LAGOA DO PERI , EM FLORIANÓPOLIS

A Lagoa do Peri fica no sudoeste da Ilha de Santa Catarina, a 24 km do centro de Florianópolis , cercada de montanhas e do Oceano Atlântico. É a segunda maior lagoa do estado, e sua água doce serve para abastecer trechos da cidade. A colonização açoriana teve início na região ainda no século XVIII, e até hoje é possível encontrarmos características desse povo, principalmente na gastronomia.

O local recebeu o nome de Lagoa do Peri porque um piloto francês sofreu um acidente, caiu ali com seu avião e sobreviveu, seu nome era Antoine De Saint-Exupery – sim, o autor do Pequeno Príncipe, que costumava sobrevoar a região e fazer pousos em Florianópolis. Como os moradores na época não conseguiam pronunciar seu nome, ele ficou conhecido por todos como Zé Peri.

Com um pouco mais de 5 km de extensão, as praias de areia branca da Lagoa do Peri recebem centenas de banhistas durante todo o verão, com alta entre os meses de dezembro e março.

A região foi tombada como Patrimônio Natural em 1976, e é cuidada pelo Parque Municipal da Lagoa do Peri, criado na década de 80. Hoje o Parque tem uma ótima infra-estrutura, com bares, restaurantes, churrasqueiras, parque infantil, bolsão de estacionamento para 200 carros etc. O Parque oferece lazer e reservas biológicas.

Para chegar até a Lagoa do Peri, sigo de carro em direção ao sul da Ilha de Santa Catarina, sentido Praia da Armação. A entrada para o Parque fica logo depois da Praia do Morro das Pedras, à direita.

Veja também

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Nenhuma foto poderá ser utilizada, copiada, publicada e/ou manipulada sem a prévia e expressa autorização do autor. Caso tenha o interesse na compra de alguma foto do site favor enviar um e-mail para [email protected]

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

Pesquisar

Posts mais recentes

Guia Viagens Brasil
Hotel Villa do Mar

AS PRAIAS DE SANTA CATARINA MAIS ACESSADAS

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.

Quer conhecer os melhores destinos turísticos do Brasil? Acesse o Guia de Viagens Brasil