ILHA DO CAMPECHE

Ouvir um turista cantarolando em altura ambiente enquanto caminha pela Ilha do Campeche, em Florianópolis, ou mesmo assobiando de modo apaixonado ao lado de uma bela mulher é um dos feitos mais comuns no Campeche. O clima ajuda, o visual contribui e as belezas encantam e isso não é um marketing, mas sim uma constatação. O pequeno paraíso catarinense está situado na Costa Leste de Florianópolis e guarda em suas ruas os monumentos e as igrejas que narram pedaço importante da história de Santa Catarina.  No que diz respeito à história o lugar é um multimilionário, e no que diz respeito à cultura, à natureza preservada é ainda mais multimilionário. A Ilha do Campeche é formada por imensos costões e morros recobertos de Mata Atlântica. Por ali há uma única praia cuja areia fina e água extremamente clara faz o lugar parecer um papel de parede de tela de computador.

Sonhos, planos, confidências, momentos felizes e tristes, sorrisos, tudo isso a Ilha do Campeche forjou ao longo de sua história. Uma caminhada pela praia é possível ver casais, famílias inteiras conversando alegremente, traçando um plano de futuro, fazendo uma recapitulação do que a vida lhes proporcionou até ali, conhecendo um ao outro enquanto o sol se põe lentamente, a água do mar vai mudando sua coloração entre o verde e o turquesa e a conversa vai desaguando até chegar a sorrisos sublimes. Esse mix de comportamentos é um pouco do enredo que dá corpo à narrativa da Ilha do Campeche. O lugar é assim por excelência, deixa os turistas à vontade de um modo como se já se conhecesse a Ilha a anos e houvesse desenvolvido com ela um laço de amizade, de amor à natureza do local, de reconhecimento.

Para conservar a Ilha do Campeche e fazer com que o sonho de mais e mais pessoas seja compartilhado nas areias da praia ou em algum ponto turístico com ares históricos, o lugar desde 1940 conta com os cuidados da Associação Couto de Magalhães. Pode-se definir a Associação como a responsável pela gestão onde inúmeras outras associações auxiliam na conservação do lugar. E o trabalho vem surtindo efeito: a Ilha do Campeche é hoje um dos lugares mais preservados de Santa Catarina. Tanto faz se na praia, nas ruas ou nos sítios arqueológicos, a Ilha é um dos monumentos que servem de exemplo para o restante do país sobre como conduzir a conservação ambiental.

O clima mágico de pertencimento não está localizado apenas nas praias, no nascer do sol ou no pôr do sol na Ilha do Campeche. Os inúmeros sítios arqueológicos são extremamente aconchegantes dono de igual clima convidativo tal qual cada ponto da Ilha. Espalhados em pontos estratégicos, alguns de difícil acesso, os sítios arqueológicos juntos guardam pouco mais de 100 petróglifos, pedras desenhadas pelos antigos que datam de cinco ou seis mil anos. Além desses pontos há também nove estações líticas e monumentos rochosos espalhados pela ilha. Tamanhos atributos ajudaram o Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a tombar a Ilha como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, isso nos idos de 2000.

Alguns historiadores acreditam que o local possui, sozinho, mais inscrições rupestres que toda Ilha de Santa Catarina, assim como a Ilha do Arvoredo e a Ilha das Aranhas. Como a Ilha recebe muitos turistas ao longo do ano, foi organizado trilhas monitoradas. Elas são feitas de barco por meio da Praia da Enseada. Por conta de seu tamanho privilegiado e por sua localização, ela é a única de onde é possível sair os passeios rumo aos principais cartões postais da Ilha do Campeche.

Veja também

 

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.