Pomedore possui uma controvérsia sobre a origem do seu nome, tratando-se de duas possíveis versões. A primeira conta que o nome se originou da derivação de Pomeroda, que é da formação de um ribeirão formado pelos ribeirões Rauffmann e Sacco, afluente do Rio do Texto. A segunda ETA é relacionada aos fundadores que eram de imigrantes vindos do norte da Alemanha, de uma cidade chamada Pomerânia (Pommern).
A junção de Pommern com o verbo rodern significa tornar a terra boa para cultivo, tirar os tocos. E realmente os primeiros imigrantes se dedicaram a agricultura familiar, ao trabalho com a terra. Cultivavam arroz, fumo, mandioca, batata, milho, feijão e cana-de-açúcar.
Para chegar aos seus lotes de terra os imigrantes precisavam fazer um grande percurso de chão batido, a pé ou em carroças para atravessar o rio numa balsa e ainda caminhar mais pelas margens do rio Texto, chamada de rua dos atiradores. Só a partir de 1915 que o governo municipal de Blumenau construiu a ponte coberta no centro de Pomerode, expandindo assim o comércio local pelas ruas centrais.
A Colonização deu-se a partir de 1861, quando vieram os primeiro imigrantes da Pomerânia. As primeiras construções eram bem rústicas, de pau a pique e eram cobertas por folhas de palmeiras. E em 1870 foi fundada a primeira escola alemã.
A maioria da população é bilíngüe, cerca de 90% dos habitantes são descendentes de alemão e 70% ainda falam dialetos germânicos locais. Devido a essa proximidade com os seus antecedentes a cultura ainda é tão forte e divulgada através dos festivais, das danças, dos restaurantes de comidas típicas. A Festa Pomerana retrata todo este resgate cultural e acontece todos os anos no mês de janeiro durante dez dias.
A cultura pode ser retratada também pela sua arquitetura no estilo enxaimel presentes em várias casas, apresentando uma paisagem bucólica com ruas de paralelepípedos e muitas árvores ornando as ruas da cidade de Pomerode.
Características Gerais
Localização: Médio Vale do Rio Itajaí-Açú
Data de fundação: 19 de dezembro de 1958
Emancipação político-administrativa: 21 de janeiro de 1959
Município de Origem: Blumenau
Cidades próximas: Blumenau, Rio dos Cedros, Timbó, Indaial e Jaraguá do Sul.
Área total: 216 km2 (fonte: IBGE)
Zona Urbana: 76,5 km2
Zona Rural: 139,5 km2
Altitude: 58m acima do nível do mar
Clima: mesotérmico úmido
Temperatura média: entre 15ºC e 25ºC
Chuvas: média de 1.7mm/ano
População: 27.772 mil habitantes (IBGE 2010)
Número de eleitores: 20.552 (01/2/2011 – TRE/SC)
Colonização: Alemã
Principais etnias: Alemã
Ranking de IDH: 14º lugar no estado e 39º no Brasil (fonte: ONU/2000)
Alfabetizados: 99,16%
População entre 06 e 14 anos na escola: 97,42%
População com acesso água cloro-fluoretada: 58,54%
Principais atividades econômicas: indústria do vestuário, indústria metal mecânica, indústria de plásticos, indústria da porcelana, indústria de produção de cimento, fabricação de produtos em madeira e artesanato, fabricação de alimentos(queijo fundido, chocolate) e empresas de transporte
Ocupação de mão-de-obra por setor: Agricultura (10%), Indústria (72%) , Comércio (15%), Serviços (3%)
Média Renda per capita: R$ 564,00
Desemprego: 4,82%.
Veja também
Todos os Direitos Reservados com base na Lei 9610 de Direito Autoral. Nenhuma foto poderá ser utilizada, copiada, publicada e/ou manipulada sem a prévia e expressa autorização do autor. Caso tenha o interesse na compra de alguma foto do site favor enviar um e-mail para [email protected]
LitoraldeSantaCatarina.com, o seu guia de turismo por todo o litoral e arredores! Encontre tudo sobre as cidades, praias e pontos turísticos de Santa Catarina com páginas repletas de informações, fotos, passeios virtuais 360°, mapas e a previsão do tempo para todas as localizações. Trazemos ainda para você uma ampla lista com agências de viagem, imóveis, imobiliárias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, baladas, utilidades. Encontre também lindas fotos e diversas dicas do viajante Ricardo Junior. Tudo que você precisa para escolher o seu próximo destino em Santa Catarina está aqui!