundial, de reunir várias modalidades de lazer em um só local. Por conta disso, recebe meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros, garantindo movimento além do verão. O potencial do empreendimento é reconhecido em vários prêmios conquistados, inclusive um internacional, conferido pela Leitner, empresa italiana que fornece o sistema de bondinhos aéreos, uma das maiores do mundo no segmento. “Temos um equipamento turístico de qualidade, construído com elevado custo e tecnologia de ponta em transportes a cabos. Mas desejamos oferecer mais, por isso agregamos entretenimentos ligados à natureza, à cultura e aos esportes”, explica Cimélio Pereira, diretor de Marketing do Parque.

O símbolo do Parque Unipraias são os 47 bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias. Mas este empreendimento, localizado num dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, oferece mais que essa viagem nas alturas, com privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto. Nos 85 mil metros quadrados de área, reúne atrativos para todos os gostos e idades, atendendo tanto o visitante que procura os cartões-postais para admirar como o aquele ávido por aventura e adrenalina.

Foto Bondinho Parque unipraias

Foto Bondinho Parque unipraias

 Os bondinhos se deslocam a uma velocidade de 16 Km/h, mantendo uma distância de 97 metros entre eles. Cada cabine tem capacidade para seis passageiros e as 47, ao total, podem transportar até 282 pessoas simultaneamente ou 800 pessoas por hora. O trajeto completo, de ida e volta, tem 3250 metros e dura aproximadamente 30 minutos se for realizado sem paradas. Para garantir esse passeio só com emoções agradáveis, o Parque Unipraias foi em busca da melhor tecnologia do mundo em transportes a cabo.

 Os bondinhos foram construídos pela indústria italiana Leitner, uma das maiores empresas do mundo no setor, responsável por outros grandes empreendimentos de neve como Alpe di Siusi, na província de Bolzano, na Itália, além de inúmeros outros nos Alpes franceses. Também está a frente do teleférico que interligará a periferia de ToungChoung ao centro turístico de Ngong Ping, em Hong Kong, na China, inaugurado em 2006.

 A operação do teleférico do Parque Unipraias é executada remotamente por um sistema de computadores, com operadores treinados pela própria Leitner e capacitados, inclusive, para efetuar qualquer procedimento de emergência no local. Controladores de velocidade e de direção dos ventos instalados nas torres de sustentação monitoram as condições externas. Há operadores também em cada estação, que solicitam via rádio a interrupção do sistema no caso de portadores de necessidades especiais ou pessoas idosas, com dificuldade para subir ou descer das cabines. Para o usuário, a comunicação é realizada via circuito de alto-falantes.

Principais Prêmios

O complexo turístico Unipraias foi projetado para atender os visitantes de todos os locais do Brasil. As atrações consideradas “imperdíveis” pelo Guia da revista Quatro Rodas, que por quatro anos consecutivos citou o parque como ícone do turismo em Santa Catarina, já são indicações obrigatórias em revistas e portais de turismo. No ano passado, o parque recebeu também o prêmio Top Turismo da ADVB/SC, premiação concedida às empresas responsáveis pelo desenvolvimento do turismo do estado.

Alguns dos prêmios conferidos ao Unipraias:

.   Prêmio Top de Turismo ADVB SC (2008);
•         7º Prêmio Empresa Cidadã – ADVB (2005);
•         Prêmio Fritz Muller – Fatma (2001);
•         Prêmio Amigo de Santa Catarina – Governo do Estado (2001);
•         Prêmio Master de Turismo “Ô Catarina” – ABAV/SC (99/00/01);
•         Troféu Destaque ABIH/SC (2000);
•         Prêmio Top de Marketing – ADVB/SC (2000);
•         Prêmio Destaque do Turismo – Revista Turismo/RJ (2002).
 

ESTAÇÃO BARRA SUL

Começa a viagem pela natureza

A Barra Sul é o ponto de embarque para a viagem que combina natureza e diversão, com uma vista panorâmica inconfundível e presente em 360 graus. Foram as embarcações navais que inspiraram a arquitetura dessa estação, que possui três pavimentos, com o térreo destinado ao estacionamento, com 3,4 mil metros quadrados, escritórios da administração e balcão de atendimento ao turista. O primeiro piso ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados, com praça de alimentação, lojas e bilheteria, além dos serviços de caixa de coleta dos correios, caixa eletrônico banco 24h e telefones públicos.

O espaço é interativo e de múltiplo uso, comportando exposições artísticas, artesanato e manifestações populares, entre outras. A vista é panorâmica, voltada para a ponta sul da praia de Balneário Camboriú, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Camboriú. A área de embarque dos bondinhos aéreos fica no segundo piso.

ESTAÇÃO MATA ATLÂNTICA

No trajeto de 240 metros entre a estação Barra Sul e a Mata Atlântica, no alto do Morro da Aguada, o visual mais impressionante é o da orla marítima, a partir dos próprios bondinhos.

Atingindo uma altitude que chega aos 400m, chegamos à Estação Mata Atlântica. É nela que a maioria das atrações do Parque acontecem.

