CIDADE DE JOINVILLE

Maior cidade e mais populosa do Estado de Santa Catarina, Joinville tem uma localização privilegiada, pois a cidade encontra-se em meio ao mar e a serra. Tem o solo geralmente plano e se situa ao lado da Baía da Babitonga, com extensos manguezais. Devido a sua em altura com relação ao nível do mar, que chega ao máximo de quatro metros, uma maré alta é capaz de causar alagamentos.

Joinville é cercada de montanhas e a área em torno dos rios é urbanizada e cercada por mata atlântica que concede ao local um clima subtropical. O seu ponto mais alto é o Pico Serra Queimada, a 1.325 metros de altura.

A mata atlântica predomina em torno da cidade, podendo no verão ultrapassar os 35 graus de temperatura ambiente, ótimo para aproveitar a praia Vigorelli, na zona norte da cidade. Banhada pela Baía da Babitonga, a praia é cercada de bares em sua orla, além de uma balsa que liga Joinville a Itapoã.

Joinville possui um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país, ficando em 13º e no Estado possui o 4º melhor. A educação também está entre as melhores do Brasil e vários outros fatores que contribuem para a riqueza da cidade.

O turismo em Joinville

Mantenedora de patrimônios culturais, arqueológicos e imateriais, desenvolve cada vez mais seu potencial como cidade turística, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo. Casarões, Museus Arqueológico, preservação dos costumes germânicos, folclóricos e regionais contabilizam para um destino certo de viagem de férias.

Seu patrimônio imaterial é de fato a gastronomia local, onde estão incluídos a fabricação de melado,da cachaça e as diversas fábricas de chocolates finos caseiros, artesanatos e obras de artes criadas à mão.

A cidade é um dos pólos industriais mais fortes do país

O fato de Joinville ser cortada por várias linhas férreas e rodovias fez com que a economia da cidade crescesse bastante, deixando a cidade com um dos maiores pólos industriais do país, o segundo na metalurgia e o primeiro em ferramentaria. Diversas fábricas, indústrias e grandes empresas estão instaladas em Joinville, que além de gerarem renda e movimentar a economia, servem como turismo industrial trazendo turistas para a cidade a fim de conhecer por dentro as empresas e indústrias.

Devido a sua rica cultura a cidade coleciona títulos recebidos através dos anos, entre eles estão de “Cidade das Flores”, “Cidade dos Príncipes”, “Manchester Catarinense”, “Cidade das Bicicletas” e “Cidade da Dança”. Inúmeros eventos culturais fazem parte do calendário anual da cidade, oferecendo várias opções como teatros, cinemas, casas de cultura, associações culturais e uma via gastronômica oferecendo bares, restaurantes, uma vida noturna agitada agradando a todos os gostos.

Seu nome antigo era Colônia Dona Francisca devido ao casamento entre a família imperial francesa e imperial brasileira, onde o príncipe Philipe e a princesa Francisca Carolina. Depois de anos de casados o casal doou oito léguas quadradas de terras entregues a sociedade para serem colonizadas no ano de 1849. Foi quando em 1851 começaram a chegar os primeiros imigrantes a Colônia Dona Francisca, fugindo das crises econômicas na Europa, fundando de fato a cidade em nove de março do mesmo ano.

Por 

Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Caso tenha o interesse em alguma foto do nosso banco de imagem, não copie! Informe-nos sobre o seu interesse enviando um e-mail para ricardo@litoraldesantacatarina.com e quem sabe podemos disponibilizar para você. 

Nenhum comentário

Comente você também no fim da página.

Deixe o seu comentário





Comente pelo Facebook

Não encontrou o que procurava? Pesquise:

LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!

Pesquisar

Posts mais recentes

Cadastre-se

Receba dicas exclusivas
de passeios pelo Brasil
no seu email.
Seta Cadastre-se

Acompanhe via RSS Acompanhe via RSS

Gostou dessa página?

Então clique no +1 abaixo, e compartilhe:

Já fez a sua reserva?

Encontre as melhores ofertas de hotéis!

Curta no Facebook
Guia Viagens Brasil

Receba dicas exclusivas de passeios pelo Brasil no seu email.