As Baleias já chegaram nas Praias de Santa Catarina! Começa a Temporada de Observação de Baleias Francas no Litoral de Santa Catarina

Quando é melhor?

A Temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o ideal para observação é a partir do começo de agosto, até a segunda quinzena de outubro, quando um número grande de Baleias Francas aparecem na Costa de Santa Catarina para a felicidade dos turístas.

Baleia

Baleia

História

A caça as Baleias Francas começou no Brasil no século 16. Em Santa Catarina, a primeira armação baleeira só foi criada em 1740. A atividade foi, por algum tempo, bastante lucrativa. Quando uma baleia era capturada quase tudo era aproveitado. O subproduto mais valioso era sua densa camada de gordura, usada na produção de óleo para iluminação e como componente de argamassa. Originalmente comum na Costa Catarinense, a baleia franca chegou a correr risco de extinção. A proibição da pesca em 1985, foi um passo importante, mas a ciência pouco sabia sobre seus hábitos. Para minimizar essa ausência de informações confiáveis, em 1982 foi criado o Projeto Baleia Franca. A OSCIP investe em pesquisas científicas para garantir a conservação da espécie. Esses belos animais, cujo o peso das fêmeas pode ultrapassar as 50 toneladas, possui uma característica marcante que permite uma fácil distinção de outras espécies: verrugas no alto e nas laterais da cabeça. Os pesquisadores utiliza essas marcas como uma espécie de impressão digital para identificar cada animal.

O Passeio e Dicas para uma boa avistagem

Os passeios marítimos, realizados em embarcações especiais, duram, em média, uma hora e meia e contam com a orientação de um monitor do Instituto Baleia Franca (IBF). Permitem aos turistas assistirem as baleias e seus filhotes nadando ao longo da costa catarinense, exibindo as nadadeiras, a cauda, saltando ou mesmo amamentando.  Fora da praia já que os cetáceos costumam se aproximar até 40 metros da beira-mar procure sempre locais altos e leve binóculos, filmadoras e máquina fotográfica.  Se for embarcado, siga as normas abaixo para não perturbar as baleias francas, assegurando sua presença por mais tempo. Previna-se contra o frio e os ventos com roupas adequadas.  Informe-se junto ao Projeto Baleia Franca sobre operadores de ecoturismo recomendados. Esta será uma experiência inesquecível para você e sua família.

Observando as Baleias Francas sem perturbar

A Lei Federal 7.643/87 e a Portaria IBAMA 117/96, além da Instrução Normativa IBAMA 102/06 que se aplica à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas. Conheça algumas das normas para observar as baleias francas sem molestá-las:

  • Respeite as áreas fechadas à observação embarcada na APA da Baleia Franca (veja mapas junto ao texto da IN);
  • Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m);
  • Nunca avance bruscamente na direção das baleias;
  • Nunca se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;
  • Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
  • Nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;
  • Não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;
  • Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos;
  • Nunca nade em direção às baleias, o risco de acidentes é grande!

Veja as principais cidades litorâneas indicadas para você se hospedar e observar as Baleias Francas nas Praias de Santa Catarina:

Você ainda pode dar sorte de avistar as Baleias Francas passeando por diversas Praias da Costa Catarinense.

Confira também:

Quem Leva:

  • A Turismo Vida Sol e Mar, pioneira no turismo de Observação de Baleias no Sul do Brasil, tem experiência, desde 1998. Aparece como referência, tanto nacional como internacional pela qualidade de seus serviços, respeito ao meio ambiente e segurança.

Turismo Vida Sol e Mar
Endereço: Estrada Geral da Praia do Rosa, s/n, Imbituba, SC
Telefone: 48 – 3355-6111
Email: reservas@vidasolemar.com.br
Site: www.vidasolemar.com.br

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Categorizado como Dicas de Passeios

Enviado em 23 de julho de 2010

Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.