Parque Ambiental: são 500m de passarelas em meio à mata, sinalizadas por placas indicativas sobre a fauna e a flora nativa. Ao longo do caminho, dois mirantes recarregam as energias com o visual estonteante. O primeiro tem como foco toda orla da belíssima praia Central de Balneário Camboriú. Já o segundo, o Oceano Atlântico e a praia de Laranjeiras.  Mais duas paradas são obrigatórias: a Casa do Chocolate – famosa por abrigar o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel nas datas comemorativas – e o Oratório, que guarda a estátua de bronze de Santo Antônio da Aguada, abençoada em 1999, durante missa solene na Basílica de Santo Antônio de Padova (Itália).

Parque de Aventuras: Adrenalina em meio à natureza. Luvas, cadeirinhas, capacetes e mosquetões são os equipamentos, e a emoção é o ingrediente para o Parque de Aventuras, mais uma atração do Unipraias. Localizado na Estação Mata Atlântica, foi projetado para a prática do arvorismo, uma modalidade de esporte radical que consiste em superar desafios em trilhas suspensas sobre as árvores. São 140 metros de circuito com 12 atividades diferentes, como ponte fixa trava solta e tirolesa – o que assegura adrenalina na dose certa para os praticantes que procuram o lazer em meio à natureza!

O percurso dura, em média, 40 minutos e exige fôlego e concentração em todas as etapas. No desafio falsa baiana, o praticante, preso a duas cordas na altura da cintura e com barras de apoio ao alto, anda como um equilibrista por um cabo de aço suspenso. Na trava solta, deve passar por troncos de madeira, dispostos de forma seqüencial, a uma altura de 13 metros do solo. Na última prova do circuito, depois de testar várias habilidades, é hora de relaxar na tirolesa, deslizando por um cabo de aço de uma árvore a outra a uma altura.

O arvorismo foi criado a partir das experiências de biólogos europeus para se manter no alto de árvores enquanto realizavam pesquisas sobre a fauna e a flora. Foi na Nova Zelândia que a prática passou a ser considerada esportiva. Os circuitos do Unipraias, explica o instrutor Alan Silva, são indicados tanto para os adeptos da modalidade como também para os iniciantes, bastando disposição e uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual, fornecidos pelo próprio Parque. As únicas restrições vetam menores de 12 anos e estatura abaixo de 1,40 metro.

 Inaugurado em 2002, o Parque de Aventuras recebeu um investimento de mais de R$ 200 mil. A Alaya Expedições é a pioneira no Brasil nesse tipo de circuito e foi quem prestou consultoria ao projeto do Unipraias. Também tem parceria em equipamentos com a Conquista, única empresa brasileira associada da União Internacional de Associações de Alpinismo (UIAA). Parte do material foi importado: mosquetões (Itália), polias (França) e cordas (Inglaterra). O Parque de Aventuras deve ampliar suas atrações em breve, pois já está em estudo um circuito infantil de arvorismo, outro trajeto mais radical e também paredões de escaladas.

Youhooo! Você desce, a adrenalina sobe: recentemente inaugurado, o mais moderno trenó de montanha do mundo percorre uma área de 710 metros de descidas e curvas em meio ao visual da mata atlântica e da praia Central. Totalmente seguro, o trenó pode chegar a 60 Km/h dependendo da sensação procurada pelo usuário. Projetado e construído após três anos de estudos, o percurso preserva os detalhes da mata e tem um sistema de frenagem que permite ao visitante apreciar a paisagem durante a descida. Crianças de até 5 anos não podem utilizar esse equipamento e de 6 a 12 anos devem estar acompanhados por um adulto no mesmo trenó. São 30 trenós com capacidade para 2 pessoas. A fabricante alemã Wiegand é a detentora da tecnologia de todo o sistema, sendo responsável pela implantação do equipamento em outros países.

Nessa estação, você também encontra quiosques, loja de souvenirs, o auditório Ângelo Bogo, além de mirantes para apreciar a linda vista do Oceano.

ESTAÇÃO LARANJEIRAS

O encontro com o mar

De volta aos bondinhos, é hora de descer até o nível do mar na Estação Laranjeiras, com sua arquitetura em espiral, inspirada nas conchas do litoral brasileiro. A praia, de mesmo nome da estação, tem águas tranqüilas, claras e próprias para o banho e é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina.

Entre a parada e o mar, o visitante atravessa um boulevar, com extensão de 100 metros, onde há lojas de artesanato, artigos de praias e quiosques de alimentação. Na orla, encontra uma estrutura completa de bares e restaurantes. Aqui, o melhor programa é degustar um cardápio de frutos do mar, culinária típica da região, ou alugar caiaques e bóias para se divertir nas águas de Laranjeiras.

Enquanto espera para o embarque, o visitante pode apreciar a exposição “Um dia no Parque Unipraias”. A história, narrada pelo mascote Bondinho, mostra todas as atrações de um divertido dia no Parque.

Para maiores informações viste www.unipraias.com.br

Fonte: Parque Unipraias

Encontre também: Fotos de Balneário Camboriú, Mapa de Balneário Camboriú e Hotéis em Balneário Camboriú.

Vai viajar?

Aproveite as promoções do Submarino.

Submarino.com.br

por Ricardo Junior – LitoraldeSantaCatarina.com

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 19 de dezembro de 2009

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.