PRAIA DOS NAUFRAGADOS, EM FLORIANÓPOLIS

Dois navios com imigrantes açorianos que partiram de Portugal com destino ao Rio Grande do Sul, em 1753, naufragaram sob uma tempestade nessa região e deram origem ao nome dessa linda praia, no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina. Desse acidente sobreviveram 77 pessoas e a maioria delas ficou morando ali mesmo, como conta a história dessa comunidade.

Com quase 1,5 km de extensão, Naufragados é uma praia de areia grossa e voltada para o mar aberto, o que a faz ter ondas fortes, boas para a prática do surfe e de outros esportes. Apenas no seu canto esquerdo, próximo ao costão, é que o mar é tranquilo, por isso esse é o ponto em que as embarcações atracam e a população local pode pescar.

De infra-estrutura simples, mas boa, a praia oferece ainda local para acampamento e trilhas na mata; não há hotéis ou pousadas na região. Alguns poucos restaurantes oferecem comida caseira e bebidas. A Praia atualmente está na área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro e é pouco frequentada, sendo destino principalmente de ecoturistas que buscam ter contato com a natureza.

As ruínas de um grande farol que foi erguido ali, em 1861, ainda podem ser visitadas; no caminho até o farol, alguns antigos canhões de guerra são encontrados. Em frente à Praia dos Naufragados está a Ilha de Araçatuba, que guarda o Forte de Nossa Senhora, construído em 1742 e que protegia a entrada da barra. Naufragados fica a 42 km de distância do centro de Florianópolis.

Veja também

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Nenhuma foto poderá ser utilizada, copiada, publicada e/ou manipulada sem a prévia e expressa autorização do autor. Caso tenha o interesse na compra de alguma foto do site favor enviar um e-mail para [email protected]

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

Pesquisar

Posts mais recentes

Guia Viagens Brasil
Hotel Villa do Mar

AS PRAIAS DE SANTA CATARINA MAIS ACESSADAS

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.

Quer conhecer os melhores destinos turísticos do Brasil? Acesse o Guia de Viagens Brasil