Roteiro de Museus em Blumenau

Além de uma boa caminhada, uma boa forma de conhecer como Blumenau foi construída é por meio de um roteiro por seus museus. São mais de 100 anos de história da cidade mais alemã do Brasil que podem ser revividos por meio de espaços como o Museu da Família Colonial, o Museu de História de Blumenau, Museu dos Clubes de Caça e Tiro e o Museu de Arte.
Ao todo Blumenau soma mais de 13 museus na cidade, muitos contando sua história de formação, famílias alemãs que ajudaram a construir a cidade e como os espaços turísticos surgiram.

Casa da Memória da Escola nº 1 (Vila Itoupava)

A Casa da Memória Da Escola N 1 tem um marco especial: foi a primeira escola de Blumenau. O edifício está de pé desde o ano de 1901 e por isso se torna um ponto importante de duas formas: é uma construção histórica da cidade e também um espaço que conta um pouco da história da cidade.

Centro Cultural da Vila Itoupava (antiga Cervejaria Feldmann)

Não existe bebida mais consumida que a cerveja em Blumenau e nada mais justo que em um a antiga cervejaria se monte um grande museu. O Centro Cultural da Vila Itoupava, que fica a 22 km do centro da cidade, é um espaço para atividades culturais hoje mas já foi uma das maiores cervejarias da cidade.

Eco Museu Dr. Agobar Fagundes

O Eco Museu Dr. Agobar Fagundes é um dos espaços para valorizar o ecossistema em Blumenau, que é riquíssimo. A finalidade deste museu é catalogar e ajudar na preservaçãi da flora e fauna local, bem como ajudar aos estudantes a ter um local para pesquisa e conhecimento. Por meio de oficinas estudantes e locais podem aprender um pouco mais sobre o espaço verde de Blumenau.

Mausoléu Dr. Blumenau

Na rua mais tradicional de Blumenau, a XV de novembro, temos o Mausoléu Dr. Blumenau, um espaço que comemora a imigração alemã. Foi aberto ao público pela primeira vez em 2 de setembro de 1974 e é um espaço para contar um pouco da história de Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, um dos primeiros imigrantes da cidade.

Museu da Água

Quer conhecer como a água se torna pura e pronta para consumo? Então quando for a Blumenau não deixe de visitar o Museu da Água, que fica na primeira estação de purificação da água construída em Blumenau. Além de conhecimento o visitante vai poder apreciar uma bela vista de Blumenau por meio da cidade do mirante do local. O espaço fica na Rua Lages, no bairro da Boa Vista.

Museu de Arte de Blumenau

Na badalada rua de Blumenau chamada de XV de novembro, a mais conhecida, temos um espaço bem bacana para visitação, o Museu de Arte de Blumenau. Este é um dos locais mais visitados para apreciação de artes diversas e é aberto ao público em seus diversos eventos ao longo do ano.

Museu da Cerveja

Em terra de alemães como Blumenau não dá para falar em outra bebida que não seja a cerveja. E que lugar melhor para falar sobre ela que no Museu da Cerveja? Este fica na Rua XV de Novembro e conta um pouco do quão importante e histórica é a bebida para os alemães e para a cidade catarinense.

Museu do Cristal (Glaspark )

Um dos artigos interessantes que o visitante pode comprar em Blumenau é o cristal, a venda em peças para usos diversos em decoração de casa. E que local melhor para conhecer os artigos que o Museu do Cristal? Aberto de segunda a sexta, das 9h as 18h, o espaço fica na Rua Rudolf Roedel, 233, no bairro de Salto Weissbach.

Museu de Ecologia Fritz Muller

Uma das opções para visitar em Blumenau aos visitantes é o Museu de Ecologia Fritz Muller. O espaço fica na Rua Itajaí, de número 2195, no bairro de Vorstadt. O local abriga um acerbo vasto dos estudos do cientista Fritz Muller, alemão correspondente de Charlies Darwin. Há expostos aos visitantes cartas, animais, ossadas de animais preservados e outros itens interessantes.

Museu da Família Colonial

Um museu que não pode deixar de ser visto pelo turista que visita Blumenau é o Museu Colonial. O espaço fica localizado na Alameda Duque de Caxias, de número 64, e abre sempre nos fins de semana e feriado. O museu expõe ao público objetos antigos dos primeiros moradores da cidade como fotos, vestimentas, acessórios de uso pessoal e objetos de uso doméstico.

Museu de Hábitos e Costumes

O Museu de Hábitos e Costumes fica na rua mais famosa de blumenau,a XV de novembro, e é aberto sempre de terça a sexta, das 9h as 17h. O espaço traz muitos objetos bacanas que mostram como os primeiros moradores da cidade catarinense se vestiam, comiam e como andavam nas ruas.

Museu Hering

A Hering é uma das marcas mais fortes e antigas no mercado de roupa que traz um pouco de sua história no Museu Hering, em Blumenau. O espaço é aberto de terça a domingo e feriados. Há em exposição permanente um pouco da história da marca e modelos antigos, uma boa forma de relembrar o passado.

Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

Se você é um turista que curte caçar com certeza vai gostar do Museu de Caça e Pesca. O local fica localizado na rua Dr. Pedro Zimmermann, de número 10.377, e abre sempre aos fins de semana e feriados, das 10h as 16h. O espaço oferece cinco ambientes de exposição com troféus de grandes caçadores da cidade, nomes antigos de caçadores, dentre outros atrativos.

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